O vô ensina: como trocar fraldas

Um passo-a-passo escrito por quem já trocou muita fralda na vida

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

Já troquei muitas fraldas dos meus três filhos: Rodrigo, Júlia e Bruno. E agora, como a vida precisa seguir seu curso, é a vez trocar as fraldas da minha neta, Clara.

A quem está iniciando agora a missão da paternidade: fique tranquilo. A tarefa é relativamente simples, sem muitos segredos e, logo, qualquer um com um pouco de prática vai aprender e fazer de olhos fechados. E com uma mão só (literalmente).

Prepare-se, respira fundo (mas não muito, né, você sabe...), aqui vai o passo-a-passo de quem já tem alguns anos de bagagem.

1. Prepare o terreno

Deixe tudo a mão antes de começar o trabalho sujo (tu-dum-pá): térmica com água morna, algodão, fralda limpa, troca de roupa (opcional) e lenço umedecido (caso você não tenha algodão e água morna).

Você pode trocar o bebê em qualquer superfície limpa e macia, mas tem uns trocadores feitos especialmente pra isso. Basta colocar o trocador em uma superfície como uma cômoda ou mesa e começar a empreitada. 

Ah, e cuidado com superfícies plásticas, pra pele do bebê não ficar grudando e nem irritar.

2. Lave as mãos

Mas não seja muito apegado à limpeza delas. Você sabe o que acontece em seguida.

3. Qual o lado certo da fralda?

A parte onde as fitas adesivas estão, ficam sempre nas costas do bebê e prendem na parte da frente.

4. Importante: mão sempre no bebê

Cuidado com o bebê é essencial. Lembre-se que ele é imprevisível, portanto, mantenha suas mãos sempre nele e não se distancie enquanto não terminar.

5. Abra a fralda suja

Com ela aberta, dobre a fita para impedir que grude indevidamente no bebê ou em qualquer outra coisa.

6. Limpe

Primeiro, use a própria fralda suja para tirar um pouco do excesso de cocô. 

Atenção: se for uma menina, sempre limpe no sentido da vagina para o ânus para evitar infecção.  

Levante um pouco o corpo do bebê pra dobrar a fralda com todo o serviço pra dentro.

Se você tem um menino, cuidado com eventuais jatos de xixi. Portanto, cubra o pinto dele com uma fralda de pano e se proteja.

7. Limpe mais

Passe algodão com água morna ou um lenço umedecido.

A mesma regra para limpar meninas vale aqui também. 

8. Limpe mais ainda

As dobrinhas precisam de cuidado especial. Troque o algodão ou lenço umedecido e limpe os cantinhos das fofuras do bebê.

9. Seque a pele

Deixe o bebê bem seco. Há também quem passe creme anti-assaduras. Pode ser útil. Algumas pessoas utilizam talco para complementar, mas o creme anti-assaduras já faz esse trabalho. 

10. Feche a fralda limpa

Se a fralda limpa já estava embaixo do bebê, esse é o momento de completar o serviço. 

Esteja sempre alerta se estiver trocando um menino, pois na hora de tirar a fralda de pano de cima do pênis, ele pode liberar outro jato de xixi na sua cara. 

Puxe a parte da frente e cole as fitas. Cuidado para não apertar demais. Uma boa medida é passar o dedo e ver se há algum espaço. 

Pronto, agora faça um pacotinho com a fralda suja e jogue no lixo, preferencialmente fora de casa (acredite, você não vai querer esse cheiro pelos arredores, enquanto faz suas coisas). 

E vai lavar essa mão aí, campeão.

Outras dicas:

  • Quando sair de casa, carregue sempre álcool gel e uma fralda de pano limpinha na mochila do bebê, você nunca sabe onde vai precisar trocar. 
  • É muito comum depois de dar aquela levantadinha na fralda para ver se o bebê fez cocô, a fralda ficar mal colocada e as "cacas" vazarem, fique atento à isso.
  • Depois de trocar a fralda, experimente fazer uma massagem Shantala para fazer o bebê relaxar, a Clara adora. 

publicado em 07 de Agosto de 2015, 21:03
18945 635939233083322 951567620 n

Edgar Cambiaghi

Engenheiro, proprietário da Armadi Armários, pai de três, avô de uma (por enquanto), ator, motociclista e guitarrista da banda Lamb Jam.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: