10 bandas de rock brasileiras que valem o play

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo jockey

Não é raro ouvirmos lamentações cotidianas sobre a qualidade da música nos dias de hoje. Alguns apontam os cinco dedos de cada mão, julgando Justin Bieber, Restart ou Lady Gaga pela vida, alegando que o mundo está perdido e os artistas não têm talento.

É compreensível que estejamos ocupados no nosso cotidiano e, por isso, não tenhamos tempo para garimpar o que há de melhor por aí. Portanto, pensando nisso, resolvi me dar ao trabalho de ouvir diversas sugestões da equipe PdH e fazer uma triagem entre as dicas que surgiram.

Antes de irmos direto ao ponto, gostaria de explicar o critério com o qual as bandas foram escolhidas. Em primeiro lugar, excluí logo de antemão as bandas mais famosas, que já fizeram história e estão no bê-a-bá do rock' n roll nacional e foquei em bandas mais recentes, ainda em atividade. A ideia é dar um panorama do que é o rock brasileiro nos dias de hoje.

Não me julguem um herege só por que não coloquei os Mutantes na lista, ok?

A ordem na qual listei as bandas não reflete qualquer tipo de hierarquia. Também não está em ordem alfabética, de idade ou qualquer coisa assim. Apenas imagine como se fosse uma playlist e divirta-se.

Macaco Bong

Link YouTube

A banda é formada por três caras de Cuiabá-MT e está em atividade desde 2004. Tocam um instrumental com peso e criatividade numa mistura de elementos de progressivo, fusion, jazz, pop e rock, só pra citar algumas coisas. Músicos muito técnicos destilando bastante habilidade em composições com montagens bem interessantes que às vezes nos deixam perguntando onde tudo isso vai terminar.

Achei fenomenal o fato deles utilizarem de rigor técnico para compor músicas complexas, porém bem simples de serem digeridas. Recomendado para fãs de rock progressivo e fusion com uma boa dose de distorção e peso.

Los Porongas

Link YouTube

Los Porongas têm o mérito de trazer o nome do Acre ao cenário da música. Trazem um som bem imersivo com letras e melodias muito bem construídas. É o tipo de coisa que você ouve várias vezes no dia.

Madame Saatan

Link YouTube

Dê o play. Veja essa mulher cantando e observe-a chutar as bolas do James Hetfield sem descer do salto. Madame Saatan é uma banda paraense, formada em 2003, com um estilo de heavy metal bem moderno misturando punk rock, thrash metal e diversos elementos musicais característicos do Pará.

Eles devem lançar um novo disco muito em breve. Vale a pena ouvir o primeiro album e já ficar preparado pro segundo.

Pata de Elefante

Link YouTube

Essa música é de tirar o fôlego e foi o que me fez colocar esta banda na lista. Simplesmente animal a pegada e a maneira como eles a conduzem até o final, sem deixar a peteca cair e sem se tornarem maçantes. Esta é uma habilidade valiosa, principalmente em bandas instrumentais.

Pata de Elefante é de Porto Alegre-RS. Lançou o primeiro disco em 2004. De lá pra cá, lançou mais dois. Não me arrependi nada em conhecer o material desses caras.

Apanhador Só

Link YouTube

Outra de Porto Alegre, também muito boa. Possui influências de MPB e pop rock brasileiro. Há alguma coisa de bom-humor e nonsense nas letras que geram um diferencial. Essa música, "Um rei e o Zé", tem uma pegada melódica que lembra bastante os Los Hermanos.

Velhas Virgens

Link YouTube | Eu cantaria qualquer coisa para essa morena

Minha proposta inicial era dar preferência a bandas mais recentes, mas não dá pra excluir Velhas Virgens. A banda conta com um repertório que passa pelo blues e rock com o que há de melhor na vida: mulher e cerveja.

As letras mais engraçadas e sacanas que já ouvi são deles.

Canastra

Link YouTube | "Não me leve a mal / Eu hoje estou a fim de ser superficial"

Já começou bem pelo nome. Se não fosse o bastante, fazem um estilo de rock'n roll que passa pela surf music, rockabilly e country. Charme é pouco pra definir o som tocado, inclusive, com um contrabaixo acústico e trompete.

Mombojó

Link YouTube

Essa banda me intriga bastante pelo simples fato de não saber muito bem onde enquadrá-la. Considero isso fantástico! O som deles passa por MPB, pop e, claro, o rock. Gosto bastante da produção com pequenos elementos eletrônicos misturados às vozes e instrumentais. É um som marcante com sotaque pernambucano que adiciona um bom tempero.

Rock Rocket

Link YouTube

Para uma boa banda de rock não pode faltar aquilo que chamam de "Espírito Rock'n Roll". O Rock Rocket incorpora isso de uma maneira exagerada e muito divertida. É como se pegassem a energia de um Jerry Lee Lewis e acelerassem, adicionando uma pegada punk.

As temáticas escrachadas adicionam um toque de humor que tornam esta uma ótima banda para se ouvir tomando uma cerveja com os amigos.

Matanza

Link YouTube | "Queremos todo dia tudo isso que a vida tem de bom"

Matanza não podia faltar nessa lista. A banda carioca faz um hardcore misturado ao country cheio de marra que dispensa comentários. O vocalista gigantesco e mal encarado Jimmy London é um figuraça.

Algumas músicas são hinos. "Clube dos Canalhas" faz qualquer um sair coçando o saco e cuspindo no chão, como se fosse o próprio Clint Eastwood.

Eles lançaram um disco recentemente: Odiosa Natureza Humana. Ouça assim que puder.

Quais as suas bandas recomendadas?

Agora começa a verdadeira graça da brincadeira. Há algum tempo, meus amigos e eu tínhamos o hábito de passar várias horas trocando descobertas auditivas. Chamávamos isso de Escambo Musical. Agora quero compartilhar com vocês este hábito que ampliou bastante meus horizontes.

Quais as bandas que vocês gostam e fazem se sentirem orgulhosos do que é produzido no Brasil?


publicado em 09 de Março de 2011, 05:11
1655867 10152201429564113 945117647 n

Luciano Ribeiro

Editor do PapodeHomem, ex-designer de produtos, ex-vocalista da banda Tranze. Tem um amor não correspondido pela ilustração, fotografia e música. Volta e meia grava músicas pelo Na Casa de Ana. Está no Twitter, Facebook e Google+.

Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há oito anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura