Conheça os novos autores do PdH News

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

O Guilherme soltou o post-convite. Mais de 80 pessoas escreveram notícias no Fórum e se candidataram às vagas. Nós lemos cada um dos textos, fuçamos perfis, olhamos toda a estrutura atual do PdH, rascunhamos possibilidades e chegamos à lista final.

Antes de divulgar os autores da maioria das próximas notícias que vocês encontrarão no PdH News, é importante explicarmos nossos critérios de seleção. Eis os principais problemas que encontramos:


  • Envio de textos frios, não notícias, o que demonstra total desconhecimento do PdH News e falta de atenção ao próprio post de convite.

  • Ausência de imagens ou legendas.

  • Ausência de links (incluindo para a fonte da notícia).

  • Ausência de conteúdo novo (seja uma imagem para contrastar, uma comparação com outro fato ou alguma análise rápida que nunca apareceria numa notícia impessoal).

  • Falta de olhar para encontrar notícias pouco divulgadas (muitos falaram da Copa, por exemplo).

  • Trechos copiados da notícia original, o famoso Ctrl+C / Ctrl+V.

  • Erros de ortografia ou gramática.

  • Linguagem sem personalidade, sem cor.

Além dos critérios acima, levamos muito em conta o perfil dos caras e seus focos de interesse – não faz sentido termos 5 advogados nessa equipe, por exemplo. Precisamos de uma equipe que dê conta que um universo masculino gigantesco: negócios, ciência, humor, arte, esporte, comportamento, política...

Nossa avaliação é, claro, completamente subjetiva. Não pretendemos julgar quem são "objetivamente" os melhores, mas apenas abrir espaço para quem parece estar mais alinhado com o nosso trabalho. Talvez tenhamos errado em um ou outro caso; isso será respondido pelo cotidiano de produção.

Sentimos falta de alguém mais explosivo, um esportista maluco, com adrenalina na veia, disposto a cobrir tudo que é tipo de esporte e aventura. Se você tem esse perfil, envie um email para posts@papodehomem.com.br

Escrever duas notícias é moleza perto da prova Tough Guy. | Créditos: Mike King

Os estagiários saco-roxo

Decidimos por 7, não 5. Seguem os escolhidos:

Thiago Rocha Kiwi

Formado em jornalismo pelo Mackenzie, trabalhou no Terra, mora na Inglaterra. Escolheu dois belos fatos e até fez uma entrevista para uma das notícias. Trabalho excelente: "Os Simpsons entram para currículo escolar na Inglaterra" e "O que te faria dar a volta ao mundo?".

Danilo Oliveira Freire (@danilopingado)

Ele se define como "cadeirante, ex-aspirante a músico frustrado, aspirante a filósofo, jurista e jusfilósofo". Escreveu uma ótima notícia sobre o britânico que reinvindica o direito de morrer (comparando com outras histórias) e deu uma nova luz sobre a emenda do divórcio direto: "Domínio da vida" e "O divórcio não se divorciou".

Fernando Marques

Economista, publica notícias sobre fusões e aquisições para um grupo editorial europeu. Tocou em bandas autorais São Paulo (interior e Capital). Publicou um livro independente de poesia e artigos em zines políticos. Além disso, desenha charges. Ainda que ele tenha publicado notícias de seu blog, entrou no time muito pelo perfil.

Danilo Scorzoni (@dscorzoni)

Engenheiro Florestal e mestrando em Ciência Florestal pela FCA / UNESP - Botucatu. Publicou duas excelentes notícias do universo da sustentabilidade: "A lei das sacolas" e "O que o código florestal tem a ver comigo?".

Caio Aragon

Autor do blog Desafeto, no qual passou 7 anos escrevendo notícias com humor. Aliás, foi o único dos candidatos que ousou essa abordagem. Estamos muito curiosos para saber o resultado da fusão desse humor com nossa linha editorial.

Pedro Bizareli (@bizareli)

Estudante de Bioquímica. Será o cara para trazer pesquisas e notícias de ciência ao PdH. Como essa sobre a visão dos deprimidos, publicada no Fórum.

Luciano Ribeiro (@luciano_ribeiro)

Designer de Belém, apaixonado por ilustração, fotografia e música. Vocalista das bandas Tranze (rock'n roll) e Apócrifo (blues e folk). Mandou ver escrevendo sobre o primeiro casamento gay na Argentina e sobre o novo álbum do Ozzy.

PARABÉNS, meus caros! Não é todo dia que eu deixo passar caixa alta aqui. Mas hoje vale. ;-)

Vocês receberão instruções por email para ganhar um email @papodehomem.com.br e entrar em nosso grupo de edição.

Sociedade dos poetas mortos... Somos mais velhos, mas o espírito é o mesmo.

Sobre trabalho não remunerado

Algumas pessoas perguntaram sobre grana. Aproveito para dizer que até hoje faço muitos trabalhos sem ganhar nada e que tudo o que eu já recebi na vida certamente veio de um esforço inicial não remunerado.

E não só comigo. Você acha que o Wordpress, o Facebook e o Twitter, que hoje movimentam muito dinheiro, começaram como trabalhos remunerados? Não, tais projetos começaram movimentando pessoas, antes de tudo, e só depois essas pessoas naturalmente movimentaram dinheiro ao redor.

Para todos os outros, espaço aberto

Muita gente se confundiu pensando que estávamos recrutando colaboradores. Ora, o espaço para novos autores sempre esteve aberto. Se quiser publicar um ensaio, uma resenha, entrevista, crônica, relato... em qualquer seção do PapodeHomem (cultura, dinheiro, aventura, carro, humor, saúde, trabalho, atitude, sexo, ciência, tecnologia), veja essa página e baixe um manual com orientações.

O mesmo vale para os novos estagiários saco-roxo, que também poderão publicar textos mais longos, com destaque em imagem na capa do site.

Por fim, agradecemos a todos que participaram ou apenas acompanharam o concurso. Dá um puta prazer sentir essa valorização e contar com o apoio de vocês.

Abraços!


publicado em 27 de Julho de 2010, 15:47
Gustavo gitti julho 2015 200

Gustavo Gitti

Professor de TaKeTiNa, colunista da revista Vida Simples, autor do antigo Não2Não1 e coordenador do lugar. Interessado na transformação pelo ritmo e pelo silêncio. No Twitter, no Instagram e no Facebook. Seu site: www.gustavogitti.com


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: