Respirar! 7 dicas para melhorar a respiração ao correr

Como praticar corrida sem ficar cansado demais ou deixar a respiração errada comprometer seus treinos

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

A parte fundamental. Se a gente consegue descontrolar nossa própria respiração ao abrir nosso e-mail, imagina como deixamos de lado o respirar quando estamos correndo?

Pensar em passada, nos obstáculos do caminho, no tempo e no pace, pensamos o que vamos comer quando terminar, se vamos voltar ou começar a trabalhar (quem corre de manhã ou no cair da noite), banho, voltar pra casa, as contas, o e-mail de novo.

Calma. 

Senta pra ler este texto.

Respira.

Solta.

Correr é uma linda maneira de se colocar em contato com a própria mente (por isso muita gente corre sem música) e a respiração é parte fundamental dessa conversa e importante para a própria prática de se exercitar corretamente, com qualidade, claro.

Disso, peguei na revista Go Outside essas sete dicas para respirar durante a corrida. Necessário demais entender e benéfico demais praticar. Certo?

1. Para começar

No aquecimento ou início do treino, mantenha a respiração o mais natural possível.

Conforme for aumentando a intensidade, ao perceber o aumento da frequência cardíaca e consequentemente o ritmo da respiração, procure cadenciar o ritmo, prolongando um pouco o tempo de inspiração e expiração, para atenuar a sensação de cansaço e evitar uma possível queda no rendimento.

2. Complemente com outras atividades

Procure associar à corrida a prática de outras modalidades que auxiliam no controle da respiração como yoga, meditação e natação.

3. Seja paciente

Se você é iniciante, não seja imediatista no desenvolvimento do seu ritmo de corrida, tenha paciência e procure aumentar a intensidade dos treinos gradualmente.

4. Encontre o ar puro

Correr em ambientes com maior presença de ar puro (parques, campos arborizados) tornam o treino mais leve e a respiração mais agradável.

5. Procure ajuda

Caso você tenha algum problema respiratório causado por desvios posturais ou condição pulmonar, procure pela orientação de um especialista em Medicina ou Fisioterapia Esportiva para dar suporte e auxiliar na melhora de seu condicionamento físico.

6. Exercite seu aparelho respiratório

Insira na sua rotina de treinos de preparação física exercícios de estabilização e rotação que desenvolvam os músculos das paredes torácica e abdominais, que são responsáveis pela mecânica respiratória.

7. Para terminar

Na parte final da corrida, quando se aproximar da distância alvo, ou em um trecho de subida durante o treino, passe a respirar pela boca, para suprir a necessidade de absorção de maior quantidade de oxigênio.

Treinando dessa forma, durante uma prova de corrida de rua, você saberá melhor como adequar a respiração de acordo com o percurso.


publicado em 22 de Novembro de 2017, 00:00
13350456 1045223532179521 7682935491994185264 o

Jader Pires

É escritor e colunista do Papo de Homem. Escreve, a cada quinze dias, a coluna Do Amor. Tem dois livros publicados, o livro Do Amor e o Ela Prefere as Uvas Verdes, além de escrever histórias de verdade no Cartas de Amor, em que ele escreve um conto exclusivo pra você.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: