Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Os brasileiros entendem o que é a Rio+20?

O Rio de Janeiro está recebendo a Rio+20. Mas o que diabos é isso?

Não, não é o novo filme do Carlos Saldanha.
Não, não é o novo filme do Carlos Saldanha.

Simplesmente falando, é uma conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável, um tema que tem estado em voga no Brasil nos últimos anos.

Por exemplo, boa parte das discussões sobre Belo Monte e o Código Florestal passam por aí: afinal, como desenvolver? Existe bom e mau desenvolvimento? As políticas de sustentabilidade podem frear o desenvolvimento?

São algumas das questões mais importantes do nosso tempo e estão sendo decididas aqui na esquina. E você?

Bem, você eu não sei, mas a maioria dos brasileiros nem sabe o que está acontecendo. Pesquisa divulgada hoje pela Hello Research revelou que só 28% dos brasileiros sabem o que é a Rio+20.

Link YouTube

São números curiosos: as pessoas de maior escolaridade sabiam mais sobre a conferência do que as de menor, pessoas do sudeste sabiam mais que das outras regiões, e do Rio de Janeiro mais que dos outros estados. Naturalmente, não é que as pessoas do sudeste ou do Rio sejam mais inteligentes, mas as probabilidades são muito maiores de você conhecer uma conferência na sua cidade ou região do que uma do outro lado do país.

Na verdade, talvez a descoberta mais interessante da pesquisa seja: os homens (31%) sabiam muito mais o que era a Rio+20 do que as mulheres (25%). Serão os homens mais sustentáveis que as mulheres?

Pesquisa completa, divulgada em primeira mão pelo PdH

A Rio+Social

Na manhã de ontem, o PdH me mandou à conferência Rio+Social, um evento paralelo mas vinculado à Rio+20. Durante o dia inteiro, figurões como Fernando Henrique Cardoso, a ex-presidente do Chile, Daniela Mercury, Ronaldo Fenômeno, o grão-coxinha Luciano Huck, a ex-primeira ministra da Noruega, o fundador da Virgin, Ted Turner, etc etc. A lista de nomes é enorme. Todos falando por poucos e rápidos minutos. Tudo muito legal e tudo muito superficial.

Vejo o valor, mas confesso que não me atrai. Todo o evento me pareceu muito nerd coxinha. Muito business plan e pouca arte. Muito hashtag e pouca filosofia. Ao longo do evento, os organizadores narravam como a hashtag #riosplussocial ia subindo nos Trending Topics no Twitter, e todos aplaudiam a cada novo update, e eu pensava, meu deus, esses coxinhas nerds estão aqui pra salvar o mundo ou para gastar onda no Twitter?

Mas enfim, eram pessoas brilhantes falando coisas interessantes, vai ver eu é que sou meio chato.

Quer saber mais? Quer participar?

Acesse a programação oficial do evento. Ainda dá tempo. O evento termina oficialmente na sexta, mas existem diversas atividades paralelas inclusive depois disso.

Um dos eventos mais interessantes e importantes ocorre de hoje, dia 20, até dia 22. O site da ONU daqui do Brasil diz o seguinte:

20 a 22 de junho: Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável

A sessão de abertura da Conferência terá início na quarta-feira, 20 de junho de 2012, às 10h. A cerimônia de abertura de Alto Nível – com declarações do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, e da Presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, começará às 15h desse dia.


Declarações de chefes de cada delegação de Governo e representantes da sociedade civil serão realizadas no plenário durante os três dias da Conferência. Os vídeos e textos de cada declaração serão disponibilizados no site da Conferência. A imprensa poderá acessar a parte do plenário destinada à imprensa de modo coordenado e a mídia audiovisual e de foto sempre será acompanhada pela organização para cobrir oradores específicos. A programação de oradores será disponibilizada online, mas pode ser enviada por e-mail, quando solicitado e disponível.


Quatro mesas-redondas de Alto Nível serão realizadas em paralelo às declarações no plenário principal, a partir das 16h30 do dia 20 de junho. Estes quatro eventos serão televisionados e transmitidos online, mas não haverá lugares para a imprensa e não haverá ordem de discursos.


Haverá dezenas de eventos especiais e reuniões oficiais que acontecem em paralelo à Conferência no Riocentro, incluindo um fórum de parceria e centros de aprendizagem, bem como eventos especiais. Mais detalhes sobre estes eventos e outras reuniões-chave serão publicados nos sites oficiais em inglês e português da Rio+20 assim que houver informações disponíveis.


Por fim, os convidamos para participar do Brasil2032 contando o que sonham para nosso país nos próximos 20 anos.

Agora é aguardar e esperar que grandes avanços tenham seus começos aqui, no Rio+20.


publicado em 20 de Junho de 2012, 10:56
File

Alex Castro

alex castro é. por enquanto. em breve, nem isso. // esse é um texto de ficção. // veja minha vídeo-biografia, me siga no facebook, assine minha newsletter.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura