A maioria de vocês já sabem que somos grandes entusiastas do TED, compartilhando do seu propósito de existência e ajudando a espalhar ideias inovadoras que possam mudar, efetivamente, algo no mundo. Durante meses, apoiamos oficialmente e cobrimos através de um canal Mecenas, aqui no PdH, o TEDx Amazônia. Publicamos diversos relatos falando do ser humano, da biodiversidade e tantos outros temas tentando levar um pouco do que vivemos no TEDx para os leitores.
Bem, hoje começamos uma nova fase deste canal, marcando nosso apoio ao TEDxCampos, evento que será realizado no dia 11 de Junho no Grande Hotel em Campos do Jordão. Vamos discutir a cultura de nutrição e gastronomia, entrevistando palestrantes e produzindo artigos originais.
O que o TEDxCampos se propõe a fazer?
Ao contrário do que acontece com o nosso corpo, alimentar o cérebro nunca é demais. E é com isso em mente que reuniremos profissionais e pensadores das mais diversas áreas do saber para falar sobre gastronomia e nutrição. Um dia de palestras, discussões e troca de ideias, em que o conhecimento será o prato principal e muito mais do que simples receitas serão compartilhadas.
Ao total serão 16 palestrantes em um dia intenso, com palestras curtas (de 5 a 20 minutos) e altamente impactantes. Foi assim em todos os TEDx que já estivemos e isso é contagiante, pois quebra a monotonia de um dia com mais de
uma dezena de falas. Afinal, ninguém aguentaria 8 palestras de 1 hora sem descanso, certo?
Dentre os 16, alguns já foram confirmados, como Paulo Tiefenthaler do Larica Total e o chef americano Gerry Garvin, cozinheiro de mão cheia, apresentador do programa “Cozinhar é Simples” no GNT e autor de inúmeros livros de culinária.
Link vídeo | Gerry Garvin em ação
Particularmente, tenho uma relação tão antiga quando me recordo com a gastronomia, tendo escrito e publicado diversas receitas aqui no PdH. E fico extasiado com a produção de um TEDx em torno disso e principalmente, por trazerem figuras tão práticas e sem firulas quanto os palestrantes que estão sendo anunciados.
Nada contra chefs ganhadores de 3 estrelas no Michelin, mas acredito na culinária simples, acessível a qualquer mortal. Com pratos nos quais o aprendiz consiga fazer, no mínimo, algo parecido com o que é ensinado. Isso é praticidade, é o que buscamos ao aprender novas receitas e truques na cozinha.
Porém, só 100 pessoas serão selecionadas para participar...
Como todos os demais TEDx, o evento não possui taxa de inscrição. Para fazer parte, siga os pontos abaixo:
1. Você precisa primeiramente querer muito ir. Se não é o seu caso, pare de ler este artigo agora.
2. Próximo passo, preencher a ficha de inscrição (é bem longa) e contar um pouco sobre a sua vida. Serão somente 100 escolhidos, então dê o melhor de si.
3. Compartilhe com seus amigos que você se inscreveu e conte para eles sobre o que é oTEDx Campos. Siga no twitter @tedxcampos e fique por dentro das novidades, novos palestrantes econfirmados.
4. Se for twittar, use sempre a hashtag #tedxcampos
5. Por fim, seja paciente e cruze os dedos. A organização fará contato com os 100. Para abrir o apetite, deixo essa fantástica palestra de Jamie Oliver:
Link vídeo | ative as legendas em português do Brasil
Nos vemos lá!
publicado em 19 de Abril de 2011, 17:30