A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Os melhores filmes de 2013, por Quentin Tarantino

Ok, pessoal, Breaking Bad acabou e podemos voltar todos a curtir as mais finas peças da sétima arte. Nesse ano, vi bons filmes que definitvamente recomendaria para qualquer pessoa.

Teve o Amour, um filme francês que concorreu a alguns bons prêmios no Oscar, assisti também ao Febre do Rato, filme nacional dirigido pelo Cláudio Assis que considero obrigatório para todos os que gostam de bons filmes feitos no Brasil. Nenhum deles é de 2013, mas vi esse ano apenas.

Desse ano mesmo, me diverti como há muito tempo não me divertia vendo o Pacific Rim (Círculo de Fogo) e fiquei na dúvida -- mais positiva do que negativa -- do último filme do Terrence Malick, o To the Wonder, que muitos consideraram mais tragável que o belíssimo A Árvore da Vida, mas eu achei mais confuso (menos intrincado, mas sabendo menos onde queria chegar).

Mas, como eu não apito nada nesse mundão de meu deus, cá estamos com uma verdadeira lista de filmes para se assistir em 2013.

Desde 2010 que o Quentin Tarantino, diretor queridinho de 10 entre 11 aspirantes a cinéfilo, faz uma listinha bacana com os filmes que ele mais gostou de ver no ano. Ora bolas, estamos falando do rato de locadora, chafurdador das películas-B, adorador do mercado obscuro dos filmes orientais, Quentin "bad motherfucker" Tarantino.

Quando ele faz uma lista, ela é sempre observada de perto, seja para conhecer novas obras que dificilmente encontraríamos em algum review, seja para ver se o seu gosto bate com o dele, seja para ver se você está em um nível acima da massa e vê filmes interessantes e de menor exposição.

Enfim. Quando o Tarantas fala, a meninada fica empolgada pra saber o que é.

E, nesse ano, ele já disse quais foram os filmes que ele mais gostou de assistir em 2013. São esses aqui, ó:

Antes da Meia-Noite (Richard Linklater)

Link YouTube

As Delícias da Tarde (Jill Soloway)

Link YouTube

Blue Jasmine (Woody Allen)

Link YouTube

Drinking Buddies (Joe Swanberg)

Link YouTube

É o Fim (Seth Rogen, Evan Goldberg)

Link YouTube

Frances Ha (Noah Baumbach)

Link YouTube

Gravidade (Alfonso Cuarón)

Link YouTube

Invocação do Mal (James Wan)

Link YouTube

Kick Ass 2 (Jeff Wadlow)

Link YouTube

O Cavaleiro Solitário (Gore Verbinski)

Link YouTube

Só procurar e assistir, meninada.

Obs: o filme que o Luciano Ribeiro mais gostou de ver nesse ano de 2013 foi o Rush: no limite da emoção. E ele gostou mais do Niki Lauda do que do James Hunt.


publicado em 09 de Outubro de 2013, 21:00
13350456 1045223532179521 7682935491994185264 o

Jader Pires

É escritor e colunista do Papo de Homem. Escreve, a cada quinze dias, a coluna Do Amor. Tem dois livros publicados, o livro Do Amor e o Ela Prefere as Uvas Verdes, além de escrever histórias de verdade no Cartas de Amor, em que ele escreve um conto exclusivo pra você.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura