Prefeito assumidamente gay se casa no interior de São Paulo

Um dos poucos políticos assumidamente homossexuais se casou depois de 13 anos de União Estável

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

Edgar de Souza, do PSDB, é prefeito reeleito de Lins, cidade há aproximadamente 420km da capital. Nesta semana, após 13 anos de relacionamento em união estável, ele se casou com o empresário Alexsandro Luciano Trindade.

Edgar é assumidamente gay.

Tudo como manda o figurino. A cerimônia, segundo o jornal Estado de S. Paulo, teve a presença dos pais dos noivos, daminhas de honra e tudo o mais. Em discurso de celebração, o prefeito disse: “Fizemos questão desse momento para dizer a todos que nos amamos. Corrupção é feio, lavagem de dinheiro é feio, mas o amor é muito bonito”.

E é mesmo.

Temos poucas pessoas assumidamente homossexuais em nossa política. Nos Estados Unidos, Harvey Milk foi o primeiro gay assumido eleito para um cargo político. Em 1978, ele foi eleito supervisor do distrito de Castro, em São Francisco, Califórnia. Berlim atualmente é gerida por um homem gay, Klaus Wowereit. Paris já teve um prefeito gay, quando Bertrand Delanoë administrou a capital francesa de 1995 a 2001. Em 2002 ele foi esfaqueado em uma festa por um homem que dizia odiar políticos e homossexuais. No Reino Unido o Ministro da Agricultura Nick Brown, durante a administração de Tony Blair, sofreu chantagens de um tabloide que dizia ter fotos suas com um ex-namorado, fato que o fez "assumir" publicamente que era gay. 

Pessoas são felizes e pessoas sofrem, ainda, por conta de sua sexualidade. Existir alguém exercendo um cargo executivo no país é significativo. 


publicado em 07 de Março de 2017, 00:00
Logo pdh png

Redação PdH

Mantemos nosso radar ligado para trazer a você notícias, conversas e ponderações que valham o seu tempo. Para mergulhar na toca do coelho e conhecer a visão editorial do PdH, venha por aqui.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: