Todas as cidades de Bob Dylan

Se há uma coisa na qual Bob Dylan é bom é em criar atmosferas exóticas e ambientes nebulosos. É frequente suas músicas tratarem de objetos tangíveis como conceitos abstratos e conceitos abstratos como objetos tangíveis, construir personagens e cenas atribuindo qualidades, situando as histórias em locais específicos.

Há diversas canções que citam locais, que dão todo o tom do mundo no qual suas histórias se passam. Um mundo nebuloso, etéreo, noturno, cheio de bandidos, tramas, conspirações, casamentos, divórcios, assassinatos, prisões injustas, circos, palhaços. Um mundo no qual existe mágica e todo tipo de bruxaria, mesmo em meio à cidade, mesmo em meio à sujeira.

Para marcar o aniversário de 72 anos do Dylan e de 50 anos do álbum The Freewheelin' Bob DylanThomas Bollier, Chris Kirk e Richard Kreitner criaram um mapa interativo marcando cada cidade ou local citado por Bob Dylan. Lá você pode ver quais cidades e em que canções e contextos elas foram citadas.

Bem legal.

Clique na imagem para ir até o mapa
Clique na imagem para ir até o mapa

Se ainda não conhece, aproveita e ouve aí o The Freewheelin' Bob Dylan, vai.

Link Youtube


publicado em 19 de Junho de 2013, 07:00
Avatar01

Luciano Andolini

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Facebook e Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura