19 links que me fizeram um pai melhor| Vida de Pai #6

As coisas mais legais que vi sobre paternidade da gravidez até o dia de hoje

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Advertisement
    130x50 jpg

Existe uma vantagem em ser um dos primeiros, entre vários grupos de amigos, a ser pai: todo mundo te manda ou te marca em algum conteúdo relacionado à paternidade. Do vídeo fofinho do bebê dando risada ao textão pesado criticando os fundamentos da paternidade tradicional, toda semana alguém me manda alguma novidade e eu curto demais isso.

Separei aqui nesse post os links que mudaram minha postura de pai e de ser humano.

Documentário: O Renascimento do Parto

 

“O parto passou a ser um ato cirúrgico ao invés de um evento fisiológico.”

Não compensa nem para os planos de saúde  nem para os médicos você ter um parto normal. É muito mais rápido, barato e prático colocar a gestante para fazer uma cesariana e, a partir desse cenário, criou-se toda uma lenda de que parto normal é algo perigoso, ultrapassado e desnecessário.

A ideia do filme não é demonizar quem opta por fazer uma cesárea, mas informar as pessoas sobre os benefícios do parto normal e de tudo que há por trás desse mundo.

Quando nasce um pai

Projeto/websérie lindíssimo que compila várias pequenas histórias de pais diferentes, trazendo o lado humano da paternidade à tona. Depoimentos e falas ótimas pra se conectar com a paternidade.

Documentário: O começo da vida

 

Por que vale a pena você se dedicar de corpo e alma aos primeiros anos de vida do seu filho? Dá pra ver o filme completo no Netflix

Estamos diante de uma silenciosa revolução

Texto curtinho que mostra alguns dos movimentos de paternidade que vêem surgindo e como eles tem potencial de moldar uma nova geração.

Documentário: “The Mask you live in”

 

Se você vai ser pai: assista.

Se você vai ser pai de menino: assista 10x

Se você não pretende ter filhos: assista mesmo assim.

Nova masculinidade virá por meio de uma paternidade diferente

Depois de assistir ao documentário, leia esse texto e ele fará total sentido.

Paizinho Virgula

Esse projeto é feito pelo Thiago Queiroz, pai de dois filhos e adepto da criação com apego e da disciplina positiva. Ele estudou a fundo assuntos relacionados com a paternidade.

É talvez um dos sites mais úteis e práticos que sigo sobre o tema. Trata de assuntos como alimentação, educação, cama compartilhada, desfralde e uma porrada de coisas bem vantajosas pro seu dia-dia. E ele tem um canal no YouTube bem massa também.

O que a palmada ensina?

 

- Meu pai me deu umas palmadas e foi bom pra mim

“Tenta lembrar do que você sentia quando você apanhava dos seus pais. É isso que você gostaria que seu filho sentisse?”

Sou completamente contra qualquer tipo de violência na educação e acho ela ineficiente no médio e longo prazo. Esse é um dos vídeos que explica minha posição sobre o assunto.

Jogando com meu filho

O que aconteceria se, ao invés de dar ao seu filho um videogame moderno, ele jogasse Super Nintendo, Mega Drive e os outros consoles antigos que marcaram a sua infância?

Um cara fez esse experimento com o próprio filho e o resultado foi bem interessante.

Eu, como gamer e colecionador de consoles antigos, não poderia deixar escapar um link sobre paternidade e videogames ;)

O que acontece quando você fica elogiando a inteligência de uma criança?

Elogiar demais a inteligência de uma criança pode acabar colocando ela numa zona de conforto e evitando que ela busque novos desafios. Esse artigo explica um estudo que fizeram a partir dessa discussão.

Não pergunte “Como foi na escola hoje?”

Tem coisa mais vaga e chata de responder? Esse texto sugere 20 perguntas muito mais interessantes para se fazer ao seu filho ou filha.

Esse textão de Facebook é uma porrada na cara dos homens.

Acredite, esse é um retrato bem comum na rotina de muitos casais.

O canal da Tchulim

Fala sobre maternidade, mas tem muito conteúdo massa para você entender o lado das mães nesse canal.

Fanpage do Marcos Piangers

Aqui tem textos super fofos sobre paternidade. Alguns exageram um pouco na romantização, mas amolecem o coração de qualquer homem.

Ser pai é um ato político

“Ser pai é uma experiência linda e transformadora. Mas é também um ato político. A sociedade precisa de pais. Não pais que estejam dispostos a ajudar as mães a cuidar dos filhos e filhas. Mas pais que ajudem a mostrar que o cuidado das crianças é tarefa compartilhada.”

Eu tenho total convicção de que para o mundo ser um lugar melhor, eu preciso me dedicar à minha filha desde já. Esse artigo do Nexo discute muito bem isso.

Como ser pai como os alemães

O texto está em inglês, mas mostra como os alemães tem uma forma única de educar as crianças. Coisas que podem soar absurdas para a maioria de nós são práticas comuns entre grande parte dos pais alemães.

Alguns exemplos são desencorajar as crianças a estudarem, brincar com fogo e levá-las para fora de casa todos os dias (mesmo quando está nevando ou chovendo).

Fanpage: Diário Ilustrado da paternidade

Nessa fanpage um pai ilustra, em tirinhas, os aprendizados e a vida cotidiana dele com as filhas.

O que aprendi com a desescolarização

A palavra “desescolarização” faz muita gente torcer o nariz, inclusive eu mesmo.

Mas esse vídeo traz um bocado de conhecimento sobre educação, processos de aprendizado e da relação com nossos próprios filhos. A Ana Tomaz conta uma série de episódios pessoais dela, que certamente vão contribuir para sua vida.

Tretas que não me contaram sobre o começo da paternidade

Depois de tudo isso, que você vai dormir pouco e trocar fralda todo mundo já sabe. Vamos falar das outras tretas que são muito maiores!

Me orgulho demais de ter escrito esse texto.


publicado em 07 de Setembro de 2016, 10:30
Fa6216a91d207a00d48a0f1c69f44eb9?s=130

Rodrigo Cambiaghi

Gerente de atendimento do PapodeHomem, reveza o tempo entre filha, esposa, cão, trabalho, banda, games, horta de casa, cozinha e ainda empreende na Fitness Shop


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: