Pergunte pro seu irmão mais velho (mesmo que você não tenha um)

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

Do quarto ao lado tocam uns riffs estranhos. Uns versos estranhos. Rolam uns amigos estranhos. Talvez um aviso para se manter distante.

Ou talvez nem seja tudo tão estranho assim, só distante mesmo.

Ou talvez ainda seja tudo diferente das frases acima e seja só próximo. Amigo e parceiro. A imagem bem poética do irmão mais velho.

Aquele cara que começa a fazer a barba antes de você e te sacaneia. Aquela que te ensina o que é menstruação e porque você não deve encher o saco dela naqueles dias.

Me deixem com a minha visão poética do que é o amor familiar e o que ele pode fazer com incautos que nasceram sob o signo de irmãos!

Pois bem: nem tudo são morangos cobertos por chantilly quando falamos de irmãos mais velhos, mas imagem perfeita do que eles poderiam ser nos são bem próximas. E, se damos sorte, pela vida encontramos algumas pessoas que poderiam muito bem ser eleitas para esse cargo, escolhidas para essa posição.

Mas os irmãos mais velhos, mesmo os fajutos, não podem nunca ser escolhidos. Eles são uma resposta meio cósmica para o que existe dentro de nós e ainda não tem tradução por falta de repertório. Então o irmão mais velho (até o fajuto) vem e te indica um caminho, te dá uma mão, te ajuda com o problema de matemática da raiz quadrada da tua timidez ou coisa do tipo. Te indica uma banda, te empresta uma camiseta. Te recebe em casa quando teus pais brigam. Te dão um conselho sobre como chegar naquela guria tão fofa que senta do teu lado na aula.

No vídeo abaixo, dois rapazes -- conhecidos por uma boa porção de gente por seus trabalhos com uma banda chamada Radiohead -- mostram como não é difícil ser um irmão mais velho. Talvez também não seja a coisa mais simples do mundo, basta ver a cara de interrogação sobre o que responder às perguntas feitas a eles (veja o vídeo).

Link Vimeo

O papel de guia solícito, de parceiro inquestionável são cumpridos a risca. Os conselhos são bons, sensíveis, diretos e úteis. Não há enfado. Não há ironia. Não há tom de superioridade (três coisas bem comuns a certa estirpe de irmão mais velho).

Thom Yorke e Nigel Godrich reúnem nestes quase 18 minutos algumas coisas que levaram cerca de duas décadas para decantar em arranjos e letras pela carreira do Radiohead a fora.

Se você ainda não tem um irmão mais velho, talvez esses dois estejam aqui, sinalizando cosmicamente para dentro de você, para tuas perguntas, para tuas inquietações.

"Se você está a fim dele e é muito, muito, muito tímida, assim como eu era na sua idade, – além disso, eu estudava num colégio para meninos, o que tornava impossível conhecer garotas – que tal escrever um bilhete, se não consegue falar com ele? Ou encostar o menino contra a parede.”
-- Thom Yorke

Talvez -- só talvez -- seja o caso de dar o play.

Mas que raios é o Ask a Grown Man?

Obs: essa é uma continuação do editor.

Esse vídeo faz parte do projeto Ask a Grown Man, da Rookie Mag, uma revista online.

Rookie é ...
... uma publicação online para os adolescentes que apresenta textos, fotografia, ilustrações, vídeos e muito mais a partir de uma adorável equipe e de nossos leitores. O site apresenta "problemas" mensais, cada um girando em torno de um tema. Nós publicamos apenas três vezes por dia -- depois da escola, depois do jantar e antes de dormir.
Há muitas maneiras de navegar pelo site -- que você pode classificar por categorias e tags e autores e navegar e pesquisar e muito mais. Vamos deixá-lo a descobrir o seu método favorito.
O editor-chefe Tavi Gevinson, mencionou pela primeira vez o conceito da Rookie em seu blog, Style Rookie, em abril de 2010, e recebeu uma enorme quantidade de respostas. Este site é o resultado de muito trabalho e dedicação de um grupo vital de escritores, editores, fotógrafos, videomakers, designers, programadores e pensadores. É também uma empresa independente. A Rookie apresenta publicidade que ajuda a sustentar sua existência e estamos felizes em tê-lo, mas não estamos em dívida com ninguém. Funcionários e colaboradores têm liberdade editorial e possuem seu próprio material. Mas já o suficiente sobre nós! Nós queremos ouvir de você.

Existem mais vídeos do Ask a Grown Man, que nada mais é do que homens conhecidos dando conselhos a adolescentes, sobre a vida e relacionamentos e o conturbado período que eles passam. Dá só uma olhada aqui embaixo.

Link Vimeo | Ask a Grown Man: Jimmy Fallon

Link Vimeo | Ask a Grown Man: Jon Hamm

Link Vimeo | Ask a Grown Man: BJ Novak

Link Vimeo | Ask a Grown Man: Paul Rudd

Link Vimeo | Ask a Grown Man: Steve Gevinson

Link Vimeo | Ask a Grown Man: Kumail Nanjiani

Tem mais lá no site dos caras.

E você? Que conselho teria pra dar pra alguém?


publicado em 19 de Abril de 2013, 07:00
B89dc8c3b0cb23ea349431f6bcecd9ae?s=130

Pedro Jansen

Acredita que o caos alimenta a vida e que ter baixas expectativas é a melhor maneira de se surpreender todos os dias, com as menores coisas.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: