Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Os onze filmes mais assustadores da história, por Martin Scorsese

O que ele não tem de experiência propriamente dita (fez apenas dois filmes que podem ser tido como assustadores -- Cabo do Medo, 1991 e A Ilha do Medo, 2010), tem de fã. Martin Scorsese adora um filme de terror, uma película de horror, duas horas de sustos na sala escura.

Sabendo disso, foi encomendado um ranking para o site Daily Beast em que o diretor nova iorquino elege os onze filmes mais assustadores de todos os tempos. Legal perceber que muitos dos filme são longas menos conhecidos do grande público e a maioria é da época do cinema em preto e branco.

Digo ser interessante a observação não porque se trata de um homem de 70 anos que obviamente escolheria obras antigas como suas preferidas, mas porque os filmes -- todos eles -- são de uma época (ou de épocas) em que, por ter a cultura de massa ainda em desenvolvimento, ainda tinha uma população mundial suscetível demais a misticismos e religiosidade. Era uma época mais inocente, tempos em que era mais fácil deixar alguém impressionado com alguma história mais fantasmagórica, cm medo do desconhecido.

Hoje, com a cultura de massa mais que madura e potencializada pela internet, praticamente não há mais com que deixar alguém com a pulga atrás da orelha. Além disso, filmes de terror viraram grandes chamarizes de grana, o que faz com que aquele terror de se impressionar com monstros, almas penadas e/ou alienígenas fosse substituído pelo terror de aflição, aqueles estilo Jogos Mortais ou Centopeia Gigante ou então essa nova onda de tubarões. O terror, hoje, perdeu o romantismo e ganhou efeitos especiais de dilacerar centenas de pessoas.

Nada contra. Apenas analisando os fatos.

Vamos à lista do velho Scorsese:

1- Desafio ao Além (1963), de Robert Wise

Link YouTube

2- A Ilha dos Mortos (1945), de Mark Robson

Link YouTube

3- O Solar das Almas Perdidas (1944), de Lewis Allen

Link YouTube

4- The Entity (1982), de Sidney J. Furie

Link YouTube

5- Na Solidão da Noite (1945), de Alberto Cavalcanti, Charles Crichton, Basil Dearden e Robert Hamer

Link YouTube

6- Intermediário do Diabo (1980), de Peter Medak

Link YouTube

7- O Iluminado (1980), de Stanley Kubrick

Link YouTube

8- O Exorcista (1973), de William Friedkin

Link YouTube

9- A Noite do Demônio (1957), de Jacques Tourneur

Link YouTube

10- Os Inocentes (1961), de Jack Clayton

Link YouTube

11- Psicose (1960), de Alfred Hitchcock

Link YouTube


publicado em 13 de Novembro de 2013, 08:00
13350456 1045223532179521 7682935491994185264 o

Jader Pires

É escritor e colunista do Papo de Homem. Escreve, a cada quinze dias, a coluna Do Amor. Tem dois livros publicados, o livro Do Amor e o Ela Prefere as Uvas Verdes, além de escrever histórias de verdade no Cartas de Amor, em que ele escreve um conto exclusivo pra você.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura