Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Portal Homem: o caminho faz-se ao caminhar

O Portal Homem (www.portalhomem.com.br), filho nascido da parceria entre PdH e Natura, já deu as caras por aqui. O Guilherme apresentou o projeto e o Gitti falou um pouco sobre a linha editorial. Chegou a hora de vocês conhecerem um pouco mais do funcionamento do Portal Homem e o que nossos leitores podem encontrar por lá.

Formação em séries

Perfeita simetria também do lado de dentro

Um dos ofícios mais nobres que a equipe PapodeHomem assume também no Portal Homem é o de colaborar com a formação de um homem melhor. Eu sei, soa clichê. Mas, por experiência própria, todos nós editores percebemos que o que escrevemos muitas vezes faz a diferença na vida do macho contemporâneo.

Para colocar os textos de formação nos seus devidos balaios, o Portal Homem criou algumas séries:


  • Fora da bolha: textos que buscam tirar, ainda que à força, o homem de seu mundinho fechado. É o espaço que usamos para apresentar o mundo exterior e, em segundo plano, fazer com que o macho perceba uma verdade: o mundo não gira em torno do próprio umbigo. Um exemplo bem bacana do que pretendemos com esta série é "10 coisas que aprendi com o mar".

  • Exploda sua mente: é a série mais subversiva de todas. Ela convida o homem a, pelo menos por alguns instantes, ver as coisas de maneira diferente. Aqui, caem-se os clichês do pensamento humano. "Os seus heróis não são criativos" representa bem o intuito desta série.

  • Mitos da masculinidade: enquanto "Exploda sua mente" é uma série que proporciona ao leitor uma nova visão de mundo, "Mitos da masculinidade" chama o homem a olhar para dentro de si mesmo e repensar alguns padrões masculinos de comportamento e pensamento. Uma amostra desta série é "Não banque o herói".

  • Mixtape: momento de proporcionar ao leitor um arsenal sonoro para os momentos mais cruciais de sua vida. Como terminar um namoro ou casamento. Este foi o tema da primeira mixtape, "Músicas para acabar um relacionamento".

Temos ainda outras séries na manga: "Não reclame", "Momentos de um homem" etc. Elas serão apesentadas aqui logo mais.

O mesmo mojo, um novo mundo

Um astronauta tem uma fala diferente quando pisa na Lua?

No último texto sobre o Portal Homem aqui no PdH, "Portal Homem: conteúdo como movimento físico", de Gustavo Gitti, recebemos algumas críticas interessantes quanto ao conteúdo. Os leitores apontaram semelhanças na linha editorial, e eles têm alguma razão – afinal, são dois veículos distintos falando para homens, correto?

Em termos. O PapodeHomem é mais que um veículo. É uma fala, uma forma de pensar e de agir. Chamemos isso de mojo. O mojo PdH será o mesmo, não importa o veículo, pois ele faz parte de todos nós. A nossa forma de pensar e de escrever não muda assim, como quem muda de cueca. Ou seja, o mojo PdH nos perseguirá.

A fala é a mesma; o meio é diferente. Nós simplesmente adentramos um outro espaço – a esfera Natura. O ambiente é outro e criaremos relações que não são possíveis aqui. Quais relações? Não sabemos. É nos perguntando "Qual é a diferença?" que esbarraremos na diferença. Ou, como disse António Machado,

"O caminho faz-se ao caminhar."

Não temos todas as respostas e estamos tateando, conhecendo este novo ambiente. Esperamos que os leitores do PdH continuem criticando e, assim, nos ajudando sempre. Gostamos disso.

Três artigos interessantes da semana

Mais uma vez a molecada deu o sangue aqui no QG. Fred Fagundes (editor, modelo, atriz e DJ de ocasião), Jader Pires (editor e "mano das quebrada"), Gustavo Gitti (editor-chefe e bom partido) e eu tentamos matar a pau as pautas que elaboramos. Veja se tivemos sucesso:


  • "Exploda sua mente #2: Você pode não ser você" - Texto que trata da descaracterização do ser humano, que assume diferentes papéis no cotidiano, dependendo do meio em que está. Isso nos leva a pensar sobre a nossa perda de personalidade.

  • "A Brasília de outrora" - Meio século depois de construída, a capital federal guarda frases ocultas nas suas fundações. São palavras que celebram o nascimento da nova cidade e votos de progresso escritos pelas mãos que construíram Brasília.

  • "Lindas mulheres heroínas (pena que elas não existem)" - Sobre o trabalho do artista JKB Fletcher, que pintou mulheres sensuais com um quê de super-heróis como Superman e Homem-Aranha.

Acompanhe outros textos.

Portal Homem no seu e-mail

Agora é possível se cadastrar no feed do Portal Homem. É só clicar aqui.

Na próxima semana traremos mais novidades sobre o Portal Homem. Esperamos de coração aberto que vocês nos ajudem a fazer um portal bacana e que continuem criticando, sugerindo mudanças, apontando onde podemos melhorar etc. Até o próximo post!


publicado em 26 de Agosto de 2011, 07:45
File

Rodolfo Viana

É jornalista. Torce para o Marília Atlético Clube. Gosta quando tira a carta “Conquiste 24 territórios à sua escolha, com pelo menos dois exércitos em cada”. Curte tocar Kenny G fazendo sons com a boca. Já fez brotar um pé de feijão de um pote com algodão. Tem 1,75 de miopia. Bebe para passar o tempo. [Twitter | Facebook]


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura