Como e quando trocar os pneus do seu carro

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Dirigindo pelo trânsito de São Paulo, me deparo com a seguinte cena: um homem de uns 30 anos do lado de fora do seu veículo, mexendo no celular, enquanto o cara do seguro troca o pneu furado.

Na hora pensei em escrever sobre duas coisas que todo homem deve saber sobre pneus para ter alguma autonomia e não depender tanto dos outros: como e quando trocar os pneus do seu carro. Além de já ter trocado pneu furado algumas vezes na vida, fiz algumas pesquisas e conversei com um mecânico para esse texto. No processo, descobri uma série de coisas interessantes que não sabia sobre pneus.

Como trocar um pneu furado

É simples, é fácil, não requer prática nem habilidade, muito menos força. Mas há uma série de detalhes importantes para lembrar.

Mesmo o homem mais mulherzinha consegue

Etapa 0: Você checa o seu estepe periodicamente? Caso clássico: o fulano vai trocar o pneu furado e na hora H descobre que o estepe está murcho – ou pior, foi roubado há semanas e ele não se deu conta. Não custa nada, quando for ao posto de gasolina encher o tanque e calibrar os pneus, dar uma olhada rápida no estepe e verificar se ele ainda existe. Uma dica: recalibre o estepe a cada quatro meses.

Etapa 1: Quando furar o pneu, não precisa surtar e parar o carro imediatamente, mas também não é pra sair dando um rolé com o carro senão você vai estragar a roda. Pare o carro num local plano e de preferência em algum local longe do trânsito para não causar e para não ser atropelado por algum psicopata do trânsito.

Etapa 2: Dentro do seu carro existe um "kit troca pneu" normalmente preso em algum canto no porta-malas. Ele contém:


  • triângulo de sinalização,

  • chave de roda,

  • macaco para suspender o carro

Eles devem ser usados na ordem listada.

Etapa 3: Coloque o triângulo de sinalização no mínimo a 40 metros de distância do carro em linha reta. Se for numa rodovia, coloque numa distância maior e se possível sinalize com outras coisas como galhos e casacos.

Etapa 4: A chave de roda funciona como uma alavanca, então você não precisa usar a força para soltar os parafusos do pneu. Se estiverem muito apertados, basta apoiar o seu pé e com o peso do seu corpo o parafuso se soltará.

Lembre-se: não remova os parafusos, apenas alivie sua pressão, vá soltando um por um no sentido anti-horário.

Serve também como um excelente objeto de auto-defesa

Etapa 5: Existe um local correto para encaixar o macaco no carro. Para descobrir, abra o manual do proprietário (sim, o manual do carro é algo importantíssimo, se você não tem, providencie uma cópia nem que seja uma xerox tosca). Se um dia você precisar trocar o pneu de um carro que não tem o manual no porta-luvas, procure por um local com uma proteção próximo à roda, semelhante ao da foto abaixo.

O macaco do seu carro serve apenas para trocas rápidas, não é recomendado deixar seu carro suspenso por horas. A maioria dos macacos utiliza a chave de roda como alavanca para girar.

Encaixe o macaco aí

Etapa 6: Troca-troca. Uma vez com o carro suspenso, você pode retirar os parafusos da roda e guardá-los bem. Retire a roda com o pneu furado, coloque o estepe, encaixe os parafusos, mas não aperte ainda – faça isso apenas quando retirar o macaco.

Etapa 7: Baixe o carro e retire o macaco. Pegue a chave de roda e aperte os parafusos. Existe uma ordem mais apropriada para se fazer isso, de acordo com esse esquema do The Art of Manliness:

Para rodas de 5 parafusos

Para rodas de 4 parafusos

Não precisa apertar os parafusos com a força do incrível Hulk, um bom aperto apoiando o peso dos seus braços é suficiente.

Etapa 8: O estepe, como o próprio nome já diz, é um quebra-galho. Não é recomendado ficar rodando por dias com ele. Trate de parar num borracheiro e consertar o pneu furado o quanto antes.

Quando trocar os pneus do seu carro

Rodar com pneu careca, além de perigoso, dá multa e pode gerar apreensão do carro. Há alguns aspectos que você deve observar nos pneus para saber a hora de trocar.

Prazo de validade: Sim, pneus tem prazo de validade. Geralmente são 5 anos a partir da data de fabricação, encontrada na lateral do pneu, onde aparece "DOT XXXX XXXX (SSAA)", sendo SS o número da semana do ano em que foi fabricado e AA o ano. Dica do leitor Carlos Renato Danetti da Silva.

Desgaste: É difícil dizer a quilometragem exata para se trocar os pneus, pois depende muito da maneira como você dirige, se pega muitos buracos e toma certos cuidados, como andar sempre com os pneus calibrados, alinhados e balanceados. O peso do seu carro também é algo que influencia. Fique atento à profundidade dos sulcos (aqueles risquinhos do pneu), pois nunca podem estar abaixo de 1,6 milímetros. De qualquer maneira, se você começar a sentir que seu carro está instável, verifique se não está na hora de trocar os pneus.

Drifting: uma ótima maneira de aumentar a vida útil dos seus pneus...

Bolhas e danos: Convenhamos que as ruas e rodovias brasileiras não são as de melhor qualidade. Buracos, pedras e más condições podem causar danos aos pneus. Fique sempre de olho se não há rompimentos na carcaça ou bolhas nos pneus do seu carro. Em alguns casos é possível consertar, mas na grande maioria das vezes é aconselhável trocar o pneu todo.

Rodízio de pneus: Esse é praticamente assunto para um post novo, mas em linhas gerais, a cada 15 mil quilômetros é aconselhável que se faça rodízio dos pneus, de forma que o desgaste deles fique por igual. Recomendo a leitura do texto do The Art of Manliness, no qual o tópico rodízio de pneus é abordado em profundidade, inclusive ensinando diversas manhas de rodízio com o estepe.

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A mamata vai até 31 de maio de 2011, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Bahia.


publicado em 17 de Maio de 2011, 10:26
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Rodrigo Cambiaghi

Gerente de atendimento e curador do Apimentadas – Resolve problemas e acalma pessoas surtadas. Se acha diferente por não acompanhar futebol e gostar mais de mostarda do que de ketchup, é apaixonado por comida latino-americana e ceviche. Para mais informações consulte seu terapeuta.

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