Quer ser anfitrião de uma sessão independente de nosso novo doc "O silêncio dos homens" em sua comunidade? Se cadastre aqui! Já são mais de 665 pessoas voluntárias em todo o país.

PAI: Os desafios da paternidade atual, edição 2019! Vamos? [Convocação]

O evento acontecerá no dia 10 de agosto a partir das 08:00hrs, no Red Bull Station, em São Paulo, e vai durar um dia inteiro. 

  • Nossos atuais Mecenas:
  • 47 nh 1 png
  • Logo havaianas 130x50 png

Nota: se não quer perder tempo e garantir já o seu ingresso, é só entrar no SYMPLA e comprar por lá clicando aqui.

* * *

“O maior presente que um homem pode ganhar são os filhos. O maior presente que um pai pode se dar é ser presente aos filhos.”

Às vezes passa batido, mas o PapodeHomem de uma certa forma acompanha nosso próprio desenvolvimento enquanto seres humanos. Começamos lá atrás, há mais de uma década cheios de dúvidas e receios, tentando encontrar o caminho para o "sucesso" (bem cheio de aspas assim mesmo).

Queríamos uma boa vida, queríamos uma jornada que valesse a pena ser contada, tínhamos ambição, mas também muitas dúvidas sobre quem éramos e como ser homens melhores.

A partir dessa aspiração, o PdH foi se transformando. Saímos da obsessão por carros, festas e pegação para uma busca por autoconhecimento, meditamos, aprendemos como ser melhores profissionais, como ser mais produtivos, como lidar com dinheiro. Depois, questionamos mais e mais qual o papel do homem frente à sociedade, como ele poderia ser mais justo, como não se meter no caminho das outras pessoas e por aí vai. Mudamos muito, nos orgulhamos disso e sabemos que ainda temos muito chão pela frente.

Uma das perguntas-base que vem nos motivando desde os primórdios é: "o que aconteceria se existisse um espaço onde os homens pudessem conversar além dos clichês de carros, mulheres, futebol e cerveja?". Cada vez mais, nos aprofundamos no que significam as respostas a essa pergunta que nos fizemos lá atrás. E, ano após ano, reafirmamos o quanto é importante o encontro, o olho no olho, trocar energias e calor humano com pessoas que têm experiências tanto parecidas quanto diversas sobre a vida.

Assim, à medida que nossos amigos e nós mesmos fomos nos tornando pais, passamos a perceber como a paternidade é essencial na vida do homem.

Um pai não apenas é alguém que recebe um baita susto e depois tem mil obrigações. Esse homem que se torna pai, na verdade, tem a maior das missões: ser responsável pelo desenvolvimento de uma outra pessoa. Claro que falando assim parece algo pesado, difícil, mas a realidade é que o papel de pai é, sim, uma dádiva, um presente que surge em relação com a criança que agora está ali. Esse pai que surge se transforma, cresce, aprende e está em constante adaptação frente aos desafios da vida. Ele troca afeto e amor com uma profundidade que talvez nenhuma outra relação proporcione.

Mas, muitas vezes, esse pai está só, não sabe onde procurar ajuda, informação e apoio.

Por isso, desde 2017 realizamos anualmente o PAI, um evento para nos reunir, conversar, abrir o coração, discutir e trocar dicas práticas sobre paternidade. 

Youtube Link | Vídeo com a primeira edição do PAI, em 2017. Olha só que energia. :)

Criamos palestras e rodas de conversa com assuntos tanto mais amplos e filosóficos quanto mais pé-no-chão, para o cotidiano, para quem está de fato colocando a mão na massa. Vamos ter rodas sobre gestação, parto e puerpério, sobre as famigeradas conversas a respeito de sexualidade com crianças e adolescentes, sobre como manter a produtividade frente às ocupações da paternidade e até sobre as dificuldades próprias da educação nos nossos tempos mais polarizados politicamente.

Este é um evento feito com todo carinho, sob medida, para homens que aspiram ou que já são pais. Todos os palestrantes têm trabalhos relevantes na área, seja como pais e mães, palestrantes, dando cursos ou produzindo conteúdo. Queremos, do fundo do coração, que você saia com ideias para aplicar imediatamente e ter benefícios concretos.

Nosso objetivo é contribuir para a criação de uma rede de pais, algo que vai beneficiar não só os próprios pais, como as mães, os filhos e as famílias como um todo.

Data, hora, local... quais os detalhes?

O evento acontecerá no dia 10 de agosto a partir das 08:00hrs, no Red Bull Station, em São Paulo, e vai durar um dia inteiro. Para garantir o seu ingresso, clique aqui

Sua criança é bem-vinda!

Ficamos muito felizes em poder recebê-los!

Aqui embaixo detalhamos um pouco sobre a programação e em seguida sobre os trabalhos de cada um dos palestrantes.

Nota: as ações do PapodeHomem normalmente são mistas, mas por este ser um evento focado em dores e questões muito íntimas, ainda vamos mantê-lo focado apenas em homens. Acreditamos que para este momento das conversas sobre paternidade, estar entre pares ajuda a manter o fluxo de abertura e acolhimento e tende a gerar benefícios maiores. Se você é mulher e vê méritos na iniciativa, sugerimos que dê de presente a quem achar que possa ser mais útil, seja seu marido, namorado, pai, tio ou um futuro papai da sua rede. Garantimos que ele vai agradecer muito ao final. ;)

Cronograma do evento

8h00 às 9h00: Recepção e café da manhã 

9h00:  Abertura com José Bueno

9h20: Apresentação do evento - Guilherme Valadares e Felipe Ramos

9h30 às 10h30: Gestação, parto e puerpério: Qual o papel do Homem? Com Tiago Koch (Projeto Homem Paterno) e Thaís Vilarinho ( autora do livro “Mãe Fora da Caixa” ) e Rafael Stein (Pai solo e empresário)

10h40 às 11h40: Quais os caminhos para o equilíbrio entre limite e liberdade na educação? com Leo Piamonte (psicólogo, "Paternidade Sem Frescura") , Cristiana Renner (Psicóloga especialistas na relação dos adolescentes com álcool e drogas) e Hélio Gomes ( criador do podcast AfroPai) e Thiago Queiroz ( Paizinho Vírgula)

11h50 às 12h40: Como falar com a criança sobre sexualidade? Caroline Arcari ( pedagoga, educadora sexual e autora do livro “Pipo e Fifi”), Ana Canosa (sexóloga e educadora sexual) e Fred Mattos (Psicólogo)

12h40 às 14h40: Almoço livre

14h50 às 15h30: Como equilibrar produtividade e paternidade? com Henrique Araújo (CEO Qi Network), André Siqueira (Co-fundador da Resultados Digitais) e Felipe Ramos mediando (Co-fundador do PapodeHomem)

15h40 às 16h40: Preconceitos: como educar nossos filhos em tempos de ódio? Henrique Restier (Sociólogo e escritor), Ju Wallauer (Podcast Mamilos), Angelo e André (Papai e Papía)

16h40 às 17h: Intervalo

17h10 às 18h10:  Ser pai no século XXI . Palestra com Francisco Bosco 

18H10 às 19h30: Happy Hour com canja acústica de Trovadores Urbanos

Gestação, parto e puerpério: Qual o papel do Homem?

Tiago Koch

Pai e naturólogo, fundador do Projeto Homem Paterno. Por meio de cursos, palestras e trabalhos em grupos e individuais, com foco nos períodos de gestação, parto e puerpério, o projeto Homem Paterno visa auxiliar homens que desejam imergir no universo da paternidade integral. 

Thaís Vilarinho

Mãe do Matheus e do Thomás. Fonoaudióloga, apaixonada pela comunicação humana. Em um relacionamento sério com as palavras desde menina. Escreve sobre maternidade e todos os assuntos que se desdobram em decorrência da chegada de um filho há 5 anos, quando criou o Mãe Fora da Caixa. 

Seus textos publicados nas redes sociais se tornaram ponto de partida para troca e acolhimento entre mães.

Seu primeiro livro, que tem o mesmo nome das suas redes, Mãe Fora da Caixa, é um sucesso de vendas dentro da sua categoria. Em maio deste ano lançou seu segundo livro: Mãe Recém-Nascida

Além de escrever para mães, este ano lançou seu primeiro livro para crianças Deixa Eu Te Contar...

O livro Mãe Fora da Caixa inspirou uma peça de teatro que estreou em julho deste ano e que carrega mesmo nome do livro.

Rafa Stein

Pai da Maria Clara e do Francisco, marido, viúvo, empresário, motorista, dono de casa, peregrino, maquiador, cabeleiro, design thinker, analista de suporte técnico, escritor, ceo, cto, programador, vendedor de jornal, fotógrafo amador… foi e é um pouco de tudo, e nesta nova fase da sua vida onde assumiu o papel de pai/mãe, tem escrito cartas, bilhetes e afins para seus filhos e registra para que eles leiam em algum momento no futuro. Assumiu recentemente como ceo uma iniciativa na área de saúde/educação com foco em humanização.

Quais os caminhos para o equilíbrio entre limite e liberdade na educação?

Leo Piamonte

Pai de três filhos. Psicólogo da Universidad Konrad Lorenz, de Bogotá, na Colombia. 

Depois de trabalhar em clínicas psiquiátricas, centros de detenção e consultórios psicológicos, mudou-se para o Brasil há 12 anos, onde trabalha como psicólogo focado essencialmente nas questões relacionadas à paternidade, futuros pais e relações familiares. Responsável pelo blog Paternidade Sem Frescura, é também um dos co-criadores do grupo do Paternando em São Paulo e do podcast Balaio de Pais.

Cristiana Renner

Dra. Cristiana Ornellas Renner é psicóloga graduada pela Faculdade de Psicologia da PUC (SP). Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP. Também atua na Unidade de Dependência de Drogas/UNIFESP, na área de tratamento de adolescentes dependentes de álcool e drogas.

Hélio Gomes

Hélio Gomes é pai e criador do AfroPai, o primeiro podcast sobre paternidade negra do Brasil. Discute questões sobre masculinidades e o exercício cotidiano da paternidade, seus desdobramentos e as marcas sociais e raciais que a atravessam.

Thiago Queiroz

Thiago Queiroz é o pai do Dante, do Gael e da Maya. Após o nascimento de seu primeiro filho, passou a se envolver, ativa e intuitivamente, com a Criação com Apego. É criador do site Paizinho, vírgula! . Além disso, o Thiago é host do podcast Tricô de Pais (um podcast  focados em paternidade), co-host do podcast Coisa de Criança (o primeiro podcast no Brasil feito para crianças) e também co-produz o podcast Sinuca de Bicos, o podcast composto por mulheres sobre maternidade.

Como falar com a criança sobre sexualidade? 

Ana Canosa

Ana Canosa é mãe, psicóloga clínica, terapeuta sexual e educadora em sexualidade. Além do atendimento em seu consultório em São Paulo, Ana coordena o curso de Educação e Terapia Sexual no Unisal, ministra aulas em faculdades, assina a coluna “Sexo Fácil” da Revista Vip e exerce a função de editora na produção da Revista Brasileira de Sexualidade Humana. É membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana (SBRASH). Tem quatro livros publicados: “Crescendo na Sexualidade”, “Madrasta: do Conto de Fadas para a Vida Real”, “Sexoterapia” e “A metade da Laranja?”, além de capítulos em outras obras. É professora na Universidade Aberta a Maturidade (PUC/UNIP)

Frederico Mattos

Sonhador, psicólogo provocador, autor dos livros "Relacionamento para Leigos" e "Como se libertar do ex". Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva a felicidade, lava pratos, oferece treinamentos online em A Mente Humana e escreve no blog Sobre a vida.

Caroline Arcari

Presidente do Instituto CORES, também é palestrante convidada de importantes congressos nacionais e internacionais da área da sexualidade humana. Fundadora e atual presidente do Instituto CORES, seu trabalho junto à instituição já formou mais de 20 mil educadores em diversos municípios brasileiros e seus projetos beneficiaram mais de 250 mil alunos da rede pública desde 2006. Escritora do livro Pipo e Fifi, seus trabalhos já foram premiados pela UNICEF, Fundação ABRINQ, Save The Children.  

Em 2015, o material didático Pipo e Fifi recebeu o prêmio de melhor trabalho no Congresso de Educação Sexual da Universidade do Minho, Portugal. Colunista do jornal Tribuna do Sudoeste de 2007 a 2010. Publica, juntamente com os profissionais do Instituto CORES, guias e livros online gratuitos para educadores. Consultora na área de Educação Sexual e Enfrentamento da Violência Sexual infanto-juvenil para instituições públicas e privadas de educação, saúde e promoção social, a autora já prestou consultorias e revisão para Canal Futura, Childhood, UNICEF, Revista Nova Escola, Revista Mestre, Revista Projetos Escolares, entre outros. Atualmente mora em Petrópolis, é consultora e parceira do Programa Encontro com Fátima Bernardes e está escrevendo os próximos livros da coleção Pipo e Fifi.

Como equilibrar produtividade e paternidade?

Felipe Ramos

Co-fundador do PapodeHomem, Felipe Ramos é pai do Noah  e escreve sobre paternidade no PdH. Com o PapodeHomem tem participado de projetos sobre a transformação das masculinidades e paternidade ativa em conjunto com inúmeras empresas pelo Brasil afora.

Henrique Augusto Araújo

Pai de de duas filhas, Henrique Augusto é CIO da Qi Network, formado em tecnologia da informação, Executive Coaching e Mentoring Coaching, especialista em desenvolvimento de líderes e jornada de inovação corporativa.

André Siqueira

Recentemente pai, André Siqueira é administrador pela Universidade Federal de Santa Catarina, foi professor de pós-graduação na PUC RS, Estácio SC e Sustentare, e é profissional do ano em Inbound Marketing pela terceira vez consecutiva no Prêmio Digitalks. É empreendedor Endeavor, atual diretor da RD University e co-fundador da Resultados Digitais, empresa líder de automação de Marketing na América Latina.

Preconceitos: como educar nossos filhos em tempos de ódio? 

Henrique Restier

Pai e sociólogo, Henrique Restier desenvolve pesquisas sobre as Relações Raciais no Brasil e sobre as masculinidades negras. É autor do  livro recém lançado “Diálogos Contemporâneos Sobre Homens Negros e Masculinidades”.

Ju Wallauer

Mãe do Ben (7) e da Nina (5), publicitária e comunicadora, Ju Wallauer é uma das sócias do B9 Company. Junto com Cris Bartis criou o podcast Mamilos, um dos mais ouvidos do Brasil, que há 4 anos debate temas polêmicos com empatia e respeito.

Papai Angelo e o Papía André

Casados desde 2004, o Papai Angelo e o Papía André perceberam que era hora da família aumentar e, depois de todo o procedimento burocrático, em 2011 chegaram em suas vidas Jonathan e Valentina. 

Apresentam-se socialmente como "pais" e sabem que às vezes isso cria uma aura de respeitabilidade que não ocorreria numa posterior apresentação como homossexual. Buscam falar sobre o assunto para que percebam que têm uma vida comum, simples, com deveres e obrigações como a de qualquer outra família. Nada extraordinária ou fora do comum. 

A adoção, junto com a paternidade, trouxe a possibilidade de se tornarem maiores e melhores enquanto indivíduos e seres humanos, além de aprenderem dia após dia o significado inato da palavra "pai". O mundo precisa de mais histórias felizes e estão escrevendo uma que vão compartilhar conosco no evento PAI. 

Palestra "Ser pai no século XXI", com Chico Bosco

Pai, poeta, letrista, filósofo e escritor, Francisco Bosco nasceu no Rio de Janeiro. Filho do cantor e compositor João Bosco, é doutor em Teoria Literária pela UFRJ. Dentre seus livros estão Banalogias (2007), E livre seja este infortúnio (2010), Alta ajuda (2012) e Orfeu de Bicicleta (2015). Francisco também é diretor da coleção Ensaios Brasileiros Contemporâneos (Funarte).

* * *

Comprando o ingresso você nos dá o maior apoio. É a sua presença nessas atividades que mantém a casa de pé. Então, agradecemos desde já, do fundo do coração pela força. Nos vemos lá?


publicado em 18 de Julho de 2019, 18:46
Avatar01

Luciano Ribeiro

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: