Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Dicas para harmonizar os vinhos no réveillon

Consultei o Nelson Luiz Pereira, sommelier da rede de lojas Ville du Vin e diretor de degustação da ABS (Associação Brasileira dos Sommeliers) e eis sugestões de harmonização de “bebes” para a última festa do ano.

Recepção

Espumante. Eles são alegres, leves e transmitem muito frescor. Dependendo da sofisticação da festa, podemos ir desde um bom prosecco, até um grande champagne. Algumas pessoas preferem bebê-lo durante toda noite, portanto é necessário ter uma folga na quantidade da bebida.

bebado_na_praia_pos_reveillon
Eis um leitor da PdH no primeiro dia de 2009. Pesquisou vinhos sofisticados, comprou tudo certinho, mas esqueceu de usá-los para comer mulher...

Jantar

Uma opção de vinho tinto e outra, de branco.

Branco: pode ser um Sauvignon Blanc aromático, de boa acidez e intenso. Evite brancos muito pesados, com excesso de madeira como, por exemplo, os Chardonnays – que, se for o caso, devem ser muito bem selecionados. O vinho branco fará a transição do espumante servido inicialmente, combinando com muitas entradas, até pratos principais à base de peixes e carnes brancas.

Tinto: O momento é de descontração, por isso, convém escolher um vinho mais descontraído, capaz de adaptar-se a vários pratos e molhos, além de ser servido em quantidades maiores. Portanto, um Tempranillo jovem, um bom Chianti, um bom Barbera ou Côtes-du-Rhône cumprem bem o papel. Evite tintos do Novo Mundo (originários principalmente da Austrália, Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Chile e África do Sul), que costumam ser excessivamente pesados e amadeirados.

Vinho tinto - Reveillon - Tempranillo
Você está vendo duas garotas se beijando? Não? Beba mais, então.

Sobremesas, frutas frescas e secas

Sobremesas, frutas frescas e secas podem ser acompanhadas por vinhos doces como Moscatos mais leves e alguns Late Harvests. Para quem não abre mão de um vinho do Porto, prefira os de estilo Tawny, que podem ser refrescados e costumam ser mais leves.

Desejo-lhes um 2009 repleto de boas notícias a todos que passam por aqui no Papo de Homem!


publicado em 01 de Janeiro de 2009, 18:59
File

Alessander Guerra

Dono do Cuecas na Cozinha, gosta de cozinhar e receber os amigos. Em volta do fogão, acompanhados de uma boa bebida, compartilhamos a melhor das experiências.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura