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Resolva seus problemas com a companhia telefônica

Você só precisa de uma coisa para vir à ter problemas com uma companhia telefônica: um telefone pelo qual você seja responsável.

E poucas coisas são mais irritantes que tentar resolver um problema que envolva uma delas. Elas desenvolveram um “entrevero” burocrático que faz você dar voltas e mais voltas, falar com dezenas de atendentes e depois de 15 dias saber que voltou ao começo.

A dica que eu vou dar, é uma receita mágica, que fará seu problema ser solucionado com a ajuda da Anatel. Para balizar o poder da dica, quando eu tenho problemas com telefonia, geralmente as próprias empresas ligam para mim, à fim de resolver.

Partindo do princípio que sua reclamação tem fundamento, ou seja, não é defeito em seus aparelhos nem em sua instalação, tudo o que você precisa fazer é seguir este roteiro:


  1. Ligue para a operadora de telefonia, e sempre muito educadamente, relate seu problema com o máximo possível de detalhes ao atendente.

  2. Ao final da ligação, lembre, sempre muito educadamente, peça a ele o número do seu atendimento e anote, e diga, “eu aguardo solução dentro do prazo estabelecido”, caso ela não ocorra, eu vou falar com a Anatel.

  3. Caso o problema não se resolva dentro do prazo estabelecido, ligue novamente para a operadora, solicitando uma posição do encaminhamento. Anote o novo número de atendimento, e quando for desligar, diga que você estará ligando para a Anatel devido à demora.

  4. Logo que você desligar com a operadora, ligue para a Anatel. O telefone atual é 0800332001, mas você pode sempre da um pulinho no site deles e conferir se número não mudou.

  5. Quando você ligar, conte toda a história novamente, com o máximo de detalhes, e informe o número do seu atendimento na operadora, informe a data da solicitação inicial e a última informação que você recebeu da operadora.

  6. Arme-se de paciência e aguarde o prazo estabelecido pela Anatel, que são de 5 dias úteis.

  7. Muito provavelmente a operadora resolverá o problema dentro do prazo dado pela Anatel, ou entrará em contato com você (acredite, eles ligam) à fim de solucionar o problema.

  8. Caso você não tenha solução para o problema dentro do prazo estabelecido pela Anatel, ligue para a Anatel e peça um status de sua solicitação. Jà aconteceu comigo de a operadora ter a cara de pau de informar à Anatel que o problema foi solucionado sem ter sido.

Comigo, sempre que tive problemas com a operadora e usei este guia, resolvi a bronca em menos de duas semanas.

Ela funciona porque a Anatel tem o poder de aplicar multas às operadoras de telefonia.

E o ponto mais sensível de uma empresa é sempre o bolso.

Liguei para a Anatel no dia 22/12/2006 para confirmar a validade destas informações, que são um passo a passo do que eu fiz no passado, fui informado pelo atendente, que sim, isso ainda vale, na realidade ele foi até mais enfático, dizendo que se ao fim do prazo eu não tiver a solução, nem ligue mais para a operadora, liguei direto para a Anatel.

Artigo originalmente publicado no site Desenrolando, parceiro da PapodeHomem :: Lifestyle Magazine.


publicado em 28 de Dezembro de 2006, 16:18
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Desenrolando

Desenrolando ainda não nos disse nada sobre ele. Sim, também estamos curiosos.


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