Lançada a primeira fábrica de motos elétricas do país

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

No início de 2011, o Estado do Rio receberá a primeira fábrica exclusiva de motos elétricas do país, um empreendimento do grupo chinês CR Zongshen E-Power, utilizando a marca Kasinski, já conhecida pelos brasileiros.

O lançamento foi feito anteontem, dia 10, no Palácio Laranjeiras, sede do Governo fluminense. A fábrica terá capacidade de produzir até 10 mil unidades por mês de sete linhas: duas de bicicletas elétricas – modelos feminino e masculino – e cinco de veículos mais potentes que se assemelham aos atuais de combustão.

Com a produção nacional, a empresa pretende oferecer os veículos elétricos a preços equivalentes aos veículos de combustão, para popularizar o consumo. O investimento inicial será de R$20 milhões e a fábrica deve ser construída na Região Serrana, nas cidades de Posse ou Sapucaia. A Kasinski também pretende exportar para os países vizinhos.

Se odeia motoqueiros, toma essa!

A fábrica foi atraída para o Rio por um decreto assinado pelo governador no final de julho, que reduz o ICMS no Estado para 4% para empresas que fabricam produtos elétricos. Estes decretos fazem parte de uma campanha para que o Rio seja o "Estado da Bicicleta", segundo Julio Bueno, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado.

O investimento faz sentido, pois o Rio tem a maior malha de ciclovias do país (140km). Segundo a empresa, a escolha pelo Rio se deve ao fácil escoamento dos produtos, eliminando a necessidade de importação da China, e principalmente ao fato de a filosofia da governo estar aliada à da empresa, focada na sustentabilidade.

A primeira fase de implantação será concluída no final deste ano e a plena operação da fábrica está prevista para o início do segundo semestre de 2011.

Fonte: JB Online e Governo do RJ.


publicado em 12 de Agosto de 2010, 07:45
89399bd29d6965db6b0f256284031a98?s=130

Pedro Bizareli

Finge pesquisar Fisiologia e Biofísica pra torrar a bolsa de iniciação científica em belos pratos de nhoque de espinafre à bolonhesa e em ávidas tentativas de marcar o segundo gol no PES. Responde no twitter por @bizareli.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: