A parte fundamental. Se a gente consegue descontrolar nossa própria respiração ao abrir nosso e-mail, imagina como deixamos de lado o respirar quando estamos correndo?
Pensar em passada, nos obstáculos do caminho, no tempo e no pace, pensamos o que vamos comer quando terminar, se vamos voltar ou começar a trabalhar (quem corre de manhã ou no cair da noite), banho, voltar pra casa, as contas, o e-mail de novo.
Calma.
Senta pra ler este texto.
Correr é uma linda maneira de se colocar em contato com a própria mente (por isso muita gente corre sem música) e a respiração é parte fundamental dessa conversa e importante para a própria prática de se exercitar corretamente, com qualidade, claro.
Disso, peguei na revista Go Outside essas sete dicas para respirar durante a corrida. Necessário demais entender e benéfico demais praticar. Certo?
1. Para começar
No aquecimento ou início do treino, mantenha a respiração o mais natural possível.
Conforme for aumentando a intensidade, ao perceber o aumento da frequência cardíaca e consequentemente o ritmo da respiração, procure cadenciar o ritmo, prolongando um pouco o tempo de inspiração e expiração, para atenuar a sensação de cansaço e evitar uma possível queda no rendimento.
2. Complemente com outras atividades
Procure associar à corrida a prática de outras modalidades que auxiliam no controle da respiração como yoga, meditação e natação.
3. Seja paciente
Se você é iniciante, não seja imediatista no desenvolvimento do seu ritmo de corrida, tenha paciência e procure aumentar a intensidade dos treinos gradualmente.
4. Encontre o ar puro
Correr em ambientes com maior presença de ar puro (parques, campos arborizados) tornam o treino mais leve e a respiração mais agradável.
5. Procure ajuda
Caso você tenha algum problema respiratório causado por desvios posturais ou condição pulmonar, procure pela orientação de um especialista em Medicina ou Fisioterapia Esportiva para dar suporte e auxiliar na melhora de seu condicionamento físico.
6. Exercite seu aparelho respiratório
Insira na sua rotina de treinos de preparação física exercícios de estabilização e rotação que desenvolvam os músculos das paredes torácica e abdominais, que são responsáveis pela mecânica respiratória.
7. Para terminar
Na parte final da corrida, quando se aproximar da distância alvo, ou em um trecho de subida durante o treino, passe a respirar pela boca, para suprir a necessidade de absorção de maior quantidade de oxigênio.
Treinando dessa forma, durante uma prova de corrida de rua, você saberá melhor como adequar a respiração de acordo com o percurso.
publicado em 22 de Novembro de 2017, 00:00