A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Eliminatórias da Copa 2010 - Panorama atual

Recentemente nossa seleção carimbou o passaporte para a Copa 2010, com uma brilhante vitória contra a Argentina na casa deles. Após a rodada de 9/9, mais países garantiram a sua vaga, outros ficaram pelo caminho, muitos ainda com chances.

Por isso, trago aos leitores da PdH um panorama geral de como estão as eliminatórias da Copa após a rodada de 9/9. Quem vai, quem fica, quem está perto, quem está seriamente ameaçado...

Começo pelo continente sede da Copa e deixo para o fim a nossa querida América do Sul.

África

A África dessa vez terá 6 países participando da Copa. Obviamente, a África do Sul do nosso Joel “Sal de África prei véri gudi métchi” Santana já está garantida. Os vencedores dos 5 grupos restantes também se classificam. A situação é a seguinte:

Grupo A: Após um começo muito ruim, a tradicional seleção de Camarões venceu suas duas partidas contra o surpreendente Gabão e atingiu o topo da classificação, com 7 pontos. Gabão segue em segundo, com 6. Togo (que foi à Copa da Alemanha) tem 5 e Marrocos tem 4. Grupo ainda imprevisível, tudo pode acontecer nas duas últimas rodadas.

Grupo B: Com dois times fracos como Moçambique e Quênia, este grupo já tinha prevista uma disputa entre Tunísia e Nigéria. Ambos estão invictos, empataram os dois jogos entre si, mas a Tunísia (8 pontos) conseguiu uma vitória fora de casa contra o Quênia, enquanto a Nigéria (6 pontos) só empatou com Moçambique. Faltando duas rodadas, a Tunísia só depende de si, já a Nigéria torce por um tropeço tunisiano e precisa vencer seus dois últimos jogos.

Melhores momentos das últimas partidas

Grupo C: O Egito, que deu um certo calor no Brasil e venceu a Itália na última Copa das Confederações, está em apuros. Isto porque o grupo é liderado pela Argélia, com 10 pontos, enquanto os egípcios tem 7. A Argélia pode se classificar na próxima rodada, bastando vencer Ruanda em casa, e que o Egito não vença Zâmbia fora. Caso isto não ocorra, Egito e Argélia decidirão diretamente a vaga na última rodada, no Cairo.

Grupo D: Gana já garantiu sua vaga na Copa, com 4 vitórias em 4 jogos. Faltando duas rodadas, Mali, Benin e Sudão fazem meros amistosos agora.

Grupo E: A Costa do Marfim, do atacante Drogba, está virtualmente classificada. Com 12 pontos, contra 6 do adversário mais próximo, pode se classficar mesmo perdendo os dois últimos jogos, contra as fracas Malawi e Guiné, sendo que um empate já basta. Burkina Faso tem chances remotíssimas.

Ásia e Oceania

Foi a primeira zona a definir países classificados. Após uma longa eliminatória, dois grupos de 5 times foram formados, e os dois primeiros de cada grupo se classificam direto. Os terceiros colocados se pegam num playoff, sendo que o vencedor disputa com a Nova Zelândia, campeã da Oceania, uma vaga para o Mundial.

No grupo A, a Austrália prevaleceu, com o Japão em segundo. Barein ficou em terceiro para o playoff. Qatar e Uzbequistão dançaram.

No grupo B, a Coréia do Sul, que desde 1986 comparece regularmente aos mundiais, dominou a disputa. Na última rodada, a Coréia do Norte foi à Arábia Saudita e conseguiu um empate, ficando com a segunda vaga e voltando a uma Copa depois de 43 anos. Arábia Saudita ficou em terceiro, Irã e Emirados Árabes sobraram.

No playoff, Barein e Arábia Saudita empataram em 0 X 0 no Barein. No jogo da volta, o placar foi 1 X 1 até os 45 do segundo tempo, resultado que garantia o Barein. Os sauditas conseguiram um gol no 1º minuto dos acréscimos, o que parecia ter liquidado a fatura, porém, de forma inacreditável, os barenitas novamente empataram, dois minutos depois.

Acompanhe os minutos finais do jogo:

Barein 2 X 2 Arábia Saudita

Assim, pela regra dos gols fora, Barein e Nova Zelândia disputarão uma vaga para a Copa 2010. Um verdadeiro clássico às avessas.

Europa

Com 9 grupos, os 9 vencedores dos grupos garantem vaga direta. Os 8 melhores segundos colocados disputarão um playoff determinado por sorteio, e os vencedores avançam para a Copa.

Grupo 1: Portugal, de Cristiano Ronaldo, está em sérios apuros no grupo. A líder Dinamarca tem 18 pontos, seguida da Suécia com 15. Portugal e Hungria tem 13. Faltando duas rodadas, a Dinamarca joga duas vezes em casa, contra Suécia e Hungria e é a favorita para sair em 1º do grupo. Suécia tem chances de ficar em primeiro. Portugal e Hungria brigam pela vaga nos playoffs. Albânia e Malta fazem figuração.

Grupo 2:A Suíça lidera o grupo com 17 pontos, seguida por Grécia e Letônia com 14. A julgar pelos jogos da seleção suíça, contra Luxemburgo fora e Israel em casa, a vaga está quase no papo. A Grécia joga duas vezes em casa contra Letônia e Luxemburgo, sendo favorita para o segundo lugar. Letônia (14) e Israel (12) tem alguma chance. Moldávia e Luxemburgo sobram.

Grupo 3:A Eslováquia está muito próxima de disputar sua 1ª Copa do mundo. Líder com 19 pontos, 5 de vantagem sobre Eslovênia e Irlanda do Norte (esta última não alcança mais, pois só joga mais uma vez), uma vitória simples em dois jogos garante a vaga. A Eslovênia (14) ainda tem chances de ganhar o grupo, mas briga pelo 2º lugar contra Irlanda do Norte (14), República Tcheca (12) e Polônia (11). San Marino perdeu todos os 9 jogos, marcando 1 gol e levando 44.

Grupo 4: Os dois primeiros lugares serão de Alemanha e Rússia, restando saber quem ficará na frente. Os alemães lideram por 1 ponto (22 a 21). No dia 10/10, Rússia e Alemanha se enfrentam em Moscou, num jogo que promete ser eletrizante. Finlândia, País de Gales, Liechtenstein e Azerbaijão sobram.

Grupo 5: Com a vitória por 3 X 0 sobre a Estônia no dia 9/9, a Espanha está classificada para a Copa. Na briga pelo segundo lugar, a Bósnia aparece como favorita, com quatro pontos de vantagem sobre a Turquia, e mesmo que não vença seus jogos, tropeços dos turcos lhe garantem o segundo lugar. Bélgica, Estônia e Armênia fazem figuração.

Grupo 6: Vencendo todos os 8 jogos que disputou até agora, a Inglaterra carimbou seu passaporte ao vencer a vice-líder Croácia por 5 X 1 em Wembley. A situação da Croácia (17) não é das mais confortáveis, pois só tem mais um jogo a fazer, enquanto a Ucrânia (15) fará mais dois jogos, ambos brigando pelo segundo lugar. Bielorrúsia, Cazaquistão e Andorra sobraram.

Inglaterra 5 X 1 Croácia

Grupo 7: A Sérvia empatou com a França em Belgrado e manteve a vantagem de 4 pontos (19 a 15) sobre os franceses. Com dois jogos restando, os sérvios estão muito próximos da Copa. A França ainda tem chances remotas de ficar em 1º e se classficar direto, mas o mais provável é ir para a repescagem. A Áustria com 11 pode conseguir o segundo lugar. Lituânia e Romênia tem chances apenas matemáticas de ficar em segundo. Ilhas Faroe é mero figurante.

Grupo 8: Atual campeão do mundo, a Itália tem 4 pontos de vantagem sobre a Irlanda, e mesmo que perca o próximo jogo, contra os irlandeses em Dublin, continuará na frente e decidirá em casa contra Chipre – é a provável vencedora do grupo. Irlanda com 16, e Bulgária (11) lutam pelo segundo lugar. Chipre, Montenegro e Geórgia sobram.

Grupo 9: Por ter menos participantes, já realizou todos os jogos. Com brilhante campanha, vencendo todas as partidas, a Holanda foi a 1ª seleção européia a se classificar, ainda em junho. A Noruega ficou com o segundo lugar, porém, com campanha pífia, é bem provável que seja a seleção que não passará aos playoffs mesmo ficando em segundo. Escócia, Macedônia e Islândia sobraram.

América do Norte, Central e Caribe

"Fortes emoções" na antepenúltima rodada do hexagonal final, que definirá 3 países classificados diretamente, e um quarto para disputar um playoff contra o 5º da América do Sul.

Os Estados Unidos estão na liderança com 16 pontos, após vencerem a já eliminada Trinidad e Tobago fora de casa. O México, após um péssimo começo, recuperou-se, mas só venceu Honduras graças a um pênalti convertido pelo experiente Cuauhtemoc Blanco. Com isso, os mexicanos estão em segundo com 15 pontos. Americanos e mexicanos, na pior das hipóteses, disputarão a repescagem.

Honduras, mesmo com a derrota, segue em terceiro com 13 pontos, seguido de perto pela Costa Rica, com 12. Se assim terminar, os hondurenhos irão à África e os costarricenses disputarão a repescagem.

A Costa Rica visitou El Salvador nesta rodada: conseguia um pontinho até os 46 do segundo tempo, quando o time da casa inaugurou o placar. Com isso, os salvadorenhos foram para 8 pontos e ainda tem chances matemáticas de classificação.

Confira o gol salvadorenho logo após um gol anulado ("La pelota estava dentro!"):

El Salvador 1 X 0 Costa Rica

Faltando duas rodadas, tudo pode acontecer.

América do Sul

O Brasil garantiu a vaga contra a Argentina e reforçou sua liderança com a vitória sobre o Chile. Quem também se classificou para a Copa foi o Paraguai, ao vencer a cambaleante Argentina em Assunção. Em terceiro lugar, o Chile tem 4 pontos de vantagem para o quarto, o Equador, e cinco em relação ao time que iria para a repescagem, a Argentina.

O Chile depende de uma vitória apenas e parece bem encaminhado. Para a quarta e a quinta vaga, a disputa é ferrenha. Equador (23) e Argentina (22) estão momentaneamente com as vagas, porém são perseguidos de perto por Uruguai (21), Venezuela (21) e Colômbia (20).

Analisando os últimos jogos, a situação da Argentina não é tão dramática quanto parece, pois de todos os times que estão na disputa é a única que enfrentará um dos times já eliminados (o lanterna Peru) em casa. Equador e Uruguai se enfrentam em Quito na próxima rodada, Colômbia e Chile se enfrentam na Colômbia, e a Venezuela enfrenta os dois melhores times dessa eliminatória (Paraguai e Brasil). Já na última rodada, Chile e Equador se enfrentam em Santiago, a Colombia pega o Paraguai fora e Uruguai e Argentina fazem o clássico em Montevidéu.

Mesmo que não consiga a vaga direta, é difícil acreditar que Honduras, Costa Rica ou El Salvador terão forças para eliminar os argentinos.

Gol do Paraguai contra a Argentina:

Paraguai 1 X 0 Argentina

E fiquemos de olho, pois nos dias 10, 13 e 14 de outubro, teremos mais emoções, países classificados e eliminados, e a definição dos playoffs da Europa e das Américas.


publicado em 13 de Setembro de 2009, 04:52
7375567d0f2c379b7588ce618306ff6c?s=130

Mauricio Garcia

Flamenguista ortodoxo, toca bateria e ama cerveja e mulher (nessa ordem). Nas horas vagas, é médico e o nosso grande Dr. Health.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura