Por uma sustentabilidade azul {com sorteio de ingressos para o SWU}

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

Sustentabilidade é frequentemente associada a meio ambiente, ecologia, Terra, aquecimento global, poluição, desmatamento... Diante desse universo verde, nos comportamos como se tudo fosse uma questão global, como se os humanos fizessem alguma diferença para a sobrevivência do planeta. Ora, é a humanidade que corre risco; o planeta vai seguir muito bem sem nós e vai saber lidar ao seu jeito com os estragos que deixarmos.

A crítica do humorista George Carlin ao discurso "Precisamos salvar o planeta" é apoiada por grandes estudiosos e ativistas como Isaac Edington e José Pascowitch, que entrevistamos em vídeo aqui no PapodeHomem.

Link YouTube | Nunca é demais relembrar.

Ainda assim, tentamos resolver grandes problemas como uma forma de ignorar nossa incapacidade de lidar com pequenos problemas. Focamos no planeta, mas não conseguimos nos alimentar de modo mais saudável, acordar cedo ou mesmo lidar com ansiedade, distração e outras aflições que nos perturbam.

O auto-engano se desenvolve também para uma tendência de focar nos mínimos detalhes como se eles fossem causar alguma transformação. Em vez de mudar minha vida, em vez de consumir menos, alterar o modo como me posiciono no mundo, mudar meu trabalho e minha mente, me preocupo apenas em fazer uma ou outra coisa para liberar a culpa e me considerar uma pessoa que sabe o que é sustentabilidade.

Quando vejo o movimento SWU, desejo que as pessoas, ao conversar sobre o que é uma vida sustentável, se toquem enfim de que não fazemos a mínima ideia do que é sustentabilidade. Desejo que as discussões saiam do âmbito planetário e invadam a nossa mente.

Homo sapiens, espécie em extinção?

Como cultivar um corpo potente e uma mente estável que não precisa de muito para ter prazer, ser feliz e viver ludicamente? Como simplificar a vida e reduzir drasticamente nossa necessidade por objetos, por entretenimento e distrações? Como trabalhar para além do sucesso pessoal? Como desenvolver empatia, generosidade e visão ampla do mundo dos outros? Como alinhar a própria vida para beneficiar o maior número possível de pessoas e seres vivos em geral? Como construir relacionamentos mais profundos e lúcidos?

Sem fazer de nossa vida uma resposta para essas perguntas, não faz sentido falar em aquecimento global, poluição e cia, assim como é inútil listar mil dicas do tipo "Faça xixi no banho" ou "Não jogue óleo na pia".

Cena de "Waking Life" | Olhar para os outros de modo amplo, é isso o que sustenta a humanidade.

É por isso que proponho substituir o verde pela associação com a cor azul, de céu. Visão ampla gera ações sustentáveis sem que precisemos nos policiar ou nos reprimir. Investir nos recursos humanos em extinção, como empatia e generosidade, nos leva a apreciar e prolongar a riqueza dos recursos naturais. Cultivar relações positivas assim como nos preocupamos em cultivar alimentos orgânicos.

Com uma mente verdadeiramente presente, com um sistema interno de zoom in e zoom out a la Google Earth, não precisaremos sequer da palavra "sustentabilidade" como lembrete para diminuir nossas pegadas negativas.

Sorteio de 3 pares de ingressos para o festival de música SWU

Rage Against, The Mars Volta, Dave Matthews Band, Queens of the Stone Age e trocentos outros shows vão acontecer de 9 a 11 de outubro, na fazenda Maeda, em Itu - SP.

Temos 3 pares de ingressos e vamos sortear 2 deles entre todos os moradores da cidade de São Paulo que deixarem um comentário nesse post (tem de escrever algo sobre o texto, não apenas dizer que deseja ganhar).

Link YouTube | Não dá pra perder Carter Beauford, Jeff Coffin e o maluco do Dave Matthews ao vivo.

O terceiro par será sorteado entre todos os que enviarem a seguinte mensagem pelo Twitter:

"Sorteio de ingressos para o festival SWU rolando no @papodehomem: http://bit.ly/b92QDq | RT para concorrer."

Se você deixar um comentário e também twittar, dobra as chances de levar. Lembro que só vale para quem mora na cidade de São Paulo, pois os ingressos terão de ser retirados essa semana no QG PdH, em Perdizes. Cada par vale apenas para um dia de festival e não oferece entrada no fórum de sustentabilidade ou no camping.

O resultado sai na manhã de terça. Boa sorte!


publicado em 03 de Outubro de 2010, 18:51
Gustavo gitti julho 2015 200

Gustavo Gitti

Professor de TaKeTiNa, colunista da revista Vida Simples, autor do antigo Não2Não1 e coordenador do lugar. Interessado na transformação pelo ritmo e pelo silêncio. No Twitter, no Instagram e no Facebook. Seu site: www.gustavogitti.com


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: