Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

The Overview Effect: O planeta visto do lado de fora

Nota do Editor: Há alguns dias, soltamos por aqui um texto que fala sobre a expressão sawubona, que quer dizer "eu vejo você". Nele, Orlando Bishop fala um pouco sobre o que isso realmente significa em termos de interação humana. Não deixe de assistir, antes de continuar a ler aqui.

* * *

É fácil a gente se perder em meio às milhares de ocupações e distrações com as quais entramos em contato todos os dias. É muito fácil sermos tomados por esse fluxo contínuo de atividades e seguirmos focados apenas naquilo que parece mais importante: nós mesmos. É fácil nos desconectarmos e seguirmos pensando que estamos separados, que as ações que tomamos dentro do nosso cercadinho não influenciam quem está ao redor.

Este é um lembrete precioso.

Link Vimeo

Quando necessário, sempre tenho de fazer um esforço bem grande para trazer de volta à mente um fato que deveria estar na base dos nossos movimentos: estamos todos conectados.

Às vezes dou sorte e alguma coisa pula na minha frente trazendo de volta essa percepção. Foi o caso deste vídeo, chamado "The Overview Effect", feito pela ocasião dos 40 anos da fotografia "Blue Marble" – Bolinha Azul, em tradução livre –, uma das primeiras e mais famosas imagens que temos do globo terrestre.

Caso você tenha chegado até aqui e não tenha dado o play no vídeo lá em cima, vários astronautas dão depoimentos sobre a sensação de estar no espaço e olhar de volta para a Terra. O que é chamado de "Overview Effect", uma espécie de espanto, admiração, como se finalmente caísse a ficha sobre o fato de que estamos mesmo em um lugar só, na mesma casa. Uma consciência súbita a respeito da beleza e fragilidade das condições que nos mantém vivos.

Espero que consigamos nos lembrar mais vezes disso.

The Blue Marble, tirada em 7 de Dezembro de 1972 pela tripulação da missão Apollo 17, a uma distância de aproximadamente 45.000 km da Terra, a caminho da Lua

publicado em 03 de Março de 2013, 12:26
Avatar01

Luciano Andolini

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Facebook e Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura