Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

O que ganhamos com quem ganhou os prêmios Nobel de 2010

O Nobel é um dos prêmios mais prestigiados do mundo.

Sua origem é envolta em muitas lendas. O que se tem certeza é que o químico sueco Alfred Nobel foi o inventor da dinamite. Claro, o uso não foi dos mais pacíficos; seu invento foi elemento fundamental em muitas guerras. Já que o estrago já estava feito, Nobel procurava uma forma de deixar um legado diferente e salvar seu nome da lama.

Em 1895, Nobel deixou clara sua intenção quanto à fortuna acumulada ao redigir seu testamento: premiar aqueles que contribuíssem de forma relevante para a humanidade, inicialmente apenas nas áreas de conhecimento prático. Os primeiros prêmios foram entregues em 1901 e desde então várias personalidades já foram agraciadas, como Albert Einstein e Niels Bohr.

"To muito feliz por você e já deixo você terminar, mas saiba que o Nobel é um prêmio muito melhor!"

Diferente de muitos outros, esses prêmios realmente influenciam nossas vidas. Demonstro abaixo só o que interessa dentro das seis categorias que tiveram os prêmios anunciados na semana passada.

Prêmio Nobel de Física

Quem ganhou:Andre Geim e Konstantin Novoselov.

Por que foi premiado: pelas novas experiências e aplicações para o grafeno como estrutura bidimensional.

Como isso muda a nossa vida: por ser extremamente fino (tem a espessura de apenas um átomo), leve e mais forte do que o aço, poderá ser utilizado em telas sensíveis ao toque e como semicondutor em substituição ao silício em diversos eletrônicos, que provavelmente ficarão ainda mais baratos.

Link YouTube | O grafeno pode ser isolado a partir da grafite (não precisa nem ouvir as instruções pra entender).

Prêmio Nobel de Química

Quem ganhou:Richard Heck, Ei-Ichi Negishi e Akira Suzuki.

Por que foi premiado: eles desenvolveram novas técnicas para síntese de moléculas complexas de carbono, utilizando o paládio para unir átomos de carbono de forma mais fácil e estável, o que não era possível anteriormente.

Como isso muda a nossa vida: será útil para o desenvolvimento da indústria farmacêutica e também em alguns casos específicos na indústria eletrônica. A quantidade de medicamentos sintéticos que pode surgir a partir dessas técnicas é enorme. Vejo um sorriso no canto da boca dos químicos.

Prêmio Nobel de Literatura

Quem ganhou:Mario Vargas Llosa.

Por que foi premiado: O escritor peruano foi premiado por sua "cartografia das estruturas do poder e afiadas imagens de resistência, rebelião e derrota do indivíduo". É autor de obras que retratam as diversas manifestações políticas da América Latina.

O que muda na nossa vida: Ele já escreveu sobre o Brasil em sua coluna no El País, fazendo até mesmo duras críticas ao presidente Lula. Um pouco tendencioso vindo de um homem reconhecido por sua escrita a partir de pontos de vista e que já foi candidato à presidência do Peru, mas se mantém importante para entender o que se passa na política latino-americana.

Prêmio Nobel de Medicina

Quem ganhou:Robert G. Edwards.

Por que foi premiado: pelo desenvolvimento da técnica de fertilização in vitro, pela qual o óvulo é fecundado pelo esperma fora do útero.

Como isso muda a nossa vida: Na verdade, já mudou, porque essa técnica tem 32 anos! Estima-se que 10% dos casais no mundo sejam inférteis. Esse método já mudou muitas vidas desde sua proposição em 1978, sendo que muitos refinamentos foram feitos desde então. Ele é considerado seguro e eficaz. Tão eficaz que muitas vezes retribui em dobro, triplo...

Só assim para o Ricky Martin ter filhos.

Prêmio Nobel da Paz

Quem ganhou:Liu Xiaobo, ativista pelos direitos humanos.

Por que foi premiado: segundo a Fundação Nobel, "pela sua longa e não-violenta luta pelos direitos humanos fundamentais na China". Uma frase que com certeza provocou fúria no alto escalão chinês.

O que ganhamos: mais um exemplo de humanismo, que muitas vezes ignoramos.

O prêmio gerou bastante repercussão. O laureado está preso na China e eu te desafio a encontrar um chinês que more lá e saiba que houve premiação do Nobel da Paz esse ano. O próprio só ficou sabendo quando visitado pela esposa, colocada em prisão domiciliar assim que ele voltou para casa.

Sinto como se toda a atenção dada àquele caso da iraniana Sakineh Ashtiani se voltasse para esse caso. A China considerou uma ofensa, claro. Até mandou aviso dizendo que esse prêmio poderia prejudicar suas relações com a Noruega. Isso pode terminar mal.

Um detalhe: ano passado, a comemoração do nosso presidente pela premiação de Obama foi efusiva. Este ano, o governo brasileiro não disse uma palavra sobre o chinês.

Prêmio de Ciências Econômicas*

Quem ganhou:Peter A. Diamond, Dale T. Mortensen e Christopher A. Pissarides.

Por que foram premiados: elaboraram uma teoria que analisa a relação entre política econômica e desemprego.

O que muda na nossa vida: você com certeza tem algum conhecido (amigo, irmão, primo ou pior, cunhado) desempregado. Esse método tem por objetivo analisar por que tanta gente continua desempregada ao mesmo tempo que há tantas ofertas de emprego. Eu não fui dos melhores alunos em Economia I,  mas creio que essa teoria pode auxiliar e muito na definição de políticas públicas do Brasil.

* Economia é o único prêmio que não foi idealizado por Nobel, mas é entregue em homenagem a ele pelo Banco Central da Suécia. Foi instituído em 1969 e gerou tanto atrito que a partir de então foi decidido que não seriam criados novos prêmios em homenagem a ele.


publicado em 20 de Outubro de 2010, 08:36
89399bd29d6965db6b0f256284031a98?s=130

Pedro Bizareli

Finge pesquisar Fisiologia e Biofísica pra torrar a bolsa de iniciação científica em belos pratos de nhoque de espinafre à bolonhesa e em ávidas tentativas de marcar o segundo gol no PES. Responde no twitter por @bizareli.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura