Eu adoro listas.
Especialmente quando vocês discordam dela.
A ideia de criar uma lista de grandes frases do cinema brasileiro surgiu há poucos dias durante uma reunião de pauta. Rodolfo Viana, ator de grupos de teatro experimental em Marília nos anos 80, foi um dos principais incentivadores. A primeira ordem da casa foi: não vamos escolher as melhores. Mas sim, juntar as frases que mais marcaram época em apenas um arquivo.
O desafio foi grande. A pesquisa foi enorme. Gostaríamos, sim, de finalizar o projeto de vídeo com 100 frases. E até conseguimos listá-las. Porém, entregar o material pronto evitaria a proposta de interação aqui tanto defendida. Queremos que o vídeo abaixo, com 30 frases selecionadas, seja apenas o start desse projeto de valorização do cinema brasileiro e tenha participação do leitor PdH.
Não houve um critério demasiadamente técnico para decidir qual frase entraria nessa primeira edição. Mas acredito que será um ótimo incentivo, pois temos desde os clássicos que viraram bordões, passando por diálogos divertidíssimos até desabafos extremamente poéticos.
Done.
Link YouTube | Os Trapalhões, via Mussum, não podia ficar de fora
Lista de filmes (por ordem de aparição):
- Cidade de Deus
- Árido Movie
- Meu Nome Não É Johnny
- Tropa de Elite
- Estomago
- Barbosa
- O Auto da Compadecida
- A Meia Noite Levarei Sua Alma
- Eu Te Amo
- Uma Escola Atrapalhada
- Tropa de Elite 2
- O Cheiro do Ralo
- O Dia em Que Jesus Falou Português
- O Homem Que Copiava
- Ó Pai, Ó
- Olga
- Os 7 Gatinhos
- Neto Perde Sua Alma
- Deus e o Diabo na Terra do Sol
- Os Trombadinhas
- Tieta do Agreste
- Ilha das Flores
- Saneamento Básico
Discorde. Mas, por favor, compartilhe. Vamos fazer desse projeto uma lista definitiva de grandes frases e diálogos do cinema brasileiro.
Chupa, Rubens Ewald Filho.
publicado em 03 de Setembro de 2011, 00:30