Por que não esquecer 1991

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

Se você tem por volta de 30 anos ou cresceu na década de 1990, talvez não se lembre muito bem do ano de 1991. No entanto, vinte anos depois, a herança de uma geração merece ser revisitada. Não falemos somente do movimento grunge e dos esmagadores sucessos do Nirvana ou do Pearl Jam. O ano de 1991 foi muito mais que amplificadores e camisas de flanela. Aqui estão alguns porquês:

Mundo da Lua

Flávio de Souza e Cao Hamburger se cercaram de uma turma genial (passando por Luiz Tatit e Arnaldo Antunes), marcando a infância de muita gente nos anos 90. Entre os inúmeros programas exibidos pela TV Cultura, frutos da imaginação da dupla, não há como não se lembrar de Lucas Silva e Silva e seu Mundo da Lua.

O seriado estreou em maio de 1991 com um elenco de peso, contando com Gianfrancesco Guarnieri e Antonio Fagundes. O vídeo abaixo vai remexer a memória da garotada daquela época (pule para o minuto 1:31).

Link YouTube | Mundo da Lua - Big Bad Boys.

Tri campeonato de Ayrton Senna

Ayrton Senna já era consagrado por sua técnica e personalidade. Após duas temporadas polêmicas de dentes areados com Alain Prost (1989-90), o piloto brasileiro ainda não havia vencido em Interlagos.

A vitória não poderia ser mais dramática. Com problemas na caixa de câmbio, Senna completou a corrida com apenas duas marchas. Após um colapso muscular, com dificuldades para erguer o troféu, foi responsável por uma das cenas mais marcantes do automobilismo.

Link YouTube | GP Brasil de 1991.

Adeus Freddy Mercury

Enquanto uma geração começava a juntar seu patrimônio cultural, outra se despedia de seu ídolo. Em novembro de 1991, o africano Farrokh Bulsara padecia do mal de sua geração. A voz potente e a presença de palco tornaram Freddie Mercury uma referência artística de alto calibre. Efervescente, Freddie lançara três disco solos. Antes de revelar ao mundo a positividade de seu HIV, ainda gravou um último disco com o Queen, deixando um recado claro: o show não pode parar.

Link YouTube | O show tem que continuar.

Cai a União Soviética

Os soviéticos marcaram o século XX profundamente. Seu antagonismo com o ocidente capitalista, quando não flertou com as vias de fato (Vietnã, Cuba), produziu conflitos intelectuais e esportivos de expressivo quilate. No entanto, a incapacidade do Estado soviético de garantir a liberdade material de seu povo foi aos poucos dilacerando sua esfera política. No natal de 1991, Pedro Bial (quem diria?) noticiou oficialmente assim:

Link YouTube | O fim do Império, ao vivo, na Globo.

Pipoca com Guaraná

É de 1991 um dos mais marcantes jingles da publicidade brasileira. Para ficar na cabeça o resto do dia.

Link YouTube | Pipoca com guaraná.

Ainda tivemos a Portuguesa de Dener e Sinval, a morte de Miles Davis, a morte de Pepê, "Dangerous" do Michael Jackson e um dos maiores jogos para video-game de todos os tempos. Lançado em 23 de junho de 1991, o insuperável Sonic - The Hedgegog (joguinho em Flash).


publicado em 13 de Dezembro de 2011, 08:10
378a6d83dad728530ba98c300a775df3?s=130

Flaco Marques

Rapaz do interior de SP que vive suas desventuras na cidade grande. Poliglota valente, busca equilibrar o jeito cosmopolita de ser com a simplicidade caipira de viver.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: