Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Show do Jethro Tull no Brasil?

Pra variar estou aqui mais uma vez pra falar de shows que bandas “estranhas e desconhecidas” farão no Brasil. Já falei do Rush, que veio ao Brasil em outubro de 2010, e do Yes,  que vimos em novembro. Agora é a vez do Jethro Tull (ou pelo menos parte dele).

Segundo a definição da Wikipedia:

"Jethro Tull é uma banda de rock, formada em Blackpool (Inglaterra), em 1967. Sua música é caracterizada pelas letras, o estilo vocal cheio de maneirismos e o trabalho único na flauta de ser líder Ian Anderson, além de uma complexa e pouco usual construção musical."

Essa história de "trabalho único na flauta" faz parecer que, às vezes, quando você ouve alguma música dessa banda, você está sendo transportado diretamente para a Idade Média, dentro de uma festa folclórica dentro de alguma floresta da Inglaterra. Bem ao estilo dos filmes de fantasia. Veja um exemplo abaixo:

Link YouTube | Festa na floresta ou um concerto de rock?

A composição da banda sempre foi bem flutuante. Entre entradas e saídas de baixistas, guitarristas e tecladistas, o vocalista Ian Anderson e o guitarrista Martin Barre são os únicos que entraram no início da banda e permanecem até hoje (Martin Barre entrou pouco após a banda iniciar suas atividades). Por conta disso, são considerados os líderes da banda e, por isso, são os maiores responsáveis pela sonoridade das músicas.

A química entre esses dois músicos é realmente bem interessante. Eles conseguem compor músicas com peso de rock e erudição ao estilo de música clássica. Separados, eles tem estilos próprios mais bem definidos. Se você ouvir os discos solos de cada um vai entender o que quero dizer.

Algumas músicas da banda tem forte crítica social, como "Aqualung", que a tira do rótulo de bandas de rock com músicas vazias. Provavelmente você já deve ter escutado essa música antes, pois ela é o maior sucesso da banda.

Link YouTube | “Sentado em um banco no parque, olhando, com segundas intenções, as garotinhas...”

O show vai acontecer em São Paulo. Não será com o Jethro Tull, mas Ian Anderson. É uma linha de shows paralelos que o Ian está fazendo em um formato acústico e mais instrumental, com músicos convidados, tocando músicas da banda e de seu projeto solo. Vale a pena da mesma forma.

Data: 14 de maio de 2011
Onde: Credicard Hall – São Paulo
Ingressos à venda online aqui.

Já comprou seu ingresso? Eu já!

Ele envelheceu. A flauta e a música não.

publicado em 08 de Março de 2011, 05:01
1c43c35a9fcce3811a46392a3e697798?s=130

Danilo Scorzoni Ré

Engenheiro Florestal, amante da natureza e de ecoturismo. Apesar de ambientalista, não gosta de eco-chato e ainda acredita na capacidade do ser humano em promover um futuro melhor. É @dscorzoni no Twitter.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura