O quanto você fica no trânsito todos os dias?

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

Todos os dias estamos lá. O trânsito.

Se você vive em uma grande cidade, é bem provável que ele seja um dos principais responsáveis por você respirar fundo e grudar na cama todos os dias de manhã. Provavelmente, é ele quem faz você ter um dia bem pior do que acredita que poderia ter.

Não é pra menos. A gente fica preso, ouve buzina, atravessa na frente dos outros, é atravessado em contrapartida, quase bate, xinga e é xingado. Isso em um dia bom. Os engarrafamentos, muitas vezes, transformam cidadãos de bem em verdadeiros monstros capazes de qualquer coisa.

Na pior das hipóteses, caos, transtorno e acidentes mortais.

Ainda bem que tem gente pensando em melhorar as nossas vidas enquanto nos locomovemos de um lado pro outro da cidade, tentando ganhar a vida.

A equipe responsável pelo Moovit (um aplicativo de trânsito voltado para o transporte público) preparou um belo infográfico baseado em uma pesquisa com dados coletados com seus usuários em Janeiro de 2014. A imagem mostra como está o transporte público em 16 cidades do mundo, incluindo o Rio de Janeiro.

O infográfico está aqui embaixo:

moovit_Infographics_TheStateOfPublicTransit_en

Como dá pra ver, nós estamos ali, sendo citados com destaque. O Rio de Janeiro é uma das cidades com o pior trânsito, com mais tempo de espera por transporte público.

As pessoas também citam suas aflições, o que mais as frustra nessa rotina. E, no Rio, é o fato de não se saber quando o transporte público vai passar. Não sei se cabe a confiança cega nos dados da pesquisa, uma vez que a principal função do aplicativo é justamente monitorar a frequência e horários do transporte, mas acho que todo mundo sabe bem como é essa sensação.

Em novembro de 2013, um relatório da Tom Tom não chegou a resultados muito diferentes desses.

[...] segundo um relatório da TomTom, empresa holandesa de tecnologia de transporte, liberado na semana passada e divulgado no Brasil ontem.
O estudo, que inclui 169 cidades do mundo, Rio e São Paulo são as únicas representantes brasileiras, classifica a capital fluminense como a terceira mais congestionada do mundo, atrás de Moscou e Istambul. São Paulo é a sétima pior.
Os dados são oriundos dos usuários de dispositivos GPS da TomTom que aceitam ceder informações de localização –de maneira anônima, garante a companhia. É a primeira vez que o Brasil faz parte do estudo (veja os relatórios em bit.ly/relatom ).
A empresa não divulga o número de aparelhos que foram usados para o estudo, mas libera que 1,1 bilhão de “corridas” compuseram os dados relacionados à capital paulista e 200 milhões os do Rio de Janeiro.
A base são as “principais vias” de cada metrópole. Compara-se a diferença entre a média de velocidade dos horários de pico (entre as 7h e as 11h e entre as 18h e as 22h) e a dos horários de trânsito livre.
Folha de S. Paulo, 13 de novembro de 2013.

Para saber mais

Já tivemos algumas boas conversas sobre o assunto, destaco algumas aqui embaixo.

E aí, como anda a relação de vocês com o trânsito?


publicado em 01 de Fevereiro de 2014, 06:23
Avatar01

Luciano Andolini

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Facebook e Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: