"Sargento e merda pra mim é a mesma coisa" | Curta PdH #2

O Dia Em Que Dorival Encarou a Guarda.

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

Nem só de gols de cabeça vivia o atacante Jardel. É dele uma das frases mais célebres do universo boleiro tupiniquim: “clássico é clássico, e vice-versa”.

Diante dessa verdade absoluta, me sinto impelido a colocar nessa nossa lista clássicos do curta-metragem nacional que, mesmo que alguém já conheça, não poderiam ficar de fora.

É por isso que essa semana tem “O Dia Em Que Dorival Encarou a Guarda”, filme do Jorge Furtado, feito nos anos 80.  

O Furtado é conhecido por, entre outras coisas, ser diretor do também excepcional “Ilha das Flores”, filme sensação dos professores de Geografia, História e Sociologia (com muita razão).

No “Dorival” (agora com intimidade), já é possível reconhecer vários dos traços recorrentes dele como cineasta: uso da repetição na narrativa, a estrutura cíclica, o bom humor para tratar de temas espinhosos e tudo o mais. Sem mais delongas, o filme:

Anos depois o Furtado faria o que, pra mim, é a maior comédia brasileira dos últimos não sei quantos anos: “Saneamento Básico” (disponível no Netflix).

Vocês viram algum(s) deles? Se sim, comente ai embaixo. Dicas de curtas pra alimentar essa coluna também são bem vindas.

Até a próxima!

***

Curta PdH é um espaço sobre filmes de curta duração e grande relevância. Filmes que ajudem a entrar em contato com diferentes imagens, narrativas e vivências, além de permitir que, em algum grau, nossa visão de mundo seja ampliada.


publicado em 24 de Outubro de 2016, 11:00
File

Paulo Leierer

Escreve e dirige (tirou sua carta em 2003). É apaixonado por cinema desde que viu "Esqueceram de Mim" e morre de vergonha de escrever em terceira pessoa.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: