Run boy, run! Como sair da inércia e começar a correr agora

Selecionamos os nossos melhores textos sobre corrida e reunimos numa sequência lógica para você se animar de vez

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Natal passou. A bonança da comida acabou. E o que ficou foram os quilinhos a mais. Logo logo você vai estar na praia (se é que já não está), vai colocar aquele sungão e vai notar que, bem, esse abdômen não nega que o peru estava uma delícia. E o bacalhau. E a maionese. E a farofa. E na verdade tudo aquilo que você comeu no ano.

Mas se essa época do ano pode ser cruel com a nossa autoestima, ela pode também servir de gancho para começar um projeto novo. E esse projeto já nasce com nome: seu corpo.

Abaixo, reunimos 6 artigos que prometem te arrancar dessa sofá (ou dessa cadeira de praia) e te motivar a começar a correr! Tudo muito bem explicadinho, com o perdão do trocadilho: passo a passo.

Começando por...

1. Você não é um animal de zoológico: como fugir da jaula humana e recuperar a saúde primal

Talvez a sensação sufocante de ficar horas sentado na frente de um computador esteja um pouco mais distante de você nesse recesso, mas eu aposto que você sabe do que eu tô falando. Talvez o próprio fato de você fugir pra praia ou pro meio do mato na primeira oportunidade que tem, signifique que tem algo de errado com o seu dia a dia. Talvez, só talvez.

Mas se esse for o seu caso (como é o meu!), nesse artigo introdutório escrito pelo Jonathan Mead, ele vai te explicar como romper a inércia e começar a incorporar exercícios fáceis no seu dia a dia para começar a preparar o terreno para objetivos maiores.

2. Quer voltar a praticar esporte? 10 exercícios pra deixar o corpo ativo novamente

Agora que você já aqueceu o tema, chegou a hora de ir adiante. Nesse texto, o Jader Pires vem nos mostrar o guia que ele achou lá na revista Go Outside com 10 exercícios explicadinhos para você se aquecer, agora de verdade, para a sua corridinha. Tem até ilustrações mostrando a posição exata dos exercícios.

Só segura a empolgação e lembre de começar devagar.

3. Como começar a correr

Se você foi um bom aluno até aqui, já vai ter aprendido vários exercícios de fortalecimento e aquecimento para antes da corrida. Então é chegada a hora de começar a falar da prática em si.

Nesse artigo, o Jader vem novamente nos explicar como ele superou uma lesão e um completo despreparo físico para conseguir completar uma corrida de 6 km em alguns meses. Ele era totalmente sedentário e conseguiu. Com mais ou menos esforço, você conseguirá também. Basta seguir as dicas e prestar atenção nos alertas que ele faz. Força!

4. Como escolher um bom tênis de corrida

Amigos nossos mineiros, vivemo nos dizendo que paulista tem mania de só começar uma atividade nova quando tem absolutamente todos os equipamentos necessários. E isso, muitas vezes, acaba funcionando como desculpa para nunca começar... Eu acho que isso é puro bairrismo deles. Mas independentemente de onde você é, se você tiver esse problema é agora mesmo que nós vamos solucioná-lo.

Nesse artigo feito pelo Igor Oliveira, você vai encontrar todas as dicas para encontrar um bom tênis de corrida pra você, de acordo com a sua pisada, o seu gosto e até com o seu bolso!

5. Respirar! 7 dicas para melhorar a respiração ao correr

No nosso quinto texto, o Jader volta para falar sobre um detalhe tão passageiro quando fundamental: respirar.

Acredite, muita gente não consegue ou desiste de correr porque simplesmente respira errado durante a corrida. Sabe aquela dorzinha que você sente de baixo das costelas? Eu já senti isso, ele já sentiu isso e aposto que você também. Para evitá-la, aqui vão nossas dicas.

6. Como acompanhar direito o seu desempenho em exercícios físicos: Um guia prático

Para finalizar com chave de ouro, o Alberto Brandão chegou para não deixar a peteca cair no final.

Assim como a falta de aquecimento, de equipamento e de respiração adequada, uma outra coisa que impede muita gente de correr é a motivação. E em grande parte essa falta de motivação se deve ao fato de você não notar seu progresso. É por isso que o Brandão te mostra nesse artigo como acompanhar seu desempenho, os resultados e os reflexos no seu corpo, para que você não tenha mais desculpas para ficar parado. Corra! 

***

Se me permitem acrescentar mais uma coisa, se você está convencido de começar a correr, é claro que não vai cumprir todas essas etapas de uma vez, portanto, salve esse link, agende um alarme na sua agenda e volte sempre que precisar para dar o próximo passo nessa caminhada.

Ou deveria dizer corrida?


publicado em 26 de Dezembro de 2017, 00:05
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Breno França

Editor do PapodeHomem, é formado em jornalismo pela ECA-USP onde administrou a Jornalismo Júnior, organizou campeonatos da ECAtlética e presidiu o JUCA. Siga ele no Facebook e comente Brenão.


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