A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Muito além das redes sociais: sites fora do eixo para explodir sua cabeça

Qualquer coisa parecida com uma rotina casa-trabalho-academia-balada repetida exaustivamente é o bastante para tirar toda alegria de uma vida. Da mesma forma, se você só abre o computador para acessar email-facebook-twitter, como tanta gente faz, não tem como você não achar que a internet está chata.

O seu Facebook vai continuar sendo soterrado pelas ideias idiotas que os seus amigos resolvem compartilhar. O Twitter vai continuar sendo o antro de negatividade e amargura que é hoje. As indiretas nunca são para você. Reclamar não vai adiantar nada, e, vamos assumir, você não vai tirar um tempo para fazer aquela limpa nos “amigos” que só postam bobagens.

Meu conselho? Vá procurar grama mais verde. Continue usando o Facebook, claro, mas reserve mais tempo para dar uma passeada por lugares mais inspiradores na internet. Saia do eixo. Entre em outras órbitas de interesse.

O Guilherme falou – e muito bem – sobre esse assunto na nossa capa de hoje. Este post funciona como uma espécie de continuação daquele, sugerindo a seguir alguns sites que consideramos completamente fora do eixo.

Brain Pickings

Brain Pickings

Da própria definição do site:

"O Brain Pickings é um motor de descoberta de coisas interessantes movido a humanos, puxando e curando coisas que atiçam a curiosidade em diversas disciplinas, e separando o sinal do ruído para trazer a você coisas pelas quais você não sabia que tinha interesse até ler."

Uma ode à criatividade e ao senso de maravilha com o mundo em forma de blog. Você também pode assinar uma newsletter para receber o conteúdo por email. Alguns de nós aqui no PapodeHomem lemos religiosamente.

The SixtyOne

TheSixtyOne

Sente-se, relaxe e ouça músicas novas. O T61 é um palco virtual onde você tem infinitos novos artistas brigando pela sua atenção e pela sua aprovação. Uma sutil camada de jogo (com pequenas missões e pontos de experiência) incentiva a descoberta e a navegação pelos recursos do site.

Já descobri algumas das minhas bandas e artistas favoritos aqui. Recomendo demais para quem gosta de música boa.

Open Culture

Open Culture

Muitos dos sites dessa lista oferecem textos enormes, conteúdo interessantíssimo, mas "pesado". O OpenCulture oferece mídia, com bastante ênfase em vídeos.

Há coisa extremamente do caralho por lá, como gravações perdidas (até recentemente) de duetos de Johnny Cash com Bob Dylan, vídeos científicos e filmes grátis de diretores como Hitchcock, Tarkovsky e Charlie Chaplin.

Curadoria foda, feita por um dos diretores da universidade de Stanford.

Edge

Edge

O Edge é uma grande mesa redonda virtual entre algumas das maiores mentes do mundo atual. A cada ano, é proposta uma pergunta, que deve ser respondida pelos participantes, cada com usando seu ponto de vista e experiências únicas para jogar uma luz a respeito daquele mesmo tema.

A pergunta de 2012 é: "Qual a sua explicação favorita que seja profunda, elegante ou bela?" Desde 2005, as respostas viram um livro no fim do ano.

BigThink

Big Think

O BigThink se define como um "fórum de conhecimento". Eles buscam ideias entre milhares de colaboradores e, quando as encontram, as trabalham até encontrar a sua essência, usando as ferramentas e possibilidades da web, e só então publicam.

Foi eleito pela revista TIME em 2011 o melhor site para notícias e informação. Não é pouca coisa.

Psyblog

A nossa mente é um dos meus assuntos favoritos, por isso eu particularmente gosto tanto de psicologia. Com a tagline "understand your mind", o PsyBlog está cheio de conteúdo incrivelmente interessante.

No momento em que eu escrevo isso, alguns dos textos mais recentes são sobre como sonhar acordado pode ser ruim para nossas metas, até que ponto é normal "viajar" enquanto se lê um livro e os aspectos positivos da inveja benigna. Só coisa interessante.

Blogs do Harvard Business Review

HBR Blog Network

Para quem se interessa por negócios e empreendedorismo, a home agregadora de blogs do Harvard Business Review é uma mina de ouro de conhecimento.

Em revistas mensais sobre o assunto que encontramos no Brasil, lemos muita encheção de linguiça e "mumbo jumbo". Aqui estão as maiores cabeças da área, falando sobre as questões mais importantes e atuais.

Technology Review, do MIT

Technology Review

A Technology Review foi a primeira revista de tecnologia do mundo (estreou em 1899) e, com o pedigree do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, desde então enxergam o futuro da tecnologia acontecendo antes de todo mundo. Neste site estão os artigos e ideias que ajuda a entender as tecnologias de hoje e guiar as de amanhã.

Longreads

Longreads

Artigos longos, de mestres ensaístas e jornalistas. Reportagens lendárias do New York Times, New Yorker, The Atlantic, Esquire, Wired e dezenas de outras publicações. Textos que nós do PdH lemos e relemos em busca de um dia escrever tão bem quanto. Tudo compilado em um único local, com mecanismo de busca que filtra por tamanho e tempo de leitura.

Nem tente lê-los no escritório, no computador, sentado de frente para a sua mesa. Esses artigos devem ser lidos em algum tablet, celular, Kindle, ou mesmo impressos em papel, mas de modo confortável.

Overmundo

overmundo

"Nenhuma equipe de jornalistas, não importa seu tamanho ou competência, consegue cobrir ou filtrar a quantidade cada vez maior de coisas importantes que acontecem pelo país. O grande desafio proposto pelo Overmundo é o de que você também participe e contribua para a difusão da produção cultural brasileira em toda a sua diversidade."

Adaptando moldes e ideias de interação propostas por sites como Digg e Reddit para um contexto cultural brasileiro, o Overmundo destaca aquilo que os próprios usuários consideram relevante.

Amálgama

Atualidades, cultura, política, ciências e outros assuntos em português do Brasil, sob o olhar de diversos autores (ao menos um dos quais já publicou também aqui no PdH).

!sso não é normal

"O !ÑÉNormal é um site criado para discutir as mudanças climáticas no Brasil e as formas de se preparar para elas para minimizar seus efeitos negativos. (...) Focamos nosso olhar em uma cidade (São Paulo), um estado (Santa Catarina) e uma região (o Nordeste), porque consideramos esses três estudos de caso reveladores sobre o Brasil todo."

Um enorme trabalho de jornalismo, abordando múltiplos aspectos de um única e longamente ramificada pauta. Interessantíssimo.

Pública

Pública

A Pública, nossa parceira, é uma agência independente de jornalismo investigativo e reportagens. As pautas são de interesse público e muitíssimo bem executadas, e todo o conteúdo é livre para ser reproduzido, já que eles trabalham com licenças Creative Commons.

Colabore

Esta lista, como quase todas as outras na internet, está incompleta. Atualizaremos ela com mais sites sugeridos por vocês – desde que sejam descaralhantes como estes que listamos. E aí, o que você considera fora do eixo?


publicado em 14 de Junho de 2012, 14:42
File

Fabio Bracht

Toca guitarra e bateria, respira música, já mochilou pela Europa, conhece todos os memes, idolatra Jack White. Segue sendo um aprendiz de cara legal.\r\n\r\n[Facebook | Twitter]


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura