Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Obama sobre religião: "Não somos uma nação de cristãos"

Recebi agora do Fábio Rodrigues esse vídeo de um trecho do discurso do presidente americano Barack Obama, quando ainda era senador, na conferência "Call to Renewal", da organização cristã Sojourners, em 2006.

Mesmo sem ter lido a transcrição desse longo discurso, já fiquei muito feliz em ver uma postura dessa num político que virou presidente. Na segunda fala que destaquei abaixo, Obama se aproxima muito da abordagem atual de Sua Santidade o Dalai Lama, que deixa de lado o budismo em muitas de suas palestras para falar de qualidades positivas, liberdade e relações humanas sem precisar nem de filosofia, apenas bom senso.

Link YouTube

Algumas falas

"E mesmo se tivéssemos apenas cristãos entre nós, se expulsássemos todos os não-cristãos dos EUA, o cristianismo de quem nós ensinaríamos nas escolas?"
"A democracia exige que aqueles motivados pela religião traduzam suas preocupações em valores universais ao invés de específicos de uma religião."
"A jurisprudência é bom senso básico."

publicado em 21 de Janeiro de 2011, 05:01
Gustavo gitti julho 2015 200

Gustavo Gitti

Professor de TaKeTiNa, colunista da revista Vida Simples, autor do antigo Não2Não1 e coordenador do lugar. Interessado na transformação pelo ritmo e pelo silêncio. No Twitter, no Instagram e no Facebook. Seu site: www.gustavogitti.com


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura