A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Uma guitarra, um pôster ou tudo junto?

Conta-se uma história sobre quando – em seus primórdios – os Beatles receberam a negativa de uma gravadora, dizendo que a música voltada para a guitarra elétrica era apenas uma moda e que estava no fim. É óbvio que não estava.

Me sinto bobo falando sobre um instrumento que deve estar em praticamente todas as músicas da segunda metade do século XX, mas a verdade é que a guitarra gera um envolvimento muito profundo, quando você realmente decide se dedicar a ela.

Cada milímetro de madeira, cada tipo de verniz, cada fio em sua parte elétrica, cada detalhe. Do encordoamento aos cabos, do jeito como você a segura à quantidade de energia que corre pelo amplificador, da palheta ao tamanho da correia. Absolutamente tudo influencia. É não só uma ciência, como uma escalada eterna rumo à perfeição estética, à expressão precisa de algo que vem antes mesmo das ideias.

Antes que surja a música por meio de uma guitarra, é preciso que um artesão coloque suas mãos para trabalhar. O luthier é o responsável pela construção e reparo de instrumentos de corda.

A Kian – cujo nome remete ao povo indígena Crenaque – é uma luteria de Belo Horizonte, fundada por Sânzio Brandão. Trabalham com instrumentos customizados feitos à mão com madeiras de reflorestamento e de demolição.

Você talvez tenha visto os instrumentos/brinquedos que a banda Pato Fu usou no álbum Música de Brinquedo, por exemplo. Eles que fizeram.

Relikian
Relikian, uma das guitarras fabricadas pela Kian

A guitarra não se expressa apenas pelo som que emite. É um dos instrumentos que mais falam sobre quem toca por meio da parte visual. São milhares de modelos, dos mais espinhosos aos mais classudos. Uma das melhores formas de conseguir um instrumento que tenha o seu próprio som e, ao mesmo tempo, o seu estilo visual, é contratar um luthier que o construa sob medida.

O projeto Guitar Poster foi feito ao longo de aproximadamente 2 meses. E consiste exatamente no que o nome sugere: um pôster tocável, feito de madeira, utilizando as mesmas técnicas, materiais e ferramentas que se usa ao construir um instrumento. Sim, com parte elétrica e tudo.

Um dos desafios, depois de criado o conceito, foi estudar as questões ergonômicas do instrumento. Ou seja, como ele ficaria tocável, mesmo sendo um cartaz.

Esse tipo de instrumento é mais conhecido como Lap Steel – ou guitarra havaiana – normalmente é um pouco maior que o formato feito. O poster tem as dimensões de 54 x 54 cm que deixaria ele tocável e com uma boa legibilidade.

Foi feito um vídeo mostrando a produção da peça única.

Que pena, eu queria muito um desses em casa.

kian5
kian6
kian7
kian1
kian3
kian4
kian2

Link Youtube


publicado em 13 de Julho de 2013, 08:37
Avatar01

Luciano Andolini

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Facebook e Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura