A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Red Bull te dá Asas... no Rio de Janeiro!

Chega ao Rio de Janeiro pela primeira vez, uma etapa da Red Bull Air Race 2007, uma espécie de Fórmula 1... de aviões! O Cristo Redentor é testemunha das peripécias destes pilotos intrépidos cortando os ares da Cidade Maravilhosa. Mas o que é a Red Bull Air Race ?

Treino no Rio
Existe marketing melhor do que esse?

Trata-se de uma competição na qual os pilotos mais talentosos do mundo disputam, uns contra os outros, uma corrida baseada em precisão, talento e habilidade.

O objetivo é pilotar contra o relógio, num percurso desafiador tipo “slalom”, com direito a curvas fechadas, e passando por marcadores denominados “air gates” (portais aéreos), sendo dois tipos destes marcadores. Num deles, o piloto tem que passar entre as balizas (infláveis, claro) com as asas na vertical, e no outro, na horizontal. Se estourar uma baliza, ou errar a manobra, ele tem seu tempo aumentado. Quem fizer o menor tempo vence.

Mas não é só a velocidade que importa : A precisão é crucial, pois qualquer erro acaba incutindo em penalidades, que se traduzem em aumento do tempo obtido pelo piloto. Voar próximo ao chão em velocidades próximas a 400 km/h e ao mesmo tempo executar manobras intensas requer imensa habilidade, que só alguns pilotos no mundo possuem.

Esse é o motivo pelo qual a seleção dos pilotos é extremamente rigorosa e baseada na experiência e precisão destes. E tem que ser assim, pois os pilotos estão sob constante pressão, tendo que enfrentar forças de 10G. Não há espaço para erros !

Vê se não parece com aqueles pilotos russos malignos do filme Top Gun

O que faz a Air Race tão interessante para os espectadores é a proximidade. O vôo baixo num circuito compacto significa que o público pode acompanhar toda a ação com o máximo de proximidade.

A primeira competição mundial aconteceu em 2005, ocorrendo em 7 locais ao redor do mundo, com 10 pilotos competindo, sendo campeão o americano Mike Mangold. No ano seguinte, 11 pilotos disputaram 8 etapas, e o americano Kirby Chambliss foi coroado campeão mundial.

Reparem na animação da senhora gordinha

Em cada etapa, o vencedor leva 6 pontos, o segundo 5, e assim sucessivamente, até o sexto colocado que ganha 1 ponto.

Tão nova a Red Bull Air Race, e já há polêmica envolvida no novo regulamente. Nos anos anteriores, os pilotos tinham que percorrer o circuito duas vezes apenas, e aquele que fizesse o menor tempo, ganhava. Este ano houve mudança, agora o sistema é de playoff.

Alguém aí pediu com emoção?

Dois pilotos são emparelhados, e aquele que fizer o menor tempo elimina o outro, e assim até uma final. Apesar de tornar o evento mais emocionante, o sistema foi criticado pelos pilotos, pois aumenta o número de vôos, o que pode não só superaquecer a aeronave como potencializar a chance de erro pelo desgaste físico.

Êee... viva o Vovô! Red Bull vai dar uma levantada no passarinho dele!
O Vovô em sua caminhada rumo ao hotel onde vai receber seu "prêmio"

Confira a lista de pilotos e o calendário das provas de 2007:

Pilotos: Nigel Lamb (Grã-Bretanha), Peter Besenyei (Hungria), Kirby Chambliss (EUA), Nicolas Ivanoff (França), Alejandro Maclean (Espanha), Mike Mangold (EUA), Hannes Arch (Áustria), Micheal Goulian (EUA) , Sergey Rakhmanin (Rússia), Klaus Schrodt (Alemanha), Frank Versteegh (Holanda), Steve Jones (Grã-Bretanha), Paul Bonhomme (Grã-Bretanha)
Calendário: 6/4 – Abu Dhabi (Emirados Árabes); 21/4 – Rio de Janeiro (Brasil); 12/5 – Monument Valley (EUA); 2/6 – Istanbul (Turquia); 23/6 – Barcelona (Espanha); 15/7 – Interlaken (Suíça); 29/7 – Europa (A definir); 20/8 – Budapeste (Hungria); 1/9 – Porto (Portugal); 22/9 – San Diego (EUA); 13/10 – Acapulco (México); 4/11 – Perth (Austrália).
Site oficial: http://redbullairrace.com

obs: como esse evento é hoje, esse artigo teve prioridade. Amanhã, a continuação do artigo com dicas para proteger seu PC de vírus escrito pelo Daniel Ondeburg, pessoal.


publicado em 21 de Abril de 2007, 12:23
7375567d0f2c379b7588ce618306ff6c?s=130

Mauricio Garcia

Flamenguista ortodoxo, toca bateria e ama cerveja e mulher (nessa ordem). Nas horas vagas, é médico e o nosso grande Dr. Health.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura