Para perder as esperanças: o estranho diagrama de Robert Crumb

A gente gosta que nos digam que tudo vai dar certo no final. Mas nem sempre é o caso.

Robert Crumb é um quadrinista e ilustrador, famoso pelo personagem Fritz The Cat e por ser um dos fundadores do movimento underground dos quadrinhos americanos. Foi bastante popular entre os hippies e fez a capa do álbum Cheap Thrills da Janis Joplin, só para citar algumas coisas rapidamente.

Esta página foi publicada na revista Weirdo #3, lançada em 1981. Um diagrama que mostra várias coisas nas quais nós não podemos depositar nossas esperanças. Várias categorias que englobam muitas das nossas preocupações diárias.

Robert Crumb não queria agradar ninguém.

"O propósito desse diagrama não é ser cruel, nem deixá-lo triste. Nós não estamos tentando deixar menininhas deprimidas. O propósito desse diagrama é convencê-lo seriamente e em toda a sinceridade de que não há esperança, de forma que você seja transformado pela verdade gelada e dura.

Uma vez que aceite a realidade de que não há esperança, você pode começar a encarar sua vida de um novo modo. Agora você pode tirar sua cabeça das nuvens, parar de perseguir alguma ilusão de um futuro perfeito e começar a viver no presente.

Saber que, de fato, não há esperança, e sentir esta grande compreensão com todo o seu ser vai arremessá-lo de volta ao mundo real como nunca antes. Vai! Você pode lidar com isso!"

Clique na imagem para vê-la maior
tumblr_m51wxxUEGd1rv1ckao1_1280

Acredito que é possível preencher e expandir esse diagrama muito mais. A gente sabe que tem muita coisa no que depositamos nossas esperanças, quer admitamos ou não.

Certa vez escrevi um texto chamado "A esperança é que nos fode" e, de lá, eu gosto bastante de lembrar desse vídeo, com algumas das falas mais impactantes que já ouvi sobre esperança e medo.

Link Vimeo | "Quem está equivocado: aquele que falhou ou aquele que esperava que o outro nunca falhasse?"

Ainda em tempo, recomendo enfaticamente Blues, de Robert Crumb.

E você, o que adicionaria à imagem do Robert Crumb?


publicado em 14 de Setembro de 2013, 20:28
Avatar01

Luciano Andolini

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Facebook e Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura