Sobre armas e guerra

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

As palestras TED sempre impressionam pelo naipe das ideias e dos palestrantes. Dessa vez, um militar – o general Peter van Uhm, Chefe da Defesa da Holanda (abaixo somente do Ministro da Defesa) – subiu ao palco para dar uma perspectiva surpreendente sobre aquilo que provavelmente entende melhor: armas e guerra.

Link TED | Entendam: é um chefe das forças armadas. No TED. Definitivamente, não é qualquer zé ruela falando.

Abaixo, alguns dos trechos que mais me chamaram atenção, e por quê.

“Eu não estou aqui para falar sobre a glória das armas. Eu não gosto de armas.”

Ele nos fala sobre o paradoxo que é usar a violência para lutar contra a violência. Mas faz isso de forma coloquial e humilde, contrariando o estereótipo do militar de alta patente que é arrogante e ignorante.

“Olhando para esta arma, somos confrontados com o lado feio da mente humana”

Vemos violência todos os dias nas ruas e nos telejornais. Glorificamos a violência nos filmes. Tudo "numa boa". A grande maioria de nós jamais sequer pegou numa arma de fogo. Nos sentimos mal só de ter uma arma perto de nós. Mesmo assim, do conforto dos nossos sofás, batemos palmas e quase temos orgasmos quando a polícia faz uso da força.

“Uma arma não é um instrumento de macho para alguém se vangloriar”

Temos uma relação complicada com nossas forças policiais e militares, graças (em parte) ao período da ditadura. Costumamos nos referir a eles como corruptos e torturadores, e não como pessoas que defendem a nós e aos nossos direitos.

“Fazer guerra simplesmente não é mais a melhor opção"

O general Peter sonha com o dia em que exércitos possam ser dispensados. Talvez só quando entendermos de verdade o que é a violência e para que serve uma arma.


publicado em 03 de Fevereiro de 2012, 08:13
2b14c45792f8cd34c33df4d9e7ca49fe?s=130

Rafa Monteiro

Músico, nerd, gamer. Tem 29 anos, mas ainda não aprendeu a mentir. Conta piadas hediondas de efeito moral. Seu projeto de vida é tirar um ano sabático para viajar pelo mundo, palestrar no TED e zerar sua Fender Strato no hard. Tem um blog sobre guitarrismos com tiragem devezemquandenal. No twitter: @_rafa_monteiro_


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: