Os melhores aplicativos para acompanhar as finais da Copa

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Asm selo png
  • 130x50 jpg

Quase no fim da Copa das Copas, podemos enfim dizer que tá tendo muita Copa. Goleadas, gols lindos, heróis, vilões, erros de arbitragem, uso da tecnologia da linha do gol e uma overdose deliciosa para viciado em futebol nenhum botar defeito.

O problema maior é o fato de não termos mais 14 anos. Somos um bando de crianças crescidas que não têm mais a mordomia de passar o dia inteiro, por 31 dias, por conta apenas de ver jogo de Copa do Mundo. Eu fiz isso em duas copas, 98 e 2002 — essa última no mês mais louco da vida, porque tive que passar sem dormir (a Copa era no Japão e na Coréia). O troco, estamos dando agora —, em 2010 eu já trabalhava e tive que acompanhar de forma meio mambembe.

Ainda bem que aquela Copa não foi nada demais. Não como essa promete, pelo menos.

Eu não perdi o já inesquecível Holanda x Espanha, mas estava no trabalho. Vi pela internet, essa coisa linda que veio para ficar. Costa Rica x Uruguai acompanhei da única forma que podia, via aplicativos de celular. Pouco antes de começar o Mundial, recebi a missão de fazer um guia que mostre os melhores (e piores) aplicativos para acompanhar tudo da Copa. Seja como primeira tela ou "paralela".

Segunda tela, use sempre o Twitter. Desse eu falo mais pro fim.

Outra classificação que gostei de fazer, para a análise dos aplicativos, foi o pré, durante e pós jogo:

Aplicativo Oficial FIFA

fifa0
fifa2
Disponível para iOS e Android - tanto para celular quanto para tablet.

Foi o primeiro que baixei e, em suma, o melhor aplicativo da lista se você for um usuário médio com interface lindíssima e navegação muito fácil. Você encontra as informações com dois ou três movimentos e tem muita, muita coisa mesmo para ver.

Datas, premiações, tabelas, notícias — meio pasteurizadas (vem direto da FIFA, você esperava o quê?), resumidas, mas informam bem — e, claro, acompanhamento minuto a minuto dos jogos. Esse último, o melhor de um aplicativo que até me surpreende por ser tão bom. Poucos apps que eu já usei até hoje comportam tudo isso sem travar.

É um aplicativo rápido — não tem aquelas lerdezas quando carrega algum item e você muda de ideia, causando um ‘reset' no app. Até agora não tive crash ou qualquer outro problema com o app oficial da FIFA. Trabalharam muito bem nesse aqui.

Voltando a falar da linda interface, eles tiveram ótimo designer aqui também, a inclusão das marcas dos patrocinadores é perfeita, não invasiva e relevante. Ponto muito positivo nesse quesito também.

Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, você pode escolher qual seleção vai acompanhar — eu acompanho quase todas — e o que me faz gostar ainda mais desse aplicativo é que ele não me enche o saco com notificações inúteis. Ou seja, ele não vai ficar te importunando, é um aplicativo inteligente.

Quando voltava do Mineirão, no sábado, após o ótimo Colômbia x Grécia, acompanhei pelo aplicativo a derrota do Uruguai.

Minha conclusão é: baixe, use e abuse. Tem tudo que você precisa aí, é totalmente em português, leve e tranquilo de usar. É ótimo tanto para primeira tela quanto paralela e é muito bom também, para o pré-jogo (escalações, notícias) e o pós (principais acontecimentos da partida).

Terra Sports

terra
Disponível para iOS, Android e Windows Phone.

Resumindo, é bem ruim. Próximo!

Não, calma. Se você quiser notícias, vídeos e informações antes dos jogos, aqui tem uma fonte legal, alimentado pelo portal Terra e tudo mais. Mas peca muito na interface, na logística e, principalmente, na chatice. O app não se contenta em te avisar que teve um cartão amarelo, ele apita, vibra e grita na sua cara umas 5 vezes, que alguém tomou um amarelo.

As notificações parecem de um robô com sérias necessidades de reparos. “Gol da Alemanha!”, “Gol da Alemanha!”, “Gol da Alemanha”, “Amarelo para Portugal!”, “Amarelo para Portugal!”, tudo isso de uma só vez. O celular só falta explodir. E, bem, se você desligar as notificações, para que mesmo serve esse aplicativo?

Para ver notícias — os vídeos carregam bem rápido (no app mesmo, sem relação com sua internet). Isso claro, se você não tiver outras boas opções, e isso, você tem.

A interface não facilita, o layout muito menos. Não tem um acompanhamento ‘minuto-a-minuto’ dos jogos, apenas mostra o placar.

Minha conclusão: fique longe disso. A não ser que você goste de cartões amarelos e precise saber de cada um deles. Ou que tenha apenas Windows Phone.

Globo

globo1
globo3
Disponível para iOS e Android - tanto para celular quanto para tablet.

Em resumo, tinha tudo mesmo para ser bom. Infelizmente, não atinge todo seu potencial, mas com algumas atualizações, pode ser um baita aplicativo para acompanhar futebol como tela paralela. E eu desconfio que seja um aplicativo muito mais legal para se ter no iPad.

Eu diria que é um aplicativo meio tiozão (não escreva coxinha, não escreva coxinha, não escreva coxinha). Aquele tiozão meio rico, meio engraçado, que se veste igual jovem e te dão um pouco de vergonha. Esse negócio de enquete, pergunta do internauta, essas ~interatividades~ forçadas que conhecemos bem enfraquecem um pouco a amizade do aplicativo. Porém, ele é o que melhor mostra as estatísticas do jogo, um pouquinho mais completo que o da FIFA, tem bastante informação sobre os times e o que acontece no jogo.

A interface e o layout precisam de um tapinha. Perde feio pro principal concorrente -- o da FIFA. Mas ainda assim, um bom aplicativo. Tem coisas meio inuteis, como a aba "social", que basicamente é uma atualização constante de comentários de portal. O horror! O Horror!

Minha conclusão: baixe e use se não tiver acesso à transmissão. Os vídeos dos principais lances e a estabilidade são motivos mais que suficientes para você usá-lo. Não serve tanto como tela "paralela" e nem como base de informações pré e pós-jogo. Tenha ele em mãos, afinal, nunca se sabe quando o sinal vai cair.

SporTV

sportv2
sportv3
Disponível para iOS e Android.

Se você tem um bom plano de dados (ou uma conexão um pouco decente no trabalho) e uma assinatura de TV a Cabo -- Net, GVT, Globosat, Vivo, Sky e outras menores -- com SporTV no seu plano, você tem uma televisão na mão, que transmite em alta definição os jogos da Copa.

Esse aplicativo é 99% "apenas" isso.

Qualquer outra coisa, não vale a pena. Ele é um pouco doido, até.

Abri o aplicativo agora e ele estava me mostrando resultados de sábado. Não atualiza muito bem, a interface podia ser mais simples, apesar de algumas decisões bem acertadas de layout. Achei bem estável apesar de tudo. Achei legal assistir um jogo por ele, no celular, enquanto usava o Twitter no computador.

Minha conclusão: Se tiver a possibilidade de ver a transmissão pelo aplicativo, baixe, use e abuse.

ESPN FC

espn1
espn2
Disponível para iOS, Android e Windows Phone.

Melhor site, melhor perfil no Twitter e quase o melhor aplicativo. O quase fica por alguns "crashes" e por eu não ter conseguido -- por nada -- logar com meu Facebook. Ou seja, tive que me registrar para obter tudo que o aplicativo tem a oferecer. A interface também não é lá a coisa mais perfeita do mundo e você tem que procurar um pouquinho para encontrar o que quer.

O que esse aplicativo tem de absolutamente fantástico é o quesito que faz da ESPN, no mundo todo, ser o que é: informação. Você recebe as notificações, na tela bloqueada, que são sempre relevantes. Eu escolhi vários clubes e seleções para "seguir". Recebi a informação sobre a lesão do Hulk, a volta aos treinos do Buffon e uma atualização sobre a lesão do atacente americano Altidore.

É lindo de ter com você o tempo todo, com as notificações ativadas. Você nem precisa abrir o aplicativo -- considerando seus problemas, isso é ótimo -- para obter o melhor dele. O único porém aqui, é que ele é totalmente em inglês.

Minha conclusão: você, assim como eu, já devia ter isso no celular há muito tempo. Se juntar esse app com o da FIFA, acompanhará com certeza o melhor da Copa, antes, durante e depois dos jogos, sem perder absolutamente nada.

Principalmente se usar minha dica abaixo...

Extra: Twitter

 

 

 

 

Se você reparar, coloquei todos os aplicativos como tela "paralela", pelo menos aqueles que indiquei o download. Tudo isso porque nenhum deles, por melhores que sejam, superam o Twitter, a verdadeira "Segunda Tela". Notícias, acompanhamento segundo-a-segundo dos jogos, imagens, vídeos, informações sobre absolutamente tudo: de gostosas na torcida à abusos da polícia nas manifestações.

A verdadeira Copa do Mundo acontece no campo e no Twitter. Se você segue uma base legal de pessoas -- aconselho seguir os jornalistas da ESPN Brasil, SporTV e Globo, jogadores e perfis oficiais das seleções e desses canais, além dos canais de notícias que você provavelmente já segue --, não tenha medo, um RT vai te alcançar. Seja com uma brincadeira, ou com informação séria, você vai ver a Copa como poucos.

Minha conclusão: esqueça o Facebook durante a Copa, a não ser no fim do dia, para os "resumos." A rede do Tio Mark será só notícia velha. E me siga por lá @pedroturambar, que RT sobre a Copa é mato.

E, no mais, boa Copa. Porque essa, dentro de campo, tá prometendo e cumprindo. Fora, nem tanto.

Mas esse é outro assunto.

MECENAS: SONY XPERIA Z2

Todos esses aplicativos cabem no seu Sony Xperia Z2, assim você não perde nenhum lance das finais da .
Copa do Mundo da FIFA

Para registrar seus melhores momentos, além de ter absurdos 20 mega pixels em sua câmera, o Z2 tem o incrível Timeshift que você pode ver em ação no vídeo que o PapodeHomem gravou no jogo entre Brasil e Camarões.

Se estiver na hora de trocar o seu aparelho, vai lá conhecer mais do Z2.


publicado em 07 de Julho de 2014, 07:17
28d2dc073d6cdf08302c0ed5fa15db8a?s=130

Pedro Turambar

Pedro tinha 25 anos e já foi publicitário. Ganha a vida fazendo layouts, sonha em poder continuar escrevendo e, quem sabe, ganhar algum dinheiro com isso. Fundou o blog O Crepúsculo e tem que aguentar as piadinhas até hoje. No Twitter, atende por @pedroturambar.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: