Que estádio daora! Conheçam o campo de Henningsvær Idrettslag, na Noruega

Um campinho de futebol lindo na ponta de uma ilhota pesqueira ao sul da Noruega encanta os olhos

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Asm selo png
  • 130x50 jpg

Henningsvær é uma pequena ilha no sul da Noruega, com uma pequena população de nem quinhentos habitantes (em 2013 eram 444) que vivem basicamente da pesca. Consegue-se chegar lá de carro, pela rodovia 816 e, lá, casinha aprazíveis pintadas de cores fortes, vermelho e laranja, verde e amarelo.

Dizem, e isso pode ser uma besteira grande que estou a escrever, que tonalidades muito saturadas são usadas nos locais da terra em que se neva muito por conta justamente do contraste que facilita a visão. Casas, roupas de crianças, tudo pra poder enxergar melhor.

Enfim, em Henningsvær tem um grande museu de arte moderna, o KaviarFactory, um tipo de cubo gigante e branco com diversas obras contemporâneas e uma vista maravilhosa para ilha da frente, Vesterøya.

Noruega, um baita país, essa paisagem bonita com casas lindinhas e um baita museu daora de se visitar. Mas essa nem é, ainda, a parte mais legal.

Descendo um pouco mais, e dá até pra ver no Google Maps, incrustado na geografia das pedras ríspidas e grosseiras da ilha, um retângulo esverdeado se destaca e, ao reparar melhor, damos de cara com o Henningsvær Idrettslag Stadion, que é meio estádio e meio campinho de futebol, sem arquibancadas, usado por membros do clube amador Henningsvær IL, que treina crianças.

Para chegar lá, um caminho uma rua estreita e reta passa em meio a estruturas de secagem de bacalhau, para enfim encontrar o pequeno estacionamento e a passagem de asfalto construída ao redor do campo para se poder assistir aos treinos e partidas.

 

 

 

O campo foi construído numa base de rocha sólida, local bem ruim para o avanço de casas e, consequentemente, do vilarejo. Na pedra foi aberta a pequena cratera retangular que hoje abriga o gramado sintético e os refletores que acendem com a ajuda de um gerador de energia para jogos e treinos noturnos.

Link YouTube

Link YouTube

Secagem de bacalhaus no caminho para o campo

Falando de futebol e Noruega, a seleção deles ficou em quatro lugar no grupo C das eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, e não se classificaram para o mundial.

Dos seus vizinhos, temos a novidade da primeira participação da Islândia, que passou liderando o grupo I, e a Suécia está na repescagem contra a Itália, seleção tetracampeã mundial.

A Finlândia também ficou pelo caminho, no penúltimo lugar do grupo I, na frente só de Kosovo.


publicado em 16 de Novembro de 2017, 00:00
13350456 1045223532179521 7682935491994185264 o

Jader Pires

É escritor e colunista do Papo de Homem. Escreve, a cada quinze dias, a coluna Do Amor. Tem dois livros publicados, o livro Do Amor e o Ela Prefere as Uvas Verdes, além de escrever histórias de verdade no Cartas de Amor, em que ele escreve um conto exclusivo pra você.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: