Como se transforma a paternidade no Brasil? Faltam apenas 5 dias para o PAI: Os desafios da paternidade atual.
Compre já o seu ingresso!

O que torres de vigilância nos ensinam sobre a terra da liberdade

O documentário Project X conta o que a NSA e a AT&T estão implantando nos EUA

Field of Vision é um projeto que mistura jornalistas e cineastas para produzir documentários sobre assuntos relevantes pro mundo, de uma maneira um pouco mais autoral e subjetiva que uma reportagem padrão.

No Festival de Sundance desse ano, um dos mais importantes festivais de cinema independente do mundo, o documentário chamado Project X foi exibido. Ele fala um pouco sobre torres de vigilância que a NSA e a AT&eT estão implantando nos Estados Unidos, a famosa terra da liberdade.

O formato é bem simples e assustador. Enquanto vemos ao caminho até uma delas, ouvimos 2 atores lerem um relatório da própria NSA. É um clichê de se citar, mas quando George Orwell escreveu 1984, (nos idos de 1949), ele já estava antecipando, e muito, o controle da população através da informação. A ideia de “liberdade” ou de “privacidade” hoje são bem ilusórias, eu acho. Por sorte, ninguém se interessa muito por 99% de nós, que, provavelmente também por sorte, levamos vidas mais ordinárias.

Sem mais delongas, o filme, aqui (em inglês, com legendas):

Se você se interessou, no canal deles tem vários outros vídeos, e se quiser saber mais sobre as torres, aqui tem um vídeo amador sobre. Caso curta o assunto também recomendo os documentários Citizenfour, da HBO, sobre o Snowden (disponível no HBO Go) e o Deep Web, disponível no Netflix.

Aceito sugestões de referências também! :)

Boa semana, e bom filme!


publicado em 13 de Fevereiro de 2017, 10:15
File

Paulo Leierer

Escreve e dirige (tirou sua carta em 2003). É apaixonado por cinema desde que viu "Esqueceram de Mim" e morre de vergonha de escrever em terceira pessoa.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura