Top 5 filmes inesquecíveis com carros | Garagem #7

Para sentir a emoção e ficar com o sangue cheio de gasolina.

  • Nossos atuais Mecenas:
  • 130x50 jpg
  • Asm selo png

O meu pai é um grande figura.

Tenho uma relação muito legal com ele desde pequeno e muito do meu senso de humor vem dele e das piadas que ele me conta – algumas até no melhor estilo Pavê ou Pacumê.

Porém uma das poucas coisas que não funciona direito entre nós é assistir filmes de ação. Ele, como engenheiro de formação e profissão sempre acaba levando um pouco a sério demais os filmes de Hollywood. Um dia fomos assistir 007 – O Mundo Não é o Bastante (sim eu sei faz tempo) e em uma das cenas mais eletrizantes acontece durante uma perseguição entre lanchas. Em um certo momento nosso herói salta da água para uma avenida e continua a acelerar no asfalto. Enquanto eu me agarrava à cadeira, o silêncio foi interrompido pelo meu pai:

—Ahhhhh, como assim, poxa??! Uma lancha acelerando no asfalto é impossível! Que filme mais mentiroso!

Bom, pensando racionalmente, sou obrigado a concordar com ele. Porém, para viver a experiência completa de um filme como esse, temos que deixar de lado alguns conceitos – como a física básica, por exemplo – para curtir de verdade o filme.

Veja a famosa Cena de Bond, James Bond.

Link Youtube

Algo parecido acontece com os apaixonados por carros (como eu) no cinema.

Temos grandes expectativas ao ver filmes com carrões no pôster. Porém, na hora de assistir é preciso aceitar alguns leves atropelos e outras loucuras inacreditáveis para poder ver essas belas máquinas na telona.

Depois de fazer o Top 5 filmes marcantes com motos, segue agora nossa lista de 4 rodas. Segura o volante aí!

1. Rush - No Limite da Emoção

Link Youtube

Se para você Chris Hemsworth é o Thor, Deus do Trovão, me desculpe. Para mim, este ator sempre será James Hunt – pelo menos depois de assistir Rush – No Limite da Emoção. Que baita filme!

O longa é baseado em uma história real e foi filmado com um realismo inacreditável – usando até mesmo carros de corrida valiosíssimos da época. A rivalidade Hunt/Lauda nos faz torcer para um ou para o outro a cada nova cena – mesmo com todo mundo sabendo quem será o campeão antes mesmo de começar o filme.

Em uma época em que para ser piloto era preciso ser bom de braço e um pouco maluco, é de cair o queixo a profundidade que cada personagem recebe com o desenrolar da enredo.

2. 60 Segundos 

Link Youtube

Basta assistir o trailer deste filme para voltar ao passado. Seja pelo cabelo, pelas roupas ou pela falta de explosões. Mas o trecho o mostrado acima não faz juz ao filme.

É um longa recheado com carros clássicos e novos. Se você já ouviu falar do Mustang Eleanor foi neste filme que ele surgiu.

Roubos de carros e perseguições rápidas são divididas com brigas e um romance meio cafona do protagonista. Mas é também a chance também de ver Angelina Jolie no começo de sua carreira.

Quem nunca quis aquele botão Go Baby Go no próprio carro?

3. Velozes e Furiosos (1)

Link Youtube

Sim, fiz questão de deixar o numeral 1, mesmo não fazendo parte do nome do filme.

O que hoje em dia é uma sequência interminável de filmes de ação pasteurizados com alguns carros, começou com um filme de carros que também tinha ação.

No primeiro filme o foco é total nos carros, preparações e corridas. Se você já viu por aí algum carro com luz neon ou 234 relógios no painel, pode ter certeza que alguma inspiração veio do primeiro Velozes e Furiosos.

Já aviso meu pai que é possível, sim, um carro empinar, ok?

Porém, alguns erros do filme são memes até hoje, como o número excessivo de trocas de marcha de Toretto ou o famoso Jetta branco sem pinças de freios.

4. Uma Saída de Mestre

Link Youtube

Ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão? Não para o pessoal deste filme.

Depois de um roubo bem sucedido e um comparsa traidor pintar na parada, o restante do bando se une para roubar de volta o fruto do primeiro roubo. Confuso, não? Só em teoria.

No melhor estilo “Filmes de Roubos” você pode esperar todos os tipos de clichês, traquitanas e táticas de roubo. Porém, a melhor e mais famosa cena envolve com vários Mini Cooper correndo por tubulações.

É um carro que eu comecei a gostar vendo este filme. Quem sabe um dia ainda não consigo comprar um MINI Roadster S? Na minha opinião, é o segundo melhor carro de fuga de todos os tempos – o que nos leva ao nosso número 5 da lista.

5. Baby Driver - Em Ritmo de fuga

Link Youtube

Esse foi um filme que me pegou de surpresa. Vários amigos me indicaram e lá fui eu assistir. Saí da sala embasbacado, com o queixo no colo. Que filmaço!

Precisei assistir mais duas vezes para pegar todas as referências do filme. Fique de olho nas paredes, nas cores, nas falas da televisão e na iluminação.

Resumidamente, é quase um musical de ação – e olha que nunca gostei de musicais. A primeira cena aqui mostra muito de como a música é colocada com precisão e no mesmo ritmo das cenas. E, caso eu precise de um carro de fuga um dia desses, não tenha dúvidas, minha primeira escolha será um Subaru WRX.

* * *

Chegamos ao final lembrando que esta é uma lista de filmes mais marcantes para este escriba. Não necessariamente os longas da lista são os com mais carros por frame ou com mais estatuetas da academia.

Faça você também a sua lista lá nos comentários de 1 a 5!

Te vejo em 15 dias!


publicado em 31 de Julho de 2018, 11:11
Avatar jpg

Lucas Rizzollo

Jornalista especializado em carros e motos. Nascido com gasolina nas veias e fanático pelo o assunto desde sempre. Quando não está lendo ou escrevendo joga Poker e também Futebol Americano. Você pode seguir no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: