A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Votenaweb | Conhecendo melhor os projetos de lei e a opinião pública.

Em tempos de eleição, podemos ter ferramentas inteligentes para nos auxiliar a tomar a difícil decisão de escolher nossos governantes? Hoje em dia, a resposta é sim.

Continuando o assunto de política aqui no Papo de Homem, venho indicar para vocês um site bem interessante sobre os projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional: o VotenaWeb.

Tudo mastigado. Quem não entender política agora pode pular da ponte.

Lançado no dia 14 de novembro de 2009 durante o TEDxSP tem o objetivo de reunir os projetos de lei em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado, traduzir a linguagem jurídica para uma mais fácil de entender por nós, pobres mortais, e, além disso, captar a nossa opinião em relação ao projeto de lei: se aprovamos ou não.

Este site também nos ajuda a saber se os políticos estão respeitando a opinião pública, pois os projetos que já tramitaram no Congresso são expostos no site com o resultado ao lado da preferência dos internautas. Muitas vezes, a opinião pública não é respeitada.

Vejamos um exemplo:

O projeto de lei 338/2004: trata sobre a proibição da prisão de qualquer candidato político às eleições desde 15 dias antes e até 48 horas após o encerramento das eleições, exceto em flagrantes, para evitar perseguições políticas e o favorecimento a algum candidato.

O resultado: 100% dos internautas que votaram no site são contra esse projeto de lei e o voto dos políticos no senado foi 100% favorável, dessa forma, o projeto de lei foi aprovado.

O Ministério adverte. Não há reembolso para voto jogado na latrina.

O site VotenaWeb foi construído para ser didático, então, além da linguagem mais simples sobre os projetos de lei, apresenta gráficos com as proporções de votos favoráveis e desfavoráveis a cada projeto de lei. É possível, também, filtrar os votos por gênero, estado e faixa etária.

Este site pode te auxiliar a escolher seu candidato pois é possível identificar os criadores de cada projeto de lei, dessa forma, você pode ver quais projetos foram elaborados por cada candidato e alinhar a decisão do seu voto com as preferências de cada candidato como saúde, educação, meio ambiente, segurança pública, política, etc.

Aproveite essa oportunidade para ser um cidadão mais consciente. Se a situação no Brasil não está boa, a culpa não é só dos políticos. É nossa também.

--

Fonte: Wikipedia


publicado em 12 de Setembro de 2010, 11:08
1c43c35a9fcce3811a46392a3e697798?s=130

Danilo Scorzoni Ré

Engenheiro Florestal, amante da natureza e de ecoturismo. Apesar de ambientalista, não gosta de eco-chato e ainda acredita na capacidade do ser humano em promover um futuro melhor. É @dscorzoni no Twitter.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura