Que tal um outro olhar sobre os filmes que você ama?

Quando uma obra não é só mais uma obra.

Os vídeos essays invadiram o youtube em peso nos últimos anos. Diferentemente dos vlogs de opinião ou das resenhas que resumem a obra em um punhado de estrelas, eles mergulham fundo na exploração de diferentes quesitos presentes em, por exemplo, um filme, seja direção, fotografia ou roteiro.

E o cinema é justamente um dos temas mais abordados por esse tipo de canal, talvez por essa ser a arte que se sinta mais em casa no formato essay. Nomes já bastante conhecidos como o Every Frame a Painting, Nerdwriter e a Vox mesclam opinião e conhecimento em uma formatação visualmente chamativa - união perfeita entre o texto falado e a imagem em movimento.

Por exemplo, nesse vídeo o Nerdwriter destrincha o filme O Show de Truman e dialoga sobre o que a película pode nos ensinar sobre política.

O filme pode ser interpretado como uma alegoria ao sentimento de duas gerações distintas - a dos nossos pais que temiam pela vigilância em massa, e a nossa necessidade quase narcisista de sermos vistos, notados. Mais que isso, a inocência de Truman pode ser comparada com a nossa própria inocência de continuar acreditado em um sistema que simplesmente não funciona.

Mas, apesar das aparências, esse não é um formato de vídeo exclusivo do estrangeiro. Mantenho um canal no youtube (prestes a completar um ano de existência) onde compartilho o mesmo formato de vídeo essay, só que com idioma e pronúncia tupiniquim.

Convido-os a explorar alguns vídeos e a conhecer esse novo formato de análise e discussão.

Her e a solidão subjetiva do segundo plano

 

(500) Dias com Ela e a história contada pelas cores

 

A Rede Social e a maestria no storytelling

Se gostou e quer ver mais vídeos essay, dá uma olhada aqui.

Nos vemos nos comentários!


publicado em 18 de Outubro de 2016, 14:00
Willian

Willian Sousa

Jornalista meio formado, a outra metade dedica à literatura e aos contos escritos sem pretensão. Viciado em música brasileira de garagem, compartilha o que encontra em deviaouvir.com.br .


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura