A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Técnico em radioterapia faz máscara do Homem-Aranha pra encorajar criança a enfrentar o câncer

Um exemplo positivo para outros homens e profissionais da área de saúde

David Vinicius Albino, de Jundiaí, tem 6 anos e já enfrenta uma grande luta contra um câncer no cérebro.

Como parte do tratamento, são necessárias sessões de radioterapia. Mas ficar imóvel durante os longos dez minutos de cada sessão nem sempre é fácil, não à toa existem as máscaras termoplásticas. Elas ajudam no posicionamento e imobilização do paciente em tratamento. O objetivo é garantir que o medicamento seja efetivo na área correta delimitada pelo médico, sem emanar radiação desnecessária.  

Para crianças, o procedimento pode ser especialmente desconfortável e assustador. Quando David chegou no hospital, o técnico responsável pelas sessões, Marcelo Alves de Carvalho, teve a ideia de customizar a máscara dele, deixando igual à do Homem-Aranha

A máscara
Durante a sessão
David com a equipe do hospital em Jundiaí

Marcelo explicou ao G1 semana passada que "existe a previsão de que as próximas crianças que iniciarem o tratamento poderão escolher o seu super-herói para confecção da máscara". Marcelo ainda brincou dizendo que, se pudesse, faria uma máscara o Homem de Ferro, seu herói favorito.

Apuramos por aqui que na verdade isso já foi feito em 2015, e no Brasil mesmo, no Hospital do Câncer em Muriaé, Minas Gerais.

Lá a máscara foi para Luis Sérgio, de apenas 4 anos. Ele foi a primeira criança dessa idade a fazer o tratamento radioterápico completo sem anestesia — a mãe credita isso à máscara, pois as demais crianças costumam ficar muito inquietas e precisar da anestesia.

Vejam que alegria — vale muito ler o tocante relato completo, na página do próprio hospital:

Luiz Sérgio com sua máscara termoplástica do Homem de Ferro
Indo pra mais uma das 30 sessões
Ao final do tratamento, ele quis levar a máscara pra casa
Com a equipe do hospital
Luiz com seus pais

É uma alegria pra nós ver homens que cuidam, como esses criativos técnicos de radioterapia. Homens sendo afetuosos, ocupando espaços e expressando inteligências que muitas vezes são associadas apenas às mulheres.

Que essa notícia possa inspirar mais hospitais, médicos, técnicos e profissionais da saúde país afora!

Mais leituras sugeridas, sobre homens e carinho:


publicado em 24 de Fevereiro de 2017, 19:21
Logo pdh png

Redação PdH

Mantemos nosso radar ligado para trazer a você notícias, conversas e ponderações que valham o seu tempo. Para mergulhar na toca do coelho e conhecer a visão editorial do PdH, venha por aqui.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura