Um inacreditável mundo pequeno

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

A caixa de e-mails do Dr. Health está fazendo um certo sucesso.

Desde quando entrou em atividade, no dia 2 de julho até o momento que escrevo este artigo, já recebi um total de 972 e-mails com dúvidas - 98% respondidos - , algumas bem plausíveis, outras bem ridículas (cuja ética me impede de postar para vocês).

drhealth
Dr. Health, em seu glorioso consultório, espalhando saúde pelo mundo

Um batalhão de mulheres que tomaram a vacina da rubéola, descobriram estar grávidas e querem saber o que pode acontecer com o bebê, e tudo estava explicado no artigo. Enfim, está sendo uma experiência bem legal para mim.

Mas NADA comparado ao que aconteceu hoje.

Há uma semana, recebi mais um e-mail corriqueiro, sobre hérnia de disco, assunto bem comum. O paciente se dizia com bastante dor na coluna lombar, e que já tinha passado por vários ortopedistas, que em sua maioria lhe receitaram apenas medicamentos. Chegou a fazer fisioterapia, mas sem o diagnóstico preciso. Irritado, resolveu consultar mais um, e pedir que lhe fosse prescrito um exame de ressonância magnética na coluna, que acabou acusando a hérnia. Me pedia orientação.

O tratamento inicial de uma hérnia de disco é sempre fisioterápico, e no caso do rapaz, ele havia feito fisioterapia sem indicação precisa. Por curiosidade, pedi para que ele digitasse o laudo da ressonância. Coisa que raramente peço.

Bom, no e-mail seguinte, ele o fez, e notei que, além de sua hérnia ser de um tipo que o tornava candidato à cirurgia, duas informações que não eram muito habituais em laudos de ressonância. Um pseudo-abaulamento discal (nunca vi isso, deve ser preciosismo de radiologista) e uma hipotrofia da musculatura da coluna. Dei minhas orientações a respeito e continuei respondendo os outros e-mails.

Bom, fast-forward para hoje...

Estou atendendo numa clínica em Copacabana, aqui no Rio, e chega o paciente das 15 horas. Mais um paciente com dor nas costas e hérnia de disco, dos milhares que a gente atende todo dia. Então ele conta sua história e tal, e me mostra a ressonância. Peguei o laudo...

“(...) Pseudo-abaulamento discal ... hipotrofia da musculatura da coluna.”

mundo-pequeno
Foto em tamanho real do planeta Terra visto de fora, o resto é tudo intriga da oposição

Eu reconheci o laudo. Não era possível!

Na hora, perguntei: “Vem cá, você por um acaso digitou esse laudo para o e-mail de um médico na Internet, de um site chamado Papo de Homem?”

Ele: “Sim, era você?”

Caímos na gargalhada pela coincidência. Incrível! Eu não deixo meu endereço de consultório ou locais onde trabalho na Internet. E com tanto consultório no Rio pro rapaz procurar, com tanta gente trabalhando em dias diferentes, ele vai cair JUSTO NO MEU DIA E HORA DE TRABALHO. Coincidência demais.

Ele havia me dito que na hora de marcar a consulta, a recepcionista da clínica o marcou para o Dr Mauricio, ele até pensou que podia ser o mesmo Dr Mauricio do site. Afinal, quando respondo meus e-mails, meu nome aparece como remetente, e não Dr Health. Mas logo descartou a hipótese.

A única coisa que eu lamento é que antes disso, hoje mesmo, joguei na Mega-Sena. Seria coincidência demais atender um paciente que caiu do céu do meu email na Papo de Homem e também acertar 6 dezenas.

Mas já aviso logo, que se eu acertar, você ficará sem médico, meu caro. Minha carreira acaba assim que ganhar o prêmio.

Se bem que não, viu. Depois disso tudo num dia só, teria que gastar todo o prêmio em papel higiênico.

Dr Health, abismado com a pequenez deste mundo, em aparição especial na capa do PdH


publicado em 07 de Outubro de 2008, 12:59
7375567d0f2c379b7588ce618306ff6c?s=130

Mauricio Garcia

Flamenguista ortodoxo, toca bateria e ama cerveja e mulher (nessa ordem). Nas horas vagas, é médico e o nosso grande Dr. Health.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: