Nota editorial: estamos em busca de Bom dias com homens e com mais diversidade de corpos e peles — aqui explicamos em mais detalhes o contexto atual da série, suas origens, obstáculos e nossa visão de futuro para ela. Se você é fotógrafo(a) ou tem um ensaio que deseja publicar, fale conosco pelo jader@papodehomem.com.br .
* * *
Primeira foto que eu fiz já com o projeto em mente: Hugo sendo Hugo.
Quem me conhece um pouco sabe a relação direta do meu avô com minha maneira de encarar a nudez e, por conseguinte, esse lado do meu trabalho e o projeto em si.
Meu vô foi, dentre outras mil coisas, vice-presidente da Associação Carioca de Naturismo, e durante boa parte da minha infância e adolescência eu frequentei alguns ambientes nudistas/naturistas ativamente com ele.
Mesmo eu já não sendo mais frequentador e ele não tendo mais a disposição de outrora pra se mandar pra clubes/sítios/praias que ele tanto ia, obviamente toda a relação de liberdade, desprendimento e aceitação que o naturismo cativou continuam totalmente presentes nele, que topou fazer essas fotos com um sorrisão no rosto, antes mesmo de eu terminar o convite.
O projeto #365nus
Nos últimos meses (anos?) eu tenho trabalhado pra cacete (felizmente) e me dedicado pouco a projetos pessoais (infelizmente). Talvez porque eu use muito do meu tempo livre pra trabalhar um pouco mais – o que eu sou muito grato, já que tenho a felicidade de trabalhar com o que eu amo –, mas às vezes isso pode ser um tiro no pé por te levar a uma zona de conforto que te faz estudar/experimentar/aprender menos, e isso é algo que não quero deixar acontecer nunca.
Daí pensei em seguir o mesmo conselho que dei pro Chico há quase um ano: fazer um projeto 365.
Como a maioria das coisas que eu faço são relacionadas a moda (que eu continuo amando, pra deixar claro), minha cabeça tá bem focada na relação produto x representação/relação com a coleção/posicionamento da marca em questão, e queria tentar me propor coisas que saíssem desse caminho nos momentos em que eu tivesse livre para me exercitar criativamente.
Pensei então em fazer então um projeto 365 apenas com nus, em que minhas preocupações fossem apenas conceituais, sem amarras estéticas ou formais.
Boa semana a todos.
publicado em 17 de Agosto de 2015, 00:00