A Radio Rock voltou! Mas e a MTV, como fica?

A Rádio Rock voltou. E todos comemoram. Aqui no QG ninguém ouve outra coisa. E isso, por acaso, me fez olhar com um pouco mais de desconfiança do que o normal para a MTV.

Gitti comemora a volta da Rádio Rock e assusta a pobre Luiza

A MTV já foi um expoente de criatividade. Já foi um fator determinante para a carreira de muitos artistas e bandas. Já definiu toda a estética do vídeo musical e a linguagem para se comunicar com um público jovem mais antenado, que não se entretinha com o que via nas outras redes de TV. Hoje é um pouco diferente.

Não pretendo entrar nesse mérito e rechear o texto de mimimi nostálgico. As coisas mudaram, é verdade. Mas também é verdade que os tempos são outros e o jogo mudou por completo. Nós realmente não precisamos mais de uma MTV para conhecer, ouvir e ver nossos artistas favoritos.

Mas também tem coisas que só uma TV pode fazer por nós. Então, decidi aceitar um desafio imposto pelo GNV e compor o que, para mim, seria uma MTV dos sonhos nesta segunda década do século XIX.

Link Youtube | Somos justos, aqui está o direito à réplica

Vinhetas MTV

As vinhetas da MTV sempre me afetaram de um jeito bizarro. Difícil era passar por elas sem dar uma risada ou ficar com um nó na cabeça. Eu pirava no garoto enxaqueca.

Sei que elas ainda estão lá. Isto é só para reforçar o ponto de que elas ficam.

Link Youtube

Humor MTV

Eu acho que nesta área a MTV manda muito bem, principalmente quando envolve o Marcelo Adnet. O cara é bom.

Este Comédia MTV Ao Vivo com uma paródia da canção Roda Viva do Chico Buarque, sem dúvida, já entrou para a história.

Link MTV

Mas, de uns tempos pra cá, falta um gosto de coisa nova. E, pelos Youtubes da vida tem muita coisa foda rolando neste terreno do humor inteligente. Minha aposta para a MTV seria chamar o pessoal da Porta dos Fundos.

Link Youtube | O empresário tem que vestir a camisa da banda

Especiais MTV

Ainda hoje, piro muito nos especiais MTV. Acho uma puta ideia fantástica para mostrar artistas, movimentos, vertentes musicais e tudo mais o que gira ao redor da música. Mas tenho sentido falta de uma linha narrativa, um fio, um percurso, talvez uma pegada de formação. Enfim, pautas mais enriquecedoras.

Apostaria em algo na linha do Hugh Laurie no Down By The River.

Link Youtube

Jornalismo

Falta um pouco de acidez nas pautas da MTV de hoje. Sair dos pequenos releases e do humor, muitas vezes excessivamente pastelão. Falta Pimenta.

E isso a Vice tem bastante.

Por mim, rolariam mais coisas nessa pegada.

Sasha Grey dissecando sua carreira como atriz pornô e trabalhando como DJ. Você não gostaria de ver?

E os clipes?

Este ponto é tenso. Concordo com o argumento de que não faz sentido manter uma televisão para passar clipes. Mas este é um argumento pobre para justificar uma quase completa ausência de performances e opiniões verdadeiramente marcantes no que tange ao universo da música e do entretenimento.

Os clipes são apenas uma parcela muito pequena do que se pode fazer em termos visuais.

Então, MTV, peço que ouça com carinho: vocês tem um papel importante para a música. Apenas não sei o que os impede de assumir isto e ir para a frente de batalha, verdadeiramente se envolver com o que está borbulhando por todos os lugares do país e do mundo, não apenas nos principais jornais de cultura de massa.

Novos artistas, frescor musical

Inevitável, as pessoas provavelmente gostariam de ver seus artistas favoritos de volta na MTV. Mas nem só de Nirvana, Led Zeppelin e Raimundos ela poderia se sustentar atualmente.

A questão é que a MTV sempre teve um papel de formação muito importante, quer aceite isso ou não. Muitas pessoas começam a ouvir música por ali.

Me parece natural que haja uma motivação em trazer performances inusitadas, de artistas famosos ou não ao conhecimento do público.

Existem inúmeros canais com as mais diferentes abordagens no que diz respeito a isso. Deixo aqui alguns dos meus favoritos.

TenementTV

Link do Vídeo

Black Cab Sessions

Link Youtube | Ok, eu sei que o Jack White não é novidade. ;-)

La Blogotheque

Link Youtube

Música de Bolso

Link Youtube

PdH Sessions

Este é o projeto da casa. Ainda é só a pontinha do Iceberg do que podemos fazer. Queremos explorar muito mais nesse terreno.

Link Youtube

Internet, eventos, participação ativa de artistas: a Rádio Rock mostrando como se faz

A Rádio Rock está trilhando um caminho que, ao meu ver, é brilhante. Basta dar uma volta nas ruas, observar a penetração que eles retomaram e perceber como as pessoas estão sedentas por um trabalho feito sem medo, sem a pretensão de agradar aos filhinhos mimados.

Eles chegaram arrebentando, convocando artistas – tanto os novos quanto os experientes – mexendo com os ouvintes, criando eventos, envolvendo-se com as pessoas e a cidade.

A MTV tem este mesmo potencial. Ela pode, perfeitamente não só explorar grandes coisas famosas com documentários, entrevistas etc, nem dar ao público apenas o que ele quer, mas criar a nova história da música. Sinto que falta esta motivação.

Mas e vocês, o que acham que poderia ser a nova MTV?


publicado em 02 de Fevereiro de 2013, 12:29
Avatar01

Luciano Ribeiro

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura