Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Os Três Elementos e a sua vida

Noite de sábado. whisky no copo, seguido de pedras de gelo, que aos poucos derretiam. Phil Collins tocando em volume baixo, mas suficiente para a conversa fluir. Sim, música faz a conversa fluir, e digo mais, música direciona a conversa.

E foi dividindo aquela garrafa de whisky, em meio a essa cena toda, que o sábio resolveu falar.

Sim, um sábio resolveu falar. Como de costume, me preparei para absorver as informações, só não fazia a mínima idéia do que ele contaria me faria pensar durante todo esse tempo e que eu acabaria aqui, contando para vocês..

sabio
Ele não é como os antigos, mas continua sendo sábio

Os três elementos em jogo são: o seu tempo, a sua saúde e o seu dinheiro.

A vida é engraçada. Ela vai te dar esses três elementos ao longo dela, mas nunca os três ao mesmo tempo.

Quando você nasce, ainda não conhece nada por aqui e é com todo o cuidado paparicado pelos seus pais e por todos aqueles que te rodeiam, você é cheio de saúde. Esbanja saúde. Pra falar a verdade, é pura saúde. Um recém nascido, uma criança explodindo de vitalidade.

E tem todo o tempo do mundo para fazer o que bem entender. Deve ser por isso que fazemos tanta arte quando somos pequenos: o ócio. Tem saúde, tem tempo, mas aqui vem a má notícia... não tem dinheiro.

Aí você cresce e quando vê, já está na adolescência ou até mesmo em uma fase mais avançada, mas de qualquer forma, continua jovem. Começa a desejar aquele perfume caro, aquele celular, aquela grana extra pra comprar um presente para a namorada.

É um praticante de esporte, porque ainda tem saúde a beça. Coça o saco, porque o ócio ainda existe. Mas e cadê o dinheiro? Bom, nessa fase você também não tem dinheiro. Tem saúde, tempo mas não tem o bendito dinheiro.

O tempo, meu caro leitor, o tempo...sabio_2

O tempo passa, você entra numa faculdade, entra no curso do teu interesse e saí de lá formado. Vai procurar emprego, encontra aos poucos aquele que te agrada. Junto com o emprego as responsabilidades chegam também, e, pode relaxar, elas só aumentam.

É, meu velho, você agora está na fase adulta da vida. A boa notícia é que ainda tem saúde, e no máximo aquela barriga de chopp, não é? Já tem aquele seu dinheiro, porque afinal, agora trabalha e ganha pelo próprio suor. Mas como nem tudo são flores, cadê o seu tempo? É isso mesmo. Agora você tem saúde, algum dinheiro mas não tem tempo para aproveitar sua saúde e seu dinheiro como gostaria.

Finalmente a vida passou, você ralou muito, deu duro mesmo e a velhice chega. É, agora você é alguém de idade. Veja pelo lado bom, pode passar na frente dos outros em filas (ou não). Mas enfim, agora você tem o dinheiro que guardou durante todos esses anos, tem tempo de sobra para fazer o que quiser, ou seja, tudo perfeito, certo? É, seria se você tivesse agora, nessa altura do campeonato, a sua saúde. Coisa que você não tem mais.

sabio_3
As coisas mudaram e você envelheceu

Agora que leu tudo isso, que tal começar indo em busca do equilíbrio na sua própria vida? Eu vou atrás do meu.

Ah, e quanto ao sábio... ele é o meu pai.


publicado em 18 de Agosto de 2007, 16:46
A8d88da94ffd8a48cc20c0fe97b21144?s=130

Breno Spadotto

(Quase) publicitário e apaixonado pelo comportamento humano. Acredita que as coisas só vão para frente se a causa for abraçada: "Take your risks, live your dreams". Pretende escrever de frente para o mar daqui a alguns anos. No Twitter, /@bnospadotto.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura