Chineses projetam ônibus que anda por cima dos carros

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

Com problemas para alargar avenidas e a poluição crescendo exponencialmente, o Brasil, digo, a China aposta em uma solução inovadora: a construção sistemas de ônibus que trafegamliteralmente sobre os carros.

Chamados de "3D Express Coach", os ônibus transportarão até 1400 passageiros e permitirão que veículos de até 2 metros de altura trafeguem abaixo das "composições". Esses ônibus especiais teriam 6 metros de largura, seriam alimentados por energia solar e eletricidade. A velocidade máxima de locomoção seria algo em torno de 40 a 60 quilômetros por hora.

Ideia de algum chinês que também já quis sair por cima dos carros durante um congestionamento.

Segundo a companhia Shenzhen Huashi Future Parking Equipment, responsável pelo projeto, a intenção é que a construção de 40 km do sistema de transportes verde leve cerca de um ano (duas vezes mais rápido que o metrô, por exemplo), com investimento total de US$ 73 milhões. O início será no final de 2010, pelo distrito de Mentougou, na capital Pequim.

Estima-se que os ônibus possam economizar até 860 toneladas de combustível por ano, reduzindo as emissões de carbono em 2.640 toneladas.

Link vídeo | Está em chinês, mas dá pra entender o funcionamento pelas animações.


publicado em 16 de Agosto de 2010, 13:40
89399bd29d6965db6b0f256284031a98?s=130

Pedro Bizareli

Finge pesquisar Fisiologia e Biofísica pra torrar a bolsa de iniciação científica em belos pratos de nhoque de espinafre à bolonhesa e em ávidas tentativas de marcar o segundo gol no PES. Responde no twitter por @bizareli.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: