Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Projeto de Lei quer regulamentar blogs no Brasil. E agora?

Segue texto, conforme publicado no Olhar Digital.

Terça-feira, 06 de julho de 2010 às 18h05
Está em trâmite no Congresso Nacional um projeto de lei que prevê regular a atividade nos blogs brasileiros. Segundo o texto, os usuários devem ser obrigados a moderar os comentários publicados em suas páginas e todos os conteúdos comentados por anônimos serão de responsabilidade do blogueiro.
A proposta de número 7.131 foi apresentada no dia 14 de abril e é de autoria do deputado federal Gerson Peres (PP-PA). O projeto prevê que, com as novas medidas, os comentários sem autores também possam ser respondidos legalmente. Caso a lei entre em vigor, os donos de blogs que não concordarem com as novas regras poderão ser multados pelo Poder Judiciário em até R$10 mil.
Outra obrigação imposta pelo projeto é a identificação de todos os blogs brasileiros publicados na internet. Os responsáveis pelas páginas deverão ser cadastrados no site Registro.br, informando nome, RG e CPF.
A proposta argumenta que as medidas são necessárias devido à possibilidade de difusão de calúnias, injúrias e difamações por meio dos blogs. A regularização tentaria reduzir esses impactos na web.

Resumindo...


  • moderação de comentários deve ser obrigatória

  • todos os comentários, mesmo os anônimos, são de responsabilidade do blogueiro

  • donos de blogs que não concordarem podem ser multados em até R$10 mil

  • todos os blogs devem ser identificados por meio de nome, CPF e RG do dono

  • link para o projeto na íntegra, tem apenas 4 páginas, dá pra ler tudo: http://www.camara.gov.br/sileg/integras/755059.pdf

Quem é Gerson Peres (PP-PA) e como falar direto com ele?

Deputado em exercício desde 1983. Será ele um nativo digital?

Somente noticiar o absurdo do projeto e reclamar seria pouco. Está aí nossa contribuição. Qualquer deputado tem uma página oficial no site da Câmara, com telefone, FAX e formulário para contato direto.

Podem acessar por aqui a do Gerson Peres.

Enviei o seguinte:

Caro deputado Gerson Peres,
gostaria de manifestar minha opinião a respeito do projeto 7131/2010.
Acredito que tratar a internet como um mero suporte midiático tradicional é um caminho inadequado. Exigir a identificação de todos os blogs e fóruns por CPF e RG não vai coibir as calúnias e difamações. Seria tampar um ferimento de bala com band-aid, no longo prazo não vinga.
O debate profundo e a educação/inclusão digital são caminhos bem mais sólidos, acredito.
Sendo assim, deixo claro meu descontentamento e aguardo retorno, quero me envolver e acompanhar o desenvolvimento do projeto.
Abraço,

Afinal, muitos deputados não lêem o que assinam, como o CQC nos mostrou. Mas pior ainda somos nós, que nunca fazemos nada além de reclamar e tomar outro chopp pra embalar o papo.

Se divertiu com os 3:35 de vídeo? E a mensagem pro deputado, enviou também ou deixou pra "depois"?


publicado em 08 de Julho de 2010, 08:00
File

Guilherme Nascimento Valadares

Editor-chefe do PapodeHomem, co-fundador d'o lugar. Membro do Comitê #ElesporElas, da ONU Mulheres. Professor do programa CEB (Cultivating Emotional Balance). Oferece cursos de equilíbrio emocional e escreve pequenas ficções no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura