A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Um fedelho de 12 anos e a manobra de 1080º de skate

Eu já quebrei um braço e um tornozelo andando se skate. Nunca fui dos melhores, mas já dei meus pulos por aí. Mais que andar, eu gostava de acompanhar os lances de skate pelo mundo. Comprava VHS de skate, pirava na molecada pelo mundo fazendo coisas bem fodas nas ruas de suas cidades, tudo isso regado a muito hardcore.

Me lembro bem de ter feito, em uma feira de ciências do colégio, uma exposição sobre os X-Games, um baita campeonato de esportes radicais. E foi bem no ano em que o Tony Hawk, um dos maiores e melhores skatistas de todos os tempos, deu a manobra dos 900º, basicamente dando duas voltas e meia numa rampa. Foi uma coisa de louco, a gente exibia o vídeo milhares de vezes e o nosso stand enchia mais e mais de gente querendo ver o grande feito.

Link YouTube | A catarse pura. Todo mundo torcendo pela manobra, até os adversários do Hawk

Em 2004, foi a vez do Sandro Dias, o Mineirinho, ser o terceiro a realizar a manobra, primeiro entre os brasileiros. Depois dessa febre, vieram as competições de megarrampa, uma estrutura com queda de absurdos 12 metros. Essa modalidade foi praticamente dominada pelo brasileiro Bob Burnquist, que já venceu algumas vezes a competição.

Foi numa dessas megarrampas que o fedelho Tom Schaar, de 12 aninhos, foi o primeiro skatista nessa idade a realizar a manobra de 1080º, ou seja, o garoto deu três voltas completinhas com o skate no pé e ainda saiu andando, de boinha.

Link YouTube | Só foi uma pena não ter sido feito com aquela multidão pirando, como no primeiro vídeo

"Ah...", você vai dizer. "Mas o moleque fez isso na megarrampa, pegou muito mais velocidade, quero ver fazer isso na rampa tradicional, daquelas que o Mineirinho e o Hawk fizeram história".

E aí chega a minha vez de dizer: "amigo lenhador e ciumento, que corta longas árvores pra fazer rampas de skate, ele só tem 12 anos".

12 anos!

Puto.


publicado em 31 de Março de 2012, 10:29
13350456 1045223532179521 7682935491994185264 o

Jader Pires

É escritor e colunista do Papo de Homem. Escreve, a cada quinze dias, a coluna Do Amor. Tem dois livros publicados, o livro Do Amor e o Ela Prefere as Uvas Verdes, além de escrever histórias de verdade no Cartas de Amor, em que ele escreve um conto exclusivo pra você.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura