Time de futebol transgênero, o "Meninos bons de bola", dá aula de união

Eles jogam bola e discutem namoro, tratamento hormonal e cirurgias. Hoje, 17/05, é o Dia Internacional da Luta contra Homofobia e Transfobia.

  • Nossos atuais Mecenas:
  • 130x50 jpg
  • Asm selo png

Homem é quem se sente homem.

Impossível não respeitar a força dessa turma. Se reúnem todo domingo em uma quadra de futebol em SP, há nove meses. São um time de futebol formado por rapazes transgêneros (que nasceram biologicamente do sexo feminino mas se identificam como masculino).

A ideia veio do orientador socioeducativo transgênero Raphael e da psicóloga Moira Escorse. Os dois trabalhavam juntos no Centro de Referência e Defesa da Diversidade (CRD) da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Em uma excelente matéria no G1 (vale muito ler tudo por lá!), Raphael — que tem 30 anos, nasceu mulher e se identifica como homem — disse:

“Pesquisei e vi que muitos meninos transgêneros já tentaram suicídio e estavam saindo ou entrando em uma depressão, como eu. Junto com a Moira, pensamos: ‘Por que não fazer uma atividade que una esses meninos como uma família para conversar sobre hormônios, cirurgias e namoradas?’

Depois da primeira partida, sentamos em círculo e cada um contou um pouco da sua história. Foi bem forte. Somos invisíveis ainda e temos necessidade de falar. 

Hoje, se um de nós compartilha pensamentos negativos, acolhemos. Damos bronca, parabéns, nos incentivamos. Nos tornamos uma família.

Treino dos 'Meninos Bons de Bola', time composto só por homens transgêneros que se reúne semanalmente para 'pelada' seguida de bate-papo (Foto: Fábio Tito/G1)
Treino dos 'Meninos Bons de Bola', time composto só por homens transgêneros que se reúne semanalmente para 'pelada' seguida de bate-papo (Foto: Fábio Tito/G1)
Raphael Martins, idealizador do time 'Meninos Bons de Bola' (Foto: Fábio Tito/G1)
Bernardo Gonzales, goleiro no time 'Meninos Bons de Bola' (Foto: Fábio Tito/G1)
Pedro Eduardo Vieira dos Passos, pivô do time 'Meninos Bons de Bola' (Foto: Fábio Tito/G1)
Gabriel Henrique, de 23 anos, é atacante no time 'Meninos Bons de Bola' (Foto: Fábio Tito/G1)
Robert Costa é pivô no time 'Meninos Bons de Bola' Foto: Fábio Tito/G1
O time todo reunido! Foto: Fábio Tito/G1
Perisatto Simone, goleiro do time 'Meninos Bons de Bola' (Foto: Fábio Tito/G1)
Tiely Santos joga como fixo no time 'Meninos Bons de Bola' (Foto: Fábio Tito/G1)
Pietro Henrique é o técnico do time 'Meninos Bons de Bola' (Foto: Fábio Tito/G1)
João Gabriel Lopes, o 'Gold', é ala esquerdo do time 'Meninos Bons de Bola' (Foto: Fábio Tito/G1)

Leituras para se aprofundar:


Nota: o livro sugerido é um link afiliado nosso na Amazon. Ao comprar qualquer produto por meio dele, você ajuda o PdH a se manter vivo. Junto com vocês, vamos alcançar nosso sonho de não depender mais da publicidade para nos sustentar. A casa agradece!


publicado em 17 de Maio de 2017, 12:13
Logo pdh png

Redação PdH

Mantemos nosso radar ligado para trazer a você notícias, conversas e ponderações que valham o seu tempo. Para mergulhar na toca do coelho e conhecer a visão editorial do PdH, venha por aqui.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: