PETAR, dos lugares imperdíveis desse país.

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

Se você não tem medo de escuro e procura por uma experiência única com a natureza, tem um lugar para conhecer.

O Parque Estadual Turístico do Alto de Ribeira é uma das unidades de conservação mais importantes do mundo, situada nas cidades de Iporanga e Apiaí, abrigando a maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil e mais de 300 cavernas.

A Caverna do Santana e a "experiência do blecaute"

Para o tipo tranquilo, que gosta da natureza simplesmente pela contemplação, existe a Caverna do Santana, onde você pode conhecer extensos salões moldados pela água no calcário, as estalagmites e estalactites (formações de calcário geradas através da cristalização de gotejamentos dentro da caverna), as grandes colunas e o bolo de noiva (vou deixar de explicar essa para o pessoal ir conhecer pessoalmente).

Além de conhecer essas belíssimas formações que a água demorou milhares de anos para formar, você pode ter a experiência do blecaute. Como esta caverna é bem quieta, com rios calmos, no final do percurso os guias pedem silêncio aos visitantes e apagam todas as lanternas. Se você agitar aos mãos em frente aos seus olhos, não conseguirá ver nada, de tão escuro que é!

A experiência desse momento, se todos ficarem bem quietos, é interessantíssima. É uma mistura de paz, que o silêncio traz, e desespero, de se estar sozinho. Difícil descrever.

EU SOU MUUUUUUN-RÁ!

Se você for do tipo mais aventureiro, pode experimentar o bóia-cross no rio Betari, fazer rapel dentro e fora das cavernas e até mesmo fazer mergulho, entre muitas outras atividades. Em algumas cavernas, você pode se deparar com cachoeiras internas, como é o caso da caverna Ouro Grosso. Apesar da água fria, é impossível resistir a vontade de pular na água. Só tome cuidado para não molhar a sua lanterna.

Oê (Oê) Oê (Oê) , Uba uba uba hey!

O PETAR será uma experiência única na sua vida, tenha certeza absoluta disso. Busque mais informações no PETAR-Online.

Como chegar?

O PETAR fica situado a 360 km da cidade de São Paulo, entre as cidades de Iporanga e Apiaí, no extremo sul do estado. Para chegar, os turistas costumam utilizar a rodovia Régis Bitencourt, no sentido SP - Curitiba, até Jacupiranga e, depois, seguir até Iporanga pela SP-193.

O parque cobra R$ 5,00 por dia pela entrada, somente em dinheiro. Todas as visitas às cavernas devem ser monitoradas por guias que podem ser encontrados nas próprias pousadas.

--

Oferecimento: VivoON

Para mais dicas imperdíveis como essa, acesse o blog Vivo On.


publicado em 15 de Setembro de 2010, 10:23
1c43c35a9fcce3811a46392a3e697798?s=130

Danilo Scorzoni Ré

Engenheiro Florestal, amante da natureza e de ecoturismo. Apesar de ambientalista, não gosta de eco-chato e ainda acredita na capacidade do ser humano em promover um futuro melhor. É @dscorzoni no Twitter.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: